3/26/2017

Fragmentado


Muito bom o filme "Fragmentado"("Split", 2016, Dur.: 117 min., Dir.: M. Night Shyamalan), que conta a história de Kevin Wendell Crumb(James McAvoy), um jovem que foi vítima de graves abusos na infância, sofre de transtorno dissociativo de identidade e tem a mente dividida em 23 personalidades, que alternam-se no comando de seu corpo.


Uma dessas identidades sequestra e aprisiona 3 jovens(interpretadas por Anya Taylor-Joy, Haley Lu Richardson e Jessica Sula), que servirão de alimento para a "Fera", uma nova e sinistra identidade que está prestes a surgir. Casey Cooke(Taylor-Joy) - uma das sequestradas - também sofreu abusos quando era criança e acaba criando laços com uma das personalidades de Kevin(o menino Hedwig).

Outra personagem importante é a Dra. Karen Fletcher(Betty Buckley), psiquiatra que acompanha o caso de Kevin e sabe que duas de suas personalidades são capazes de qualquer coisa para protegê-lo dos males do mundo. A história mantém um excelente clima de suspense desde o começo e o final traz vários momentos assustadores e não decepciona.


A mente de Kevin é fascinante e fico pensando em como seria ser uma das 23 pessoas que a habitam, tendo que esperar a vez para chegar à superfície e me conectar ao mundo exterior. Às vezes questiono-me sobre o que acontece comigo quando vou dormir ou perco a consciência. Será que nossas mentes(ou almas) também habitam uma "sala" e ficam em "stand-by" em ocasiões como o sono, um grande trauma ou, quem sabe, a morte?

O filme soube explorar muito bem, ainda, a temática do poder da mente sobre a matéria e também teve competência ao mostrar a dura realidade das crianças que são abusadas por seus parentes. Os flashbacks que mostram a infância de Casey são ótimos, assim como a última aparição da personagem, que mostra que suas provações ainda estão longe de acabar.


McAvoy faz um excelente trabalho trazendo à vida as várias personalidades de Kevin e Anya Taylor-Joy também está muito bem como a atormentada e perspicaz Casey. É, sem duvidas, um grande filme, que entra para a lista dos acertos do excelente diretor M. Night Shyamalan. Nota: 9.

Abaixo, seguem alguns spoilers!!!



Após os incidentes no porão do zoológico, Kevin escapa e ganha da imprensa o apelido de "A Horda". A vigésima quarta personalidade faz com que ele possa andar pelas paredes, tenha força e velocidade sobrehumanas e torne-se invulnerável. Uma das cenas finais conecta "Fragmentado" com "Corpo Fechado", uma das melhores produções já comandadas por Shyamalan(com direito à uma aparição de David Dunn, personagem de Bruce Willis no clássico lançado em 2000). Tomara que o diretor siga em frente e continue explorando este instigante universo que homenageia os nossos amados super-heróis.

No comments: