11/11/2020

X-Men 2099 1

 

Boa a edição 1 de "X-Men 2099", revista lançada pela Abril Jovem - em Agosto de 1994 - que trouxe as duas primeiras aventuras estreladas pela versão futurista da equipe mutante. Com roteiro de John Francis Moore, desenhos de Ron Lim e arte-final de Adam Kubert, as tramas mostraram a gênese de uma nova formação dos X-Men, depois que quase todos os mutantes foram exterminados pelo "Grande Expurgo" nos primeiros anos do século XXI. 

Este novo time é liderado pelo vietnamita Xian Chi Xan(o Fantasma do Deserto, capaz de quebrar estruturas moleculares com seu toque) e conta com o rebelde Asa Sangrenta(Lemuel Krug, que possui asas e garras mutáveis), a telepata Sensora(Shakti Haddad, que pode detectar outros mutantes à distância), o velocista Furacão(Henri Huang), Dínamo(Tim Fitzgerald, capaz de manipular a energia ambiente), Metálico(Eddie Osako, que pode adotar as propriedades de qualquer metal que toca), Krystalin(Ruth Ogada, que tem a habilidade de criar as mais variadas formas cristalinas) e a jovem Serpentina(Kimberly "Tina" Potters, que tem poderes semelhantes aos de Reed Richards). 

Estas histórias iniciais mostraram a chegada de Timothy Sean Fitzgerald à equipe, que primeiro usava o Complexo Nuevo Sol(no Deserto de Nevada) como base e depois muda-se para a Represa Hoover. Xian é incriminado pela morte de Noah Synge - um chefão do crime de Las Vegas - e os X-Men precisam lutar contra o mutante traidor Sucata e os mercenários de elite Ratos do Deserto, todos eles agindo sob as ordens dos filhos de Synge(Lytton e Desdêmona), que assumem o comando do maligno e influente Sindicato de Nevada.

Xian é baleado(ele sofreu um atentado ainda em Nuevo Sol) e seu corpo forma uma camada protetora ao redor do ferimento, e o gibi termina com Sucata passando por Tina, Tim e Shakti e posicionando-se para acabar de vez com o ferido organizador da nova formação dos X-Men. Não gostei muito dos vilões aqui apresentados, mas os heróis demonstraram certo carisma e merecem destaque as participações de Asa Sangrenta(que mostra-se bem relutante em tornar-se um x-man), Furacão(um corredor genérico, mas que funciona bem), Shakti e da simpática Serpentina. 


* Charles Xavier e Magneto foram citados como parte das inspirações de Xian, mas nenhum dos demais X-Men do passado parece ter qualquer relação com esta nova encarnação dos heróis. Vale mencionar ainda que o codinome original da personagem Shakti é "Cerebra", o mesmo nome do mais recente dispositivo usado pelos X-Men do presente para localizar outros mutantes. 

No comments: