6/15/2017

A Saga de Thanos 4


O número 4 de "A Saga de Thanos" é todo estrelado por Adam Warlock e a qualidade das histórias mais uma vez varia bastante. As aventuras que passam-se na Contraterra e abrem a revista são bem ruins, enquanto as tramas produzidas por Jim Starlin(que ocupam as páginas finais) são ótimas. Seguem abaixo os tradicionais resumos:


"Os Sábios e os Brutos"(Roteiro: Ron Goulart e Mike Friedrich - Desenhos: Gil Kane e Bob Brown) - Após uma nova hibernação, Warlock passa a ser perseguido pelo presidente dos EUA, numa trama que envolve os cientistas Victor Von Doom e Reed Richards(que, na Contraterra, transforma-se na criatura conhecida como Bruto). Warlock acaba com várias ameaças à população da Contraterra, e a resolução da última delas acaba tirando a vida de Von Doom.

"Confrontação!"(Roteiro: Mike Friedrich - Arte: Bob Brown) - Warlock descobre que o Homem-Fera está novamente na ativa e controlando as ações do presidente Rex Carpenter. O herói precisa lidar com as traições de Astrella(irmã de Rex) e com os demônios chamados de "Agressão" e "Desonestidade".


"Crise na Contraterra"(Argumentos: Gerry Conway e Tony Isabela - Desenhos: Herb Trimpe) - após ser aprisionado num foguete(assim como aconteceria anos mais tarde antes de "Planeta Hulk"), o Hulk acaba indo parar na Contraterra e envolve-se na disputa entre Warlock e o Homem-Fera. Após muitas brigas e reviravoltas o "Gladiador Dourado" consegue derrotar seu inimigo e, no final, decide deixar a Contraterra.


"Surge o Magus!"(Roteiro e Desenhos: Jim Starlin) - em nova fase, Warlock passa a enfrentar a Irmandade Universal(uma organização de fanáticos que pretendia purificar a Galáxia à força) e seus líderes: a Matriarca e Magus(seu alter ego maligno, vindo do futuro). Nesta aventura Warlock conhece seu parceiro desbocado Pip, o Troll, e descobre que a jóia espiritual é uma entidade consciente, sedenta por roubar as almas de outros seres.


"A Jóia Vampira"(Roteiro: Sam Jiltirn(um anagrama de Jim Starlin) - Desenhos: J. Starlin) - Warlock e Pip vão até o Planeta-Mestre da Irmandade, onde a letal Gamora une-se à dupla no combate contra as tropas de Magus. Warlock não consegue livrar-se da jóia(que há anos estava alimentando-se de sua alma), e a usa para livrar-se de Kray-Tor(que conduziu um julgamento falso de Adam orquestrado por Magus).

"Picadeiro da Loucura"(Argumentos e Arte: Jim Starlin) - Mais uma aventura escrita e desenhada com maestria por Starlin. Aqui, Warlock sofre uma tentativa de lavagem cerebral pela Matriarca e a Irmandade, mas consegue resistir e escapar da influência de seus inimigos. No final, ele, Pip e Gamora ficam frente a frente com Magus, que finalmente revela a sua verdadeira forma para seu alter ego.


Apesar dos ótimos conceitos(que expunham a natureza selvagem da humanidade), as histórias iniciais da série solo de Warlock são fracas, pois tinham péssimos coadjuvantes, vilões repetitivos(uma série de animais antropomorfizados) e nem mesmo o principal vilão(o Homem-Fera) se salva, já que contava com vários planos mirabolantes para derrotar o herói.

Já a fase com Starlin apresentou personagens interessantes(como Gamora), teve bons vilões(como Magus), foi muito bem desenhada e ainda tinha um bom plano de fundo(que explorava os questionamentos que fazemos sobre nós mesmos, visto que - muitas vezes - o principal oponente de Adam era ele mesmo, com todos os seus medos e inseguranças).

No comments: