7/11/2020

Coleção Histórica Marvel Hulk 5


Bom o volume 5 da "Coleção Histórica Marvel" do Hulk, que mostrou o Gigante Esmeralda enfrentando o Poderoso Thor em Nova York e também uma grande lista de personagens "Lado B" do Universo Marvel. O primeiro deles é o "Homem 3D", que foi seguido pelos Mutanoides, os Alienígenas, Sabra e o Cavaleiro das Arábias. 

Fechando a revista, tivemos uma história curta que mostrou o Dr. Leonard Samson enfrentando e capturando o mutante Unus, o Intocável. Esta aventura foi escrita por Mary Jo Duffy e desenhada por Frank Miller(em seu primeiro trabalho para a Marvel). Nos páragrafos abaixo falo mais sobre os "convidados" do Hulk nas tramas produzidas por Bill Mantlo e Sal Buscema. 


Homem 3D(criado por Roy Thomas e Jim Craig): Bruce Banner vai parar no quintal da família Chandler e conhece Chuck, um piloto que após um acidente envolvendo uma nave dos skrulls foi reduzido a um par de imagens vermelhas e verdes impressas nos óculos de seu irmão Hal, que quando concentrava-se podia trazê-lo de volta à vida no mundo real. Chuck Chandler atuou como herói nos anos 1950 e deixou o esquecimento para proteger seus familiares da raiva do Hulk. 

Mutanoides(criados por Bill Mantlo e Keith Giffen): os caminhos do Hulk e dos Mutanoides cruzaram-se depois que o General Ross acidentalmente deu um tiro em Centauron, o que fez com que o Deus da Mata sequestrasse o militar e também outros amigos de Banner: Betty Ross, Rick Jones e Fred Sloan. O grupo havia abandonado seu refúgio longe dos humanos para capturar o meliante Viborus. 


Alertado sobre o destino de Jones e dos demais, o Hulk vai até o santuário localizado no alto das Rochosas do Colorado e vê-se envolvido em uma disputa pelo comando dos Mutanoides: o vil Leoninus queria tomar o lugar do honrado Deus da Mata e para isso envenenou o ferido Centauron e tentou incriminar os humanos por sua morte. 

Depois que a conspiração de Leoninus foi descoberta por todos o vilão e seu grupo foram derrotados com a providencial ajuda do Hulk e de Leonard Samson. No final da aventura Fred Sloan decidiu ficar com os Mutanoides para viver ao lado de Sirena, a Mulher-Pássaro. 


O genial Deus da Mata foi projetado geneticamente pelos cientistas David e Ellen Pace(que foram mortos por uma turba que não compreendia seus experimentos) e deu vida aos demais Mutanoides após replicar as experiências realizadas por seus criadores. Anos mais tarde o maligno Leoninus usou o mesmo processo para gerar os seus seguidores.


Os Alienígenas(criados por Mantlo e Buscema, fizeram aqui sua primeira aparição): esta história foi bem legal e mostrou um grupo que tentou duplicar o voo que rendeu ao Quarteto Fantástico os seus superpoderes. Eles a princípio são bem-sucedidos mas acabam sendo consumidos por seus poderes(pois foram expostos por mais tempo que o Quarteto aos raios cósmicos) durante a briga contra o Hulk(que, para variar, estava no lugar errado na hora errada). 


Os Alienígenas são o milionário Simon Utrecht(que vira o líder Vetor), o piloto Mike Steel(que transforma-se no gigante Encouraçado), o engenheiro Jimmy Darnell(que vira o invocado Raio-X) e sua esposa Ann(que transforma-se na graciosa Vapor). 

Sabra(criada por Mantlo e Buscema, teve seu nome e conceito desenvolvidos por Belinda Glass): a policial Ruth Ben-Sera(Ruth Bat-Seraph no original) é uma mutante que trabalha para o governo israelense e revela a sua existência para o mundo depois que o Hulk vai parar em Tel Aviv(após viajar como clandestino em um cargueiro) e deixa a sua já tradicional trilha de destruição no local. 


A história é boa, critica o conflito entre árabes e israelenses e tem um momento trágico: um menino que vive nas ruas e fez amizade com Bruce Banner acaba sendo morto por terroristas árabes.

Cavaleiro das Arábias(mais uma criação de Mantlo e Buscema): o Hulk vai até o Egito e ajuda o herói Cavaleiro das Arábias(que tem um tapete voador) a aprisionar os perigosos demônios Gog e Magog. Abdul Qamar ganhou seus poderes após encontrar uma cimitarra sagrada que pertenceu a um de seus ancestrais. 


Esta "turnê mundial" do Hulk está bem divertida de se acompanhar e merecem registro ainda dois fatos vistos nesta edição: a Base Gama é fechada pelo Congresso(pois falhou nos objetivos de aprisionar ou curar o Hulk), o que leva Glenn Talbot a roubar a nave "vagão de guerra" para acabar com Banner por conta própria; e Rick Jones vai até os Vingadores pedir ajuda para localizar seu velho amigo verde. 

No comments: