7/20/2020

Marvel Comics - A Trajetória da Casa das Ideias no Brasil



Adquiri faz um tempo mas só agora terminei o livro "Marvel Comics - A Trajetória da Casa das Ideias no Brasil", de Alexandre Morgado, que foi lançado pela Editora Laços em 2017. Morgado é um grande colecionador de HQs da Marvel e contou toda a saga das revistas da editora norte-americana que foram lançadas aqui no Brasil. 


Tenho a primeira edição(não sei se vieram outras), e é uma pena que o texto apresente vários erros de revisão - que são irritantes e atrapalham a leitura - e algumas informações equivocadas. Isto posto, gostei da longa viagem realizada pelo autor, que começa ainda na fase em que a Marvel chamava-se "Timely" e avança por um grande número de editoras, como as famosas Ebal, Bloch e RGE e as desconhecidas Editora Trieste, Graúna e Gorrion. 

Grande parte da obra, é claro, explora os vários anos em que a Marvel foi publicada pela Abril, época que eu acompanhei de perto, já que conheci os personagens através dos clássicos gibis "Superaventuras Marvel", "Heróis da TV", "Homem-Aranha" e "Grandes Heróis Marvel". O livro passa ainda pelas editoras Globo e Mythos até a chegada da atual detentora dos direitos: a Panini Comics(que já está há 18 anos publicando os personagens, bem perto de igualar os 22 anos completados pela Abril). 


O autor fez breves resumos das origens dos personagens e de seus principais arcos, entrevistou vários profissionais que trabalharam nas revistas brasileiras e a obra terminou com uma vasta galeria de capas, que inicia com a precursora "Gibi Mensal" e termina com as adaptações literárias lançadas pela Editora Novo Século. Lembrando, ainda, que as coleções em capa dura da Salvat também mereceram um justo destaque. 


Pesando erros e acertos ainda recomendo o livro, especialmente para os fãs inveterados da Casa das Ideias, que já viram seus heróis com as cores erradas, em histórias cortadas ou reescritas, passando por péssimas fases e em revistas extremamente caras, mas mesmo assim nunca desistiram de acompanhá-los. Excelsior!

No comments: