7/25/2009

Diário dos Mortos

George Romero é mesmo um mestre dos filmes de terror. Com o "Diário dos Mortos"("Diary of the Dead", 2007, 95 min.), o diretor conseguiu fazer mais um grande filme de zumbis, superior aos outros do mesmo gênero, assustador e que faz o público pensar. Numa das frases da narradora, ela diz que quando as pessoas vêem um acidente na estrada páram só para olhar, e não para ajudar as pessoas envolvidas. E é esse sentimento que impulsiona o jovem Jason a filmar todos os passos que seu grupo dá enquanto tenta sobreviver à uma epidemia de zumbis que está devastando a Terra.












Esta curiosidade que todos temos, aliada à tecnologia que nos rodeia(com câmeras portáteis e celulares que filmam), faz com que cada vez mais a internet seja inundada com vídeos e blogs que registram tudo o que acontece, tudo que as pessoas vivenciam. Romero soube mostrar, criticar e - principalmente - usar esta nova realidade para criar um filme vibrante e atual. A famosa "câmera na mão" já foi vista em produções recentes como "Cloverfield" e "[rec]", mas a fórmula mostra que não está esgotada, principalmente quando fica à disposição de pessoas competentes
como Romero.

Temos, então, um filme dentro do filme, que mostra os jovens universitários que estavam fazendo um filme de terror tendo que lutar por suas vidas, enquanto tentam voltar para suas casas num mundo que está desabando, um mundo em que os mortos caminham e tentam devorar as pessoas vivas. Os zumbis são os mesmos de sempre(andam devagar, só podem ser detidos quando seus cérebros são destruídos, etc...), mas o filme conseguiu ser diferente, mérito para todos os envolvidos com a produção. Nota do filme: 8,5.

No comments: