5/02/2009

Wall-E

Muito boa a animação Wall-E(2008, 97 min., Dir.: Andrew Stanton), que mostra a divertida história de amor entre os robôs WALL-E e EVA, enquanto os últimos remanescentes da humanidade tentam retornar para a Terra, vários anos após o planeta se tornar inabitável por causa da poluição. O filme tem um visual magnífico e uma história bem envolvente. E, claro, os robôs WALL-E e EVA são carismáticos ao extremo.














Na história, vemos WALL-E, um robô compactador de lixo que passa seus dias na Terra realizando seu trabalho e colecionando coisas ao lado de sua barata de estimação. Tudo muda quando ele conhece EVA, uma robô sonda deixada no planeta para procurar indícios de vida.

WALL-E entrega para EVA uma planta, que ativa sua programação e faz com que ela seja levada para a "Axiom", a nave que abriga os sobreviventes humanos. A planta servirá como prova de que a Terra voltou a ter condições favoráveis de vida e que a "Axiom" pode levar seus passageiros para o planeta.

É interessante ver como todos os humanos na gigantesca nave ficaram gordos e dependentes da tecnologia. Será que caminhamos para o mesmo destino? O grande vilão da história acaba sendo "Auto", o piloto automático da "Axiom", que tenta impedir que a nave volte para o planeta, obedecendo uma ordem de 700 anos atrás.

É neste momento que WALL-E e EVA unem-se ao comandante da nave para tentarem ativar a programação que levará os seres humanos para a Terra.

Também gostei dos 2 curtas que aparecem como extras no DVD: "Presto" e "Burn-E"(que acompanha um outro robôzinho que trabalha na "Axiom" e precisa realizar um reparo justamente quando WALL-E e EVA chegam e mudam todo o cotidiano da nave).

* E, fechando este post, uma informação: "Axiom", ou Axioma, em Português, é uma "verdade evidente por si mesma". Interessante escolha de nome para a nave que aparece na história.

Nota do filme: 9.

No comments: