6/28/2010

Alias(8)

A bela história em 2 partes "A Origem Secreta de Jessica Jones"("Alias" 22 e 23) foi a última da personagem a ser publicada na revista Marvel Max(nas edições 21 e 22). O arco final - Púrpura - saiu numa edição especial, que comentarei em breve. Brian Michael Bendis brinca aqui com um dos momentos clássicos dos super-heróis: as histórias de origem(o Superman, por exemplo, já teve várias delas). Jessica vivia uma vida comum, sem maiores aspirações, e depois de descobrir que tinha poderes acaba virando uma heroína porque não tinha nada melhor para fazer(pelo menos essa é a impressão que ficou para mim). Não dá para ser mais comum, e mais legal, do que isso.















Logo no começo da história, descobrimos que Jessica estudou no mesmo colégio de Peter Parker, e nutria uma paixão secreta por ele. Quando finalmente decide se declarar, ela é impedida pela famosa mordida de uma aranha radioativa. Desapontada consigo mesma, ela sai correndo do colégio e quase é atropelada por um caminhão que depois teria participação decisiva na criação de outro herói: o Demolidor.















Mais tarde, vemos Jessica em seu quarto num momento bem íntimo que envolve uma foto de Johnny Storm, o já famoso Tocha Humana, e uma nada bem-vinda interrupção de seu irmão caçula. A seguir, acontece o acidente que mata a família de Jessica e lhe concede os poderes. Durante uma viagem para "Disney World"(cortesia de Tony Stark, chefe do pai de Jessica), as brigas de Jessica com o irmão acabam distraindo seu pai, que bate o carro em um caminhão do exército dos EUA que carregava um "material experimental perigoso".

Um dos cilindros contendo esse "material perigoso" cai bem no colo de Jessica, logo antes do carro em que ela estava perder o controle e sair da estrada. Depois de ficar seis meses em coma, Jessica acorda no hospital no exato momento em que o Surfista Prateado confronta Galactus, durante a primeira visita do gigante devorador de mundos à Terra. A agora órfã Jessica Campbell culpa-se pelo acidente, mas recebe uma "segunda chance" em sua vida quando é adotada pela família Jones, e retorna para o mesmo colégio onde estudava.















Após uma recepção nada calorosa de seus colegas e uma conversa bem diferente das que imaginava com Peter Parker, Jessica mais uma vez sai correndo do colégio e, em meio aos sentimentos de raiva e tristeza, descobre que pode voar. Pega de surpresa por esta nova habilidade, ela acaba caindo no rio Hudson, de onde é resgatada por Thor, o Deus do Trovão, que fica chocado com o agressivo linguajar da "jovem donzela de Midgard".















Jessica decide testar seus recém -descobertos poderes e descobre que, além de poder voar, também tem super-força. Durante seu primeiro voo "controlado" por Nova York, Jessica acaba impedindo um hilário assalto do vilão Escorpião à uma lavanderia. Após ser elogiada pelo público, Jessica decide naquele momento que virará uma super-heroína(e uma conversa anterior com seu pai adotivo também ajudou nesta decisão, é verdade).

Esta foi a origem secreta de Jessica Jones, uma bela homenagem à alguns dos grandes momentos do Universo Marvel.

1 comment:

Kacius said...

Surfista! Surfista!