6/12/2017

A Saga de Thanos 1


Neste post, começo a comentar a clássica maxi-série em 5 partes "A Saga de Thanos", lançada pela Editora Abril em 1992. Passados 25 anos, os cinco gibis continuam sendo amados pelos leitores fãs da Marvel e são extremamente cobiçados por colecionadores dos saudosos formatinhos.

Esta foi a primeira vez que toda a saga de Thanos(criado por Jim Starlin em 1973) foi reunida, num grande trabalho feito pela Editora Abril. O vilão havia feito sua estreia no Brasil na edição 11 de "Heróis da TV", mas vários elementos e personagens da trama foram ignorados porque a editora na época não tinha espaço e nem os direitos de vários dos personagens envolvidos.

Seguem abaixo pequenos resumos das oito histórias reunidas neste primeiro e interessante tomo:


"Cuidado com... os Irmãos Sangue!!" - Primeiras aparições de Drax e de Thanos. O Homem de Ferro enfrenta os Irmãos Sangue(dois brutamontes lacaios de Thanos) e ajuda Drax a libertar-se das garras do vilão. No processo, a fortaleza terrestre do titã é parcialmente destruída. A aventura(escrita por Jim Starlin e Mike Friedrich e desenhada por Starlin) apresenta as origens de Thanos e de Drax(criado por Kronos para destruir o titã maligno) e mostra o vilão voltando-se contra seu pai(Mentor) e seu irmão(Eros) para controlar Titã, uma das luas de Saturno.


"Sabor de Loucura"(Roteiro: Mike Friedrich - Arte: Jim Starlin) - o Capitão Marvel enfrenta o Superskrull e Skragg, dois comparsas de Thanos, que usam seus poderes metamórficos para tentar enlouquecê-lo.


"Traição!"(Roteiro: M. Friedrich e J. Starlin - Arte: J. Starlin) - o Capitão Marvel descobre sobre os planos de conquista de Thanos através da namorada de Rick Jones(Lou-Ann), que estava sendo controlada pelos inimigos. Logo depois ele enfrenta um manipulado Coisa e a história termina com Rick Jones sendo sequestrado por Thanos.


"Aprisionado em Titã!"(Argumento: M. Freidrich e J. Starlin - Desenhos: J. Starlin) - Em Titã, Thanos vasculha a mente de Jones para conseguir a localização do Cubo Cósmico. Já na Terra, o vilão é confrontado por Drax. O Capitão Marvel consegue escapar da Lua de Saturno graças à ajuda de Mentor e Eros(que formam a resistência contra Thanos).


"Quando os Titãs de Confrontam"(Roteiro: M. Friedrich e J. Starlin - Desenhos: J. Starlin) - Os Vingadores(Capitão América, Homem de Ferro, Pantera Negra, Visão e Feiticeira Escarlate) entram na trama, e são derrotados pelo Controlador(que usa discos de escravidão para controlar as pessoas e assim ampliar a sua força). Num duelo bem interessante, Thanos derrota Drax e enfim toma posse do Cubo Cósmico.


"Metamorfose" - a partir desta edição, Jim Starlin assumiu sozinho os roteiros e os desenhos das revistas do Capitão Marvel. Mar-Vell é abduzido pelo misterioso Eon e ganha um novo visual(vão-se os cabelos brancos, substituídos por madeixas loiras) e novos poderes(que incluem uma poderosa consciência cósmica). A história(que apresenta a origem de Mentor) é bem psicodélica, contou com ótimos desenhos e é um dos pontos altos do volume.

"A Hora do Confronto!" - O novo Capitão Marvel retorna à Terra, enfrenta o Controlador(numa batalha que estende-se por muitas páginas) e consegue libertar Lou-Ann e os demais escravos de sua influência nefasta.


"Fúria de Monstros"(Roteiro: Len Wein - Desenhos: J. Starlin) - manipulados pelos vilões Kurrgo e Líder, o Coisa e o Hulk empreendem mais um de seus clássicos confrontos(apesar deste não ter sido um dos mais inspirados). No final, o Coisa é largado no deserto, perto de uma base abandonada de Thanos(única coisa(hehe) que justifica a presença desta aventura na coleção).


* Nesta época, o guerreiro kree Mar-Vell dividia a sua existência(trocando de átomos) com o terráqueo Rick Jones. Quando Jones batia seus braceletes cósmicos ia para a Zona Negativa, enquanto o Capitão Marvel manifestava-se na nossa dimensão e podia assim enfrentar as mais variadas e letais ameaças. O segundo volume da coleção também é estrelado pelo herói(criado por Stan Lee e Gene Colan em 1967).


1 comment:

Cássius Rodrigues said...

Perfeição em quadrinhos!!! Best Saga Ever!