6/13/2017

A Saga de Thanos 2


A segunda edição de "A Saga de Thanos" é inferior ao primeiro, contando com algumas tramas malucas e desnecessárias. O principal problema foi o corte de páginas(prática comum da Abril), que claramente influenciou na qualidade das histórias do Demolidor e dos Vingadores. Apesar disso, o gibi teve alguns bons momentos, que eu citarei nos resumos das aventuras nele contidas:


"Caninos Cor de Sangue"(Roteiro: Mike Friedrich - Arte: Jim Starlin) - Na base abandonada de Thanos na Terra, o Coisa e o Homem de Ferro enfrentam e derrotam os Irmãos Sangue, que revelam-se como vampiros galácticos. Todo o combate é observado por Thanos, que destrói seus lacaios como punição por seu fracasso no embate contra os heróis. No final, o azarado Ben Grimm mais uma vez fica sozinho no deserto, sem ter como voltar para Nova York. Boa aventura!

"A Ameaça das Luas de Saturno"(Roteiro: Steve Gerber - Desenhos: Don Heck) - Em São Francisco, o Demolidor e a Viúva Negra(então morando juntos) enfrentam Kraven, o Caçador. Em meio ao confronto(e sem maiores explicações) Matt Murdock acaba encontrando a fortaleza secreta(e submarina) da Serpente da Lua, uma sacerdotisa de Titã que veio à Terra para combater Thanos. A origem da Serpente é contada nesta aventura.


"O Blefe do Cego"(Roteiro: S. Gerber - Arte: D. Heck) - Numa trama bem bizarra e sem sentido, os heróis enfrentam personagens como o Messias Negro, Aríete e Angar, o Gritador. O pior de tudo é a maior das ameaças: o ganancioso advogado Kerwin J. Broderick(chefe de Murdock), que funde sua mente com Terrex, um monstro de Titã trazido à Terra pela Serpente da Lua. No fim, Terrex é derrotado graças à um esforço conjunto do Demolidor, da Viúva Negra, da Serpente e do Capitão Marvel(que, de uma hora para outra, apareceu na história). Que confusão!!!


"O Início do Fim"(Argumentos e Desenhos: Jim Starlin) - o Capitão Marvel, a Serpente da Lua e Drax, o Destruidor, unem-se aos Vingadores no combate contra Thanos, que tem revelado todo o seu amor à Sra. Morte. Thanos teleporta Mar-Vell, Serpente da Lua, Drax e Homem de Ferro para Titã e revela para seus inimigos que também capturou o poderoso Kronos. Após uma intensa batalha contra seus inimigos(que inclui uma guerra mental com a Serpente), Thanos usa o Cubo Cósmico para impregnar sua essência em todas as coisas do Universo e tornar-se um Deus. Para mim, esta foi a melhor história deste volume.

"Thanos, o Deus Louco"(Roteiro e Arte: J. Starlin) - Os heróis tentam deter Thanos, que agora tem o poder de um Deus. Com ajuda do computador Isaac, o Capitão Marvel descobre a principal fraqueza de seu inimigo: o egocentrismo. Drax confronta Thanos, que revela para seu inimigo que ele é pai de Serpente da Lua e que foi responsável direto pela morte de sua esposa e por sua transformação no Destruidor. O Capitão Marvel consegue voltar à Terra e fazer com que Thanos retorne à sua forma física para enfrentá-lo "mano a mano".


"A Batalha de Babel"(Roteiro: Steve Englehart - Desenhos: John Buscema) - Na história mais mutilada deste volume, os Vingadores vão ao espaço para impedir que a frota dos acólitos de Thanos(revelada na aventura anterior) invada a Terra. Quem salva a pátria é o quarteto formado por Visão, Feiticeira Escarlate, Mantis e Espadachim, que descobrem e destróem uma nave oculta que permitia que os diversos alienígenas recrutados por Thanos se entendessem. Sem comunicação, as tropas de Thanos rapidamente mergulham no caos e são destruídas pelos Vingadores.


"Um Homem contra um Deus"(Argumentos e Desenhos: Jim Starlin) - Thanos derrota Mar-Vell e depois aprisiona os Vingadores(que retornaram do espaço) em uma outra dimensão. Com ajuda de Isaac, de Mantis(que usa seus poderes para poder falar com seus aliados) e do implacável Drax, o Capitão Marvel continua combatendo o Deus Louco e consegue derrotá-lo após destruir o Cubo Cósmico, que servia de fonte para seus imensos poderes. Com a aparente morte do vilão, tudo volta ao normal. Esta conclusão foi meio abrupta mas funciona, graças aos esforços de Mar-Vell, que foram muito bem ilustrados por Starlin.



* No recordatório que abre a revista, a origem de Thanos mais uma vez é apresentada, ressaltando que o Titã foi o responsável pela morte de quase todo o seu povo e também de sua mãe(Sui-San).


No comments: