3/03/2017

Logan


Muito bom o filme "Logan"(2017, Dur.: 137 min., Dir.: James Mangold), que traz Hugh Jackman despedindo-se em grande estilo do papel que consagrou-o no cinema. O primeiro filme solo de Wolverine foi - sem meias palavras - um lixo, que arrastou para o abismo outros personagens como o falastrão Deadpool(que recentemente também já foi redimido por Ryan Reynolds). O segundo não chega a ser grande coisa mas começou a aproximar-se da essência do personagem, ao levá-lo até o Japão e apresentar vários aspectos clássicos vistos nos gibis(como o nunca usado traje amarelo).


Chegamos então nesta terceira produção, que já nas cenas de abertura mostra Logan retalhando seus adversários, bandidos que queriam roubar as calotas do carro que ele usa para sustentar-se. Apesar de envelhecido, este Wolverine é impiedoso e - mesmo sem querer lutar - não tem receio de usar as garras para continuar sobrevivendo. O filme passa-se em 2029, e Logan é um dos últimos mutantes sobreviventes, num mundo que abandonou o gene X e jamais olhou para trás. Ele vive escondido em uma fábrica abandonada, onde o rastreador Caliban(Stephen Merchant) o ajuda a cuidar de um adoentado Charles Xavier(Patrick Stewart), que precisa tomar medicamentos para controlar seus enormes poderes, que podem descontrolar-se e ameaçar as vidas de todos ao seu redor.


Neste cenário desolador, o carcaju é procurado por uma enfermeira que prestava serviços numa corporação que realizava sinistros experimentos em crianças, que recebiam os poderes de mutantes antigos e estavam sendo treinadas para virarem soldados. Uma destas crianças é Laura(Dafne Keen), que compartilha o DNA de Logan e também recebeu garras de adamantium em suas mãos e pés. A enfermeira e Laura estavam sendo perseguidas por Donald Pierce(Boyd Holbrook) e os Carniceiros, mercenários com implantes cibernéticos que trabalham para a maléfica corporação e o Dr. Rice(Richard E. Grant), responsável pela criação das crianças(etiquetadas como X-23, sendo que a identificação de Laura é X-23-23).


A partir daí, Logan e Xavier passam a ajudar Laura e o trio precisa lutar para escapar da cruel perseguição empreendida pelos Carniceiros. O filme tem ótimas cenas de ação, com destaque para a espetacular participação de X-23, verdadeira máquina de retalhar seus inimigos. Há também alguns bons momentos de humor(geralmente envolvendo a inadequação de Laura em relação à vida "normal") e - o melhor de tudo - a trama é limpa, sem entupir a tela com mutantes inúteis. Bem legal também o fato de Laura ser uma fã dos gibis dos X-Men, que aparecem fisicamente e até mesmo têm relevância para a história.


Todo o elenco tem uma boa atuação, com destaque para Jackman(é claro), Stewart(muito bem como o agora vulnerável Xavier) e Keen(que rouba a cena como a doce assassina mirim que é a X-23). O filme mantém um bom ritmo do início ao fim, quando surgem uma nova e letal ameaça à vida dos heróis e também novos aliados(que, para variar, são totalmente justificados pelo visto anteriormente na história). Toda a tragédia vivida por Laura e Logan emociona, e a reta final é de tirar o fôlego, e poderia muito bem encerrar de vez a longa e tortuosa jornada dos filmes mutantes produzidos pela Fox. A última frase deste post contém um grande spoiler, então vá lá por sua conta e risco. Nota: 9.


* Laura Kinney, a X-23, foi criada por Craig Kyle e Chris Yost e apareceu pela primeira vez na edição 3 da minissérie "NYX", de 2004.

* Os Carniceiros, grupo liderado por Donald Pierce e seus cyborgs(Cole, Esmaga-Ossos, Lindinho, Macon, Reese, Racha-Crânio e Lady Letal) foram criados por Chris Claremont e Marc Silvestri e fizeram sua estreia na edição 229 de "Uncanny X-Men"(de maio de 1988).



Wolverine está morto! Longa vida à Wolverine!

No comments: