7/17/2009

Nove Luas



A música do vídeo acima - "Um Pequeno Imprevisto" - é a 12ª e última do bom CD "Nove Luas", dos Paralamas do Sucesso, que foi lançado em 1996. Fruto de uma parceria entre Herbert Vianna e Thedy Correa(vocalista da banda Nenhum de Nós), esta música é uma de minhas favoritas deste álbum. O título do trabalho, aliás, saiu de um dos versos desta música: "No céu havia NOVE LUAS/ E nunca mais encontrei minha casa."













Comento abaixo, de leve, as outras onze canções de "Nove Luas":

"Lourinha Bombril" abre o CD e é uma das músicas dos Paralamas que eu não consigo gostar. A 2ª música - "Outra Beleza" - até que é legal, mas enjoei dela, principalmente por causa do refrão. A partir daí, a coisa só melhora, começando pela ótima "La Bella Luna", que ganhou um clipe muito bom.

Em seguida, chega "De Música Ligeira", música gravada pela banda argentina Soda Stereo que acabou ficando conhecida por aqui graças ao Capital Inicial. Esta versão dos Paralamas é boa, muito melhor que a feita pelo Capital...

Depois temos "Capitão de Indústria", de Marcos e Paulo Sérgio Valle, que tem uma letra sensacional, que fala sobre um homem que é sufocado pelo trabalho pesado em uma indústria e não tem tempo para viver. Destaque para o seguinte verso: "Eu não tenho tempo de ter/O tempo livre de ser/De nada ter que fazer".

Na sequência, "Caminho Pisado" é outra boa música que fala sobre a opressão que sofremos com a rotina do dia-a-dia. "Busca Vida" também é muito boa, e teve um clipe muito bem feito, que ganhou vários prêmios. A música que vem a seguir - "O Caroço da Cabeça" - tem uma letra interessante, escrita por Herbert Vianna ao lado de Nando Reis e Marcelo Fromer.

A calma "Sempre te Quis" tem uma letra bem bonita e posteriormente foi gravada pela cantora Daniela Mercury. Não gosto muito da música seguinte - "Seja Você" -, a 10ª do CD.

Ficou faltando citar, então, apenas "A Nossa Casa", que tem um clima melancólico(mas não chato) e encerra com os belos versos abaixo:

"Não é o fim do mundo é só o fim de tudo que fomos nós/ Sem flutuar e sem tocar o fundo/ Sempre sós".

***

Começou hoje o recesso escolar do meio do ano. Aula, agora, só no dia 3 de agosto.

1 comment:

Kacius said...

Lourinha bombril também não é deles, é versão de uma banda latina também, e emúsica ligeira do paralamas é mais fiel ao original, a do capital inicial é ridícula!