5/22/2018

Guerra Civil II 3


Regular o terceiro número de "Guerra Civil II", que trouxe mais dois capítulos da minissérie escrita por Brian Michael Bendis e desenhada por David Marquez. A história começa revelando que Clint Barton foi absolvido da morte de Bruce Banner e com a Mulher-Hulk, agora com a pele cinza, acordando do coma e recebendo de Carol Danvers as notícias sobre o caso. A aventura mostra que o veredicto foi recebido com bons olhos pela maior parte da população, que viu o Gavião Arqueiro como um herói por ter acabado com a ameaça do Hulk.


O Homem de Ferro relata para Carol Danvers e alguns outros heróis as suas descobertas sobre os poderes de Ulysses. A pesquisa de Stark apontou que o cérebro do inumano absorve os dados e energias que circulam pelo mundo e os devolve na forma das visões. Ulysses cria um algoritmo de um futuro bastante possível e, portanto, suas visões são apenas hipóteses, não há como saber se elas estão mesmo destinadas a acontecer. Mesmo com estas novas informações, a Capitã Marvel decide seguir em frente com a sua operação de prevenção ao crime usando as visões de Ulysses.


Danvers prende a banqueira Alison Green acusando-a, sem qualquer prova concreta, de ser uma terrorista da Hidra trabalhando para destruir as instituições financeiras que sustentam os EUA. Alison é libertada da prisão por uma equipe reunida pelo Homem de Ferro, que vai até o Triskelion para confrontar a Capitã e seus aliados. A primeira história termina com Danvers revelando para Stark que os Guardiões da Galáxia decidiram ficar a seu lado na disputa.


A segunda história finalmente mostra os heróis partindo para as vias de fato, numa briga que estende-se por várias páginas e tem alguns bons momentos, como os duelos envolvendo Sam Wilson e Illyana Rasputin e entre Kitty Pryde e Visão, que acaba causando a destruição da nave dos Guardiões da Galáxia, que cai sobre o Triskelion e causa grandes estragos no quartel-general dos Supremos.


Os Inumanos chegam ao local também para apoiar Danvers, mas a contenda é interrompida por mais uma visão de Ulysses(que agora adotou um uniforme colorido), que - assim como as demais - é compartilhada por todos os presentes e mostra Miles Morales assassinando Steve Rogers. O jovem Homem-Aranha fica desolado com a revelação e a história termina com Carol Danvers dizendo ao garoto que ele está preso. A revista trouxe ainda mais duas histórias curtas estreladas por Nick Fury, que continua em sua cruzada para acabar com os traidores infiltrados na SHIELD.


As revelações sobre os poderes de Ulysses, ao meu ver, deveriam ter levado à um diálogo entre Stark e Danvers, que mostrou grande teimosia ao decidir continuar agindo mesmo sem ter certeza sobre as probabilidades das visões realmente se concretizarem. O recurso de usar as visões do inumano para dar reviravoltas na trama já cansou, mas suspeito que ele ainda aparecerá algumas vezes. E a briga entre os heróis até que foi divertida, embora a divisão entre eles tenha mostrado-se bem aleatória. Esta terceira parte terminou deixando a impressão de que os super-heróis da Marvel estão brigando por nada...

No comments: