5/05/2009

Belasco

Na edição 160 de Uncanny X-Men foi publicada a história "A Encruzilhada do Tempo", que mostra o primeiro confronto dos X-Men com o vilão Belasco. Esta aventura também é importante por apresentar o surgimento da nova versão de Illyana Rasputin.













Illyana foi sequestrada por Belasco e levada para a dimensão dominada pelo demônio, que pretendia usá-la como um instrumento para os deuses negros(de quem Belasco era um discípulo) conquistarem o nosso plano de existência.

Os X-Men também foram adbuzidos por Belasco e tiveram que enfrentar os horrores da dimensão dominada por ele, onde não se aplicavam as leis do tempo e do espaço. Assim, vemos uma versão demoníaca de Noturno(que ataca Kitty Pryde, imagem abaixo) e os corpos de Colossus e Wolverine(assassinados por Belasco e seus capangas num futuro próximo).












Kitty tem seu esqueleto separado do corpo e fica presa dentro de um cristal. Os X-Men conseguem escapar do lugar com a ajuda de uma versão futura de Tempestade, que ficou tanto tempo no limbo místico que aprendeu a usar magia negra para defender-se de Belasco e dos outros demônios.

É a versão alternativa de Ororo que reconstitui o corpo de Kitty e contem Belasco para que os mutantes possam fugir através de um círculo de teleporte. Illyana é a última a voltar para a nossa realidade, e quando passa pelo portal não está mais com 6 anos, e sim com 13. A jovem irmã de Colossus ficou, então, 7 anos presa na dimensão de Belasco.













A história é meio confusa, e lendo agora parece que algumas partes foram cortadas, coisa comum nos tempos dos formatinhos da Abril. Mas não posso dizer com certeza se esse foi o caso desta vez. Talvez o problema esteja mesmo apenas no texto original, de Chris Claremont.

Apesar disso, gosto dessa edição, que tem bons desenhos de Brent Anderson(o desenhista da clássica graphic novel dos mutantes "O conflito de uma raça") e conceitos bem legais como a transformação de Illyana em Magia(mais tarde ela desenvolveu grandes poderes místicos e assumiu o comando do limbo) e os demônios Belasco e Sym.

Vale destacar um comentário de Colossus, após ver o que aconteceu com a sua irmã: "Sabe de uma coisa? Às vezes, eu gostaria de nunca ter ouvido falar em Charles Xavier ou nos X-Men!". Muito mais tarde, o herói revoltou-se contra Xavier após a morte de Illyana e passou um tempo atuando ao lado de Magneto, o maior inimigo dos X-Men.













* Uncanny X-Men 160 foi publicada no Brasil em Superaventuras Marvel 65, que saiu também com histórias do Demolidor(então em ótima fase, com a saga "A queda de Murdock) e da Tropa Alfa.

No comments: