7/26/2009

Mulher-Maravilha

Gostei do filme de animação da Mulher-Maravilha(Dir.: Lauren Montgomery, 73 min.), que mostra a Princesa Diana das Amazonas enfrentando Ares, o Deus da Guerra(voz de Alfred Molina), que escapa de sua prisão na Ilha de Themyscira e deflagra uma guerra entre a humanidade e as Amazonas, guerra esta que aumentará seus poderes e permitirá que ele governe todos os Deuses do Olimpo.













A Mulher-Maravilha(voz de Keri Russell, do seriado Felicity) conta com a ajuda do piloto Steve Trevor(Nathan Fillion) em sua missão de deter Ares e de estreitar os laços entre o "Mundo dos Homens" e a nação comandada pela Rainha Hipólita(Virginia Madsen). O filme conta rapidamente a origem de Diana e tem boas cenas de ação. Assim como as demais animações recentes da DC, "Mulher-Maravilha" não é nem um pouco infantil, o que com certeza agrada aos fãs das HQs. Nota do filme: 8.

***

A Mulher-Maravilha foi criada pelo psicólogo William Moulton Marston e desenhada pela 1ª vez por H. G. Peter em 1941. A personagem ganhou um título próprio em 1942. Marston criou a Mulher-Maravilha para expressar suas teorias sobre o relacionamento homem e mulher. A personagem foi duramente criticada por Frederic Wertham no famoso livro "Seduction of the Innocent", por ser prejudicial para as crianças.













A Mulher-Maravilha é uma amazona e filha da rainha Hipólita, que vivia na Ilha Paraíso e veio para os EUA para ajudar o país na 2ª Guerra Mundial. Em seu período pré-Crise nas Infinitas Terras(que redefeniniu todos os personagens da DC em 1985), ela só podia ser derrotada se seus braceletes fossem acorrentados por um homem.

Entre as várias interpretações psicológicas dadas à personagem incluem-se o sadomasoquismo e o lesbianismo(ela saiu de uma ilha habitada apenas por mulheres). Depois que seu criador morreu, em 1947, todo o pano de fundo psicológico foi deixado de lado e a revista passou a focar apenas nas aventuras de Diana, que tinha entre seus apetrechos um avião invisível, seus braceletes e um laço dourado.

Mesmo tendo um seriado para a TV, estrelado por Linda Carter, na década de 70, a Mulher-Maravilha só voltou a ganhar destaque quando George Pérez a reformulou em 1986, escrevendo e desenhando a versão definitiva da personagem. A alma da princesa Diana foi colocada num corpo de barro por sua mãe Hipólita, em Themyscira. Quando cresceu, Diana tornou-se a campeã das Amazonas e a embaixadora de seu povo junto ao "Mundo dos Homens".

Ela é um dos membros mais importantes da Liga da Justiça(ao lado de Superman e Batman), possui força sobre-humana, pode voar, desvia balas usando seus braceletes e é uma exímia lutadora. Ela leva consigo seu Laço da Verdade(que impede qualquer pessoa presa por ele de dizer mentiras). (Fonte: revista "Super Powers" 23, da Abril, lançada em 1991).

No comments: