Contém spoilers!
Muito boa a terceira e última temporada de "Dark", que teve oito episódios e concluiu a intrincada saga espaço-temporal vivida pelos moradores da pequena e chuvosa cidade de Winden. Novamente não me atreverei à explicar os detalhes da trama, pois certamente alguém mais paciente e atento já deve ter feito e publicado isto. Este ano final começou com dois episódios bem arrastados que apresentaram um novo mundo alternativo, que está fadado a ter o mesmo destino sombrio dos demais.
A partir do terceiro capítulo a história engrena e complica de vez, com inúmeras viagens pelo tempo e por dimensões paralelas, com as várias versões dos personagens lutando por suas exixtências de forma desesperada. Há algumas cenas bastante fortes e merece destaque especial o episódio sete, onde as viagens temporais são constantes e extremas e conseguem amarrar muito bem a história. Descobrimos então que uma experiência caseira(motivada pelo amor) criou dois novos mundos e deixou todos os envolvidos presos em um nó temporal dificílimo de ser quebrado.
Após muita dor e sofrimento, a personagem Claudia Tiedemann(Lisa Kreuzer) consegue convencer Adam(a versão anciã de Jonas) de que sua guerra contra Eva(a versão anciã de Martha) nunca resolverá nada e que só há uma maneira de acabar com todo aquele pesadelo: impedir os acontecimentos que levaram à realização da experiência original. As versões jovens de Martha e Jonas têm sucesso em sua missão e "zeram" tudo, acabando com os universos "errados" e fazendo com que mais uma vez exista somente uma realidade e linha temporal.
Este final feliz gerou cenas tristes mas belíssimas, com as inúmeras versões de Martha, Jonas e outros personagens deixando de existir e finalmente encontrando a paz. É uma pena que um material tão rico tenha apenas três temporadas, mas entendo a decisão dos criadores de não arrastar uma história tão complexa mais do que o estritamente necessário. "Dark" mostrou excelência em seu elenco, trilha sonora e fotografia e certamente garantiu seu lugar entre as melhores séries de ficção científica de todos os tempos.
***
Para saber mais:
No comments:
Post a Comment