6/16/2017

A Saga de Thanos 5


"Enquanto houver vida em meu ser, A Morte terá sempre esperanças."

O número 5 de "A Saga de Thanos" trouxe apenas histórias escritas e desenhadas por Jim Starlin e encerrou a maxi-série publicada pela Editora Abril em grande estilo. Seguem abaixo breves resumos destas clássicas aventuras espaciais do Universo Marvel:

"O Confronto" - Magus confronta seus inimigos e, na melhor tradição dos supervilões, conta para eles toda a sua história, revelando como fundou a Irmandade Universal da Verdade e conquistou inúmeros mundos. Ele, além disso, acaba com a Matriarca(que pretendia traí-lo) e diz que Adam Warlock não tem como evitar seu destino. No final da aventura, ficamos sabendo que Gamora está atuando como uma agente de Thanos, que escapou da morte(apenas retornando à sua forma mortal após ter sido derrotado pelo Capitão Marvel) e pretende deter os sinistros planos de Magus.

"Meu Estranho Destino" - Thanos e os heróis enfrentam as numerosas tropas de Magus e conseguem escapar para Santuário, a arca espacial do Titã. O consorte da Morte diz para Warlock que ele deve cometer suicídio para impedir que Magus complete a sua transformação e alcance seus objetivos. A aventura conta com um ritmo alucinante e, ainda assim, consegue trazer uma quantidade incrível de informações sobre as vidas de Magus e de Warlock.


"A Estranha Morte de Adam Warlock" - Após usar uma máquina do tempo cedida por Thanos e enfrentar o ser conhecido como Intermediário, Adam Warlock consegue impedir a criação de Magus, após usar a jóia espiritual para purificar e depois acabar com o caminho de sua vida que levaria ao surgimento de seu alter ego maligno. A trama envolve viagens no tempo e, num momento bem insano, Warlock transporta a sua própria alma para dentro da jóia espiritual.

"A Ameaça Final" - Warlock une-se aos Vingadores, ao Capitão Marvel e à Serpente da Lua para impedir que Thanos use uma poderosa jóia sintética e cometa um genocídio estelar. Gamora(que muda de lado após descobrir os sinistros planos de seu mestre) e Pip são gravemente feridos por Thanos, têm as suas almas absorvidas por Adam e vão parar dentro da jóia espiritual.


Após uma intensa batalha espacial, Thanos é detido por um esforço conjunto de Warlock, Capitão Marvel, Thor e Homem de Ferro, que destrói a gema que energizava a arma genocida do Titã. Sem poder matar todo mundo(literalmente) e assim reconquistar a afeição da Senhora Morte, Thanos jura vingança contra os heróis terrestres.

"A Última Oferenda" - Na dramática e histórica conclusão da saga, Thanos derrota os Vingadores e fica pronto para usar as energias da jóia espiritual(que ele retira da testa de Warlock) para explodir o Sol. Um desesperado apelo telepático enviado pela Serpente da Lua coloca o Homem-Aranha e o Coisa na trama. Usando uma nave do Quarteto Fantástico, os dois heróis conseguem chegar até a arca espacial de Thanos.


Lá, o Homem-Aranha(que tem suas ações dirigidas e influenciadas pelas entidades cósmicas Lorde Caos e Mestre Ordem) consegue libertar os Vingadores, que entram em ferrenho combate contra Thanos(que trava uma espetacular briga contra Thor e o Coisa). Peter Parker também consegue libertar Adam Warlock temporariamente da jóia, e o Gladiador Dourado usa seu poder para aprisionar Thanos em uma forma rochosa.


A história termina com Warlock, Gamora e Pip vivendo em paz dentro da jóia espiritual e com Thanos transformado em rocha, condenado a lamentar eternamente a perda do amor da personificação da Morte. Já nestas histórias o vilão apresentava uma de suas principais características: deixar pistas que acabavam levando-o à derrota. Apesar dessa falha, Thanos consolidou-se como uma das maiores ameaças do Universo Marvel e sempre rendeu boas histórias(principalmente quando escrito e desenhado pelo mestre Jim Starlin).

No comments: