2/23/2017

Guerras Secretas 9


A edição 9 de "Guerras Secretas" saiu lá fora em março de 2016 e concluiu a trama criada por Jonathan Hickman e desenhada por Esad Ribic. A história inicia com o Doutor Destino sendo confrontado por Pantera Negra e Namor. Após o atlante ser abatido por Von Doom, o Imperador do Mundo Bélico e o governante de Wakanda travam uma batalha épica pela terra, pelos céus e pelo firmamento.

Enquanto isso, Reed Richards conversa com Susan e Valéria e depois vai - junto com o Reed da Terra 1610 - encontrar-se com Owen Reece, o Homem Molecular. O jovem Reed trai sua contraparte usando uma bolha temporal, mas é detido por Reece, que literalmente o faz em pedaços.


Destino consegue derrotar o Pantera, que revela para o latveriano que toda a batalha não passou de uma distração. Depois de sentir toda a desaprovação de Susan e Val, Von Doom vai até o esconderijo do Homem Molecular para acabar com Reed, mas é impedido por seu antigo aliado, que optou por uma luta justa entre os dois velhos adversários.

Reed e Destino enfrentam-se e debatem sobre seu longo histórico de enfrentamentos e também sobre qual seria a melhor solução para o problema criado pelas incursões e pelos Beyonders. Os dois acabam chegando a uma espécie de consenso no calor da discussão e o Homem Molecular resolve então dar uma chance para Reed fazer algo melhor do que o Mundo Bélico de Destino.


A estrutura idealizada por Von Doom começa a ruir, e o Pantera Negra aproveita seus últimos momentos para usar a jóia da realidade para restaurar Wakanda, que agora tem seus olhos voltados para a exploração do espaço, o lugar para onde a humanidade deve ir no futuro.

Oito meses após todos estes acontecimentos, somos apresentados à Terra Primordial que agora abriga o Universo Marvel. Um dos moradores desta nova Terra é Miles Morales, que deixou a Terra 1610 e agora virou um parceiro e pupilo de Peter Parker.


Em um outro plano, Valéria explica para sua mãe que o Homem Molecular(e sua capacidade de ser um repositório humano de poder ilimitado), Franklin Richards(um moldador universal e sonhador) e Reed estão trabalhando juntos para recriar o Multiverso. Tudo isto, claro, com a essencial ajuda da Fundação Futuro e da própria Val.

Reed e sua família encontraram seu "final feliz", tornando-se cientistas e não mais super-heróis. A aventura termina mostrando o Doutor Destino em seu castelo na Latvéria, sorrindo por seu rosto não estar mais desfigurado. Von Doom ganhou esta dádiva de Reece por ter tentado(mesmo que de forma errada) preservar um grande número de vidas.


Gostei da saga, que teve apenas uma edição que pode ser considerada ruim, teve muita ação, lidou bem com todos os personagens envolvidos e teve um final satisfatório. A revista traz ainda uma história curta em que o roteirista Hickman brinca com sua própria criação e todo o milionário negócio gerenciado pela Marvel.

O ciclo infinito dos gibis de super-heróis seguirá em frente, com um novo Universo Marvel sendo apresentado aos leitores ainda dispostos a recomeçar. Eu estou entre eles, mesmo estando ciente de que estes recomeços estão cada vez mais frequentes e nem sempre são gerados por uma história tão legal e bem planejada como estas "Guerras Secretas".

No comments: