7/22/2009

Apertem os cintos...

Uma das comédias mais legais já feitas é "Apertem Os Cintos... O Piloto Sumiu"("Airplane!", 1980, Duração: 88 min., Dir.: David Zucker, Jerry Zucker e Jim Abrahams), uma paródia de filmes de desastres de avião, lançada há quase trinta anos e que até hoje ainda é bem engraçada. O filme ganhou uma sequência em 82, que comentarei em outro post.













Os protagonistas são Ted(Robert Hays), um piloto que ficou traumatizado após perder vários companheiros na guerra, e Elaine(Julie Hagerty), aeromoça que foi namorada de Ted e depois o abandonou, pois ele não conseguia esquecer dos erros do passado. Na tentativa de reconciliar-se com Elaine, Ted acaba embarcando em um de seus voos.

Para seu azar, toda a tripulação e grande parte dos passageiros ficam doentes após comerem um peixe estragado, e Ted tem que superar os seus traumas para, com a ajuda de Elaine, conseguir aterrisar o avião.

O filme tem dezenas de piadinhas visuais, referências à outros filmes(como "Tubarão"), um elenco competente(com nomes como Leslie Nielsen, Lloyd Bridges e Peter Graves) e até mesmo uma cena escondida após os créditos(pensei que só tinham começado a fazer isto recentemente).

Merece destaque também Otto, o hilário boneco inflável que serve de piloto automático para o avião e que ganhou até algumas cenas ousadas com Julie Hagerty. Nota do filme: 8.

1 comment:

Kacius said...

Acho que foi o pioneiro de filmes de paródia e de humor sem sentido. Muito bom esses dias passou no sbt e vi. Bem pesadinho até pro horário da tarde.