2/08/2017

Manto e Adaga


A história de origem da dupla Manto e Adaga foi publicada aqui no Brasil em "Heróis da TV" 79, revista publicada em janeiro de 1986. Nela, ficamos conhecendo o passado de Tandy Bowen e Tyrone Johnson, dois jovens fugitivos que encontram-se em Nova York e são aliciados por um bando de meliantes.


Tandy vivia cercada de luxo mas era ignorada pela mãe, desprezava o padrasto e era assediada por um homem mais velho, o motorista da família. Já Tyrone jogava basquete muito bem, mas era gago e acabou envolvido em um crime graças à má influência de um amigo.

Após conhecerem-se e ficarem amigos, os dois são levados pelos bandidos até uma ilha onde o farmacologista Simon Marshall usava jovens abandonados como cobaias de uma droga sintética cujo propósito era servir como um substituto mais barato para a heroína.


Após escaparem da ilha, Tandy e Tyrone são transformados pela droga e logo descobrem as suas novas habilidades: ela é capaz de atirar adagas feitas de luz e ele(entre outras coisas) pode usar as trevas que formam seu corpo para transportar pessoas e objetos. Unidos para sempre pela maldição de seus poderes, eles decidem atuar como justiceiros e ajudar outros jovens que encontrem-se abandonados e em perigo.


Esta aventura foi escrita por Bill Mantlo(que criou os heróis ao lado de Ed Hannigan), desenhada por Rick Leonardi e foi publicada no quarto e último número da primeira minissérie estrelada pelos personagens. Por muito tempo eles foram considerados mutantes, mas esta teoria foi descartada em histórias mais recentes.


A dupla já atuou ao lado dos X-Men e também já fizeram parte dos Vingadores Secretos e de uma das versões mais recentes dos Supremos. A primeira aparição de Manto e Adaga aconteceu na revista "Spectacular Spider-Man" 64, de 1982.

1 comment:

Cássius Rodrigues said...

Vou divulgar este post no Gibiblioteca. Li poucas histórias. Adaga não é cega?