6/29/2010

Réquiem para um sonho

Muito bom o filme "Réquiem para um Sonho"("Requiem for a Dream", 2000, Dur.: 102 min.), dirigido por Darren Aronofski, que mais tarde faria "A Fonte da Vida", outra excelente e poética obra. O filme é uma adaptação do livro de mesmo nome escrito por Hubert Selby Jr. em 1978.















A história é perturbadora e mostra os sonhos dos personagens Harry(Jared Leto), Marion(Jennifer Connelly), Sara(Ellen Burstyn) e Tyrone(Marlon Wayans) serem - pouco a pouco - destruídos pelo vício em drogas. O filme é dividido em partes, sendo a primeira delas o "verão", que mostra as aspirações dos personagens surgirem e prosperarem.

Estas aspirações não passavam de ilusões, que começam à desaparecer no "outono", onde a tristeza e a frustração tomam conta da tela, enquanto Harry, Sara e os outros vão sucumbindo às substâncias que controlam seus corpos e mentes. Chega, então, o "inverno" e tudo desmorona, as vidas dos protagonistas viram um verdadeiro inferno, digno dos mais assustadores filmes de terror.

Fiquei esperando pela "primavera", a estação que marcaria o renascimento da esperança, mas ela não aparece. Histórias como esta não têm finais felizes e por isso são tão boas. Eu já devia saber... Nota do filme: 9,5.

No comments: