7/10/2020

Coleção Histórica Marvel Hulk 4

E não seria o triunfo do amor sobre a sepultura a matéria da qual os milagres são feitos...?
(Frase do Jardineiro para o Hulk, falando sobre uma flor esmeralda que cresceu sobre a sepultura de Jarella)



Muito bom o volume 4 da "Coleção Histórica Marvel" do Hulk, que iniciou mostrando o Gigante de Jade virando o alvo de uma aposta realizada por ex-criminosos milionários e entediados, que fazem parte de um grupo de elite localizado em Nova York. Eles tentam matar o Hulk mas, um por um, são vencidos e terminam sendo presos por um policial que desvendou a conspiração contra o herói. 


A seguir, o Hulk vai até a Base Gama recuperar o corpo de sua amada Jarella e entra em combate direto contra Glenn Tabolt, que faz uso de uma armadura de supermandroide criada pela SHIELD. O Capitão Marvel entra na jogada e consegue mandar o Hulk para o mundo subatômico de K´ai usando o microcanhão da base, que logo depois é destruído pelo ciumento e vingativo Talbot. 


Chegando em K`ai, o Hulk descobre que o planeta está devastado e que o povo de Jarella está passando fome e sendo caçado por feras gigantes. O único lugar que mantém-se fértil é o Vale da Vida, onde o ancião do universo Jardineiro construiu uma nova versão de seu paraíso particular, que é proibido para todas as formas humanóides. 


O Hulk consegue tomar dele sua joia da alma(ou joia do infinito, como é conhecida atualmente) e usa-a para revigorar todo o mundo de Jarella, tirando assim da miséria os súditos de sua falecida amada, que finalmente é enterrada e pode descansar em paz. Após reconhecer que estava sendo egoísta o Jardineiro decide permanecer em K`ai e envia o Gigante Esmeralda de volta para a Terra. 


É neste momento que vem a única história dispensável desta edição, onde o Hulk enfrenta o vilão Jack Frost(Gregor Shapanka, também conhecido como Nevasca) numa trama que não leva a lugar nenhum. A aventura que fecha a revista é tão épica quanto a jornada para enterrar Jarella e teve o Surfista Prateado como convidado especial. 


Bruce Banner finalmente encontrou um lugar calmo ao lado da bela fazendeira Clare e de sua filhinha Mary Beth mas teve sua felicidade interrompida por Norrin Radd, que mais uma vez entrou em contato com os desmandos da humanidade e ficou desesperado para tentar romper a barreira que o prende na Terra. Ele teve a ideia de usar radiação gama para aproveitar sua raiva e aumentar sua força, o que levou-o até Banner e o Hulk. 


Após livrar Banner da maldição do monstro o Surfista consegue ultrapassar a barreira, mas é forçado a voltar para sua prisão para salvar o cientista da morte certa. A incontrolável interferência dos vizinhos de Clare(e da própria) fez com que Banner voltasse a ser o Hulk e que a experiência conduzida pelos dois atormentados heróis tomasse um rumo totalmente inesperado. 

Ambos tiveram um "gostinho" da liberdade que sempre buscaram, mas chegaram ao final da história de volta à estaca zero(se bem que nada realmente importante impediu o Surfista de utilizar seu poder cósmico para ajudar Banner - o grande prejudicado da vez - novamente). Estas belas e trágicas histórias foram escritas por Bill Mantlo e Doug Moench e desenhadas por Sal Buscema, Steve Ditko e Al Milgrom. 


No comments: