5/09/2009

Você já acordou hoje?

"Você já acordou hoje?", era a pergunta pichada no muro. Tirada filosófica barata? Talvez... Mas pensei enquanto o ônibus seguia em frente, movendo-se através de solavancos, com os "Arctic Monkeys" tocando no mp3: Será que acordei hoje?

Imediatamente pensei sim, sim eu acordei hoje. Acordei entre a mistura de gritos e indiferença que muitas vezes mina meus esforços. E percebi que hoje, como sempre, segui em frente, sempre em busca de um próximo dia melhor.

Tiradas filosóficas baratas, pelo jeito, imperam neste post que nunca deveria ser feito. Que originou-se por causa de uma mera frase em azul, destacando-se num fundo branco. Era sexta-feira à tarde, e eu seguia rumo ao centro...

Acho que já ouvi esta frase em algum filme(Matrix? Clube da Luta?), mas procurei no Google, e não deu nada. E se o Google não acha uma coisa, esta coisa não existe. Vítima do consumismo, deixei para depois qualquer questionamento, enquanto dormia na quilométrica fila do caixa expresso...

1 comment:

Bruno L. S. said...

E aí, cara. rs

Sou de Pelotas mas tenho uma casa de praia no Cassino também, e uma vez indo almoçar na Confraria do Porto em Rio Grande vi essa mesma frase em azul e fiquei horas filosofando também. Certamente é a mesma pixação no mesmo muro que vimos. Só que eu só fui ver agora nesse verão de 2011.

De boa, achei muito foda e fiquei me acucanando pensando nessa frase até agora, dois meses depois quando finalmente fui procurar na Internet pra ver se ela já existia, adorei e fiquei me perguntando quem a teria inventado. Joguei no Google e foi a primeira coisa que deu: seu blog.

Hehehe, após ler se post tive certeza que era o mesmo muro que vimos (por ter falado que era em azul), ainda mais depois de ler que você era de Rio Grande.

Mas enfim, achei uma frase muito foda, e acredito que possa falar de como estamos todos insensíveis, como que em um estado robótico de transe em que nada nos é sentido em inteiro. O momento não é vivido. Não vivemos realmente, não estamos presentes de verdade; somos mais robôs do sistema, treinados pra comprar e comprar e acreditar na TV, e não conseguir ser feliz se não for através do que o sistema nos define como felicidade.

Estamos todos sempre nesse estado alterado de mente, "dormindo". Estamos "longe". Você certamente entrou no ônibus e o cobrador deu "bom dia" e você sorriu e respondeu automaticamente, programado, como tudo o que fazemos desde os primeiros dias de nossas vidas.

Eu não achava a cantora Pitty tão inteligente até ver a leveza do título da canção dela "Admirável Chip Novo". Pode expressar bem isso. Como o Admirável Mundo Novo e Aldous Huxley está bem aqui e agora, através da manipulação pelos meios eletrônicos de comunicação, que se interessam em nos deixar nesse estado "dormente" para que mais e mais facilmente sejamos manuseáveis.

Se você for ver um pouco de budismo e meditações, você poderá ver na cultura oriental como todos os seus métodos para "atingir a iluminação" consistem numa concentração maior no Agora, e como se nos concentrarmos nesse mundo, nessa Vida a nossa volta, poderemos fazer do tempo uma dimensão fraca perto de nossa mente, podemos controlá-lo. Podemos conhecer, enfim, o eterno Agora através da meditação e da sintonização com a Natureza. E isso seria a iluminação.

Na verdade nenhum de nós acordou hoje, e eu estou escrevendo isso dormindo; e provavelmente você esteja lendo dormindo.

Assumo que alguams vezes na minha vida, eu já tive a sensação de, por alguns segundos, acordar. E pensar "Tem um mundo à minha volta e eu não estou vivendo. Eu não estou entendendo isso, eu estou só aceitando." Eu vi algo de maravilhoso em tudo, por cerca de 4 segundos.

Mas é essa sensação de "despertar" que a meditação tenta encontrar e talvez seja um grande remédio pra vitória ante a tentativa do sistema de nos subordinar às suas vontades.

Um tanto filosófico e talvez vago de minha parte, não? Rsss...

Mas é isso aí o que eu acho.
Enfim, adorei a frase:
"Você já acordou hoje?"