2/14/2017

O Imperativo Thanos


Muito boa a minissérie em 6 partes "O Imperativo Thanos", que foi publicada no volume 64 da coleção de graphic novels de capa preta lançada pela Salvat. A trama mostra os heróis cósmicos da Marvel enfrentando uma invasão do Cancerverso, que é liderada por uma versão corrompida do Capitão Marvel e traz entre as suas ameaças os Retaliadores(os "Vingadores do Mal") e gigantescas criaturas lovecraftianas.


O Mar-Vell do Cancerverso conseguiu escapar da morte graças a um pacto com os deuses antigos conhecidos como Chtônicos ou Angulosos. A Necropsia(um ritual para sacrificar o avatar da morte) realizada por Mar-Vell libertou os Angulosos naquela realidade, fazendo com que nenhum de seus habitantes pudesse morrer. Agora literalmente sem espaço, as criaturas do Cancerverso decidiram usar a Falha para invadir e depois corromper o Universo defendido pelos Guardiões da Galáxia e demais heróis.


Recentemente ressuscitado, Thanos torna-se uma peça-chave da trama, pois é o Arauto da Morte desta realidade e o único ser capaz de matar as criaturas do Cancerverso. Ele alia-se aos Guardiões, Quasar, Nova e demais heróis para tentar conter os planos de conquista de Mar-Vell. A épica aventura é recheada de grandes momentos e espetaculares duelos, como os de Galactus e demais "abstratos cómicos"(um termo bem legal) contra os monstros lovecraftianos(com destaque para o "motor Galactus") ou os já clássicos embates de Drax contra Thanos.


A história divide-se em duas grandes frentes: enquanto as tropas dos impérios galácticos tentam impedir que os monstros escapem do Portal em que a Falha foi transformada, os Guardiões e Thanos vão até o Cancerverso em busca de respostas e de uma solução para a impressionante ameaça representada pelo maligno Mar-Vell. O final não desaponta e tem grandes falas de Thanos, que literalmente levam a Morte às lágrimas.


Após Mar-Vell ser derrotado, Peter Quill e o Nova ficam para trás para conter Thanos no moribundo Cancerverso, num cenário que foi revisitado recentemente nas aventuras dos Guardiões da Galáxia relacionadas à saga "Pecado Original". "O Imperativo Thanos" foi roterizada por Dan Abnett e Andy Lanning, desenhada por Miguel Sepúlveda e Brad Walker e é realmente uma grande saga. De ruim mesmo, só alguns erros gramaticais que escaparam à revisão feita pela Salvat.

No comments: