7/03/2009

Origem(1)

Reli a mini-série "Origem", lançada pela Panini em 2002, que contou a origem do personagem Wolverine, que até então era um mistério. Dividida em 6 partes(aqui no Brasil foram 3 edições), a história foi escrita por Paul Jenkins(Bill Jemas e Joe Quesada também fizeram o argumento) e desenhada por Andy Kubert(Richard Isanove fez a pintura digital).













A 1ª parte - intitulada "O Despertar da Fera" - trouxe os capítulos "A Colina" e "A Criança Interior", que apresentam os personagens principais e foram muito bem escritos, levando os leitores para uma direção e surpreendendo-os na dramática conclusão.

A história começa com a chegada da jovem(e ruiva, detalhe certamente notado por todos os fãs dos X-Men) órfã irlandesa Rose à propriedade dos Howlett, onde ela fará companhia ao pequeno e doente James, filho de John, o dono do lugar. Lá, ela também conhece o menino conhecido por todos como "Cão", filho do bruto jardineiro do lugar: o Sr. Logan.

As 3 crianças logo tornam-se amigas, mas as diferenças sociais acabam, aos poucos, afastando "Cão" de Rose e James. Rose logo percebe que a casa dos Howlett abriga vários problemas, como a reclusa Elizabeth(mãe de James), o ranzinza pai de John(sempre criticando os atos do filho, por achar que ele é muito bom para os empregados) e o ódio que Logan nutre contra seu patrão.

Aos poucos, as diferenças entre os Howlett e os Logan vão ficando insustentáveis, em grande parte por causa das ações do "Cão"(que tenta agarrar Rose à força e, depois, mata o cachorro de James).

John é forçado à tomar uma atitude, e expulsa Logan de sua propriedade. Tomado de raiva, o bêbado Logan decide vingar-se de John e, junto com seu filho, ataca a propriedade dos Howlett. Ao tentar defender sua família, John acaba sendo assassinado na frente de seu filho, que reage, deixando o rosto do "Cão" marcado e retalhando o corpo de Logan.

A página final(imagem abaixo), então, confirma a grande sacada de toda a mini-série: Wolverine não era o "Cão", filho de Thomas Logan, mas sim o frágil James Howlett, que viu seus poderes mutantes manifestarem-se no momento mais traumático de sua vida.













- O irmão de James morreu logo após a mansão da família Howlett ser construída, o que acabou traumatizando sua mãe. O texto não fala, mas fica claro que o garoto também era mutante, e com poderes semelhantes aos de Wolverine. Um dos quadrinhos mostra as costas de Elizabeth marcadas por garras...

Continua...

2 comments:

Kacius said...

Concordo e admito que me surpreendi quando li a 1a parte, depois não achei a parte 2, só a 3, mas acabei anos depois encontrando a versão encadernada a R$13,00 e comprei! Muito bpoom, pena que não revela as coisas claramente, eu via as cicatrizes nas costas da mae como algo que o próprio Logan ou mesmo James pudessem ter feito há muito tempo, mas agora pode ser isso que falaste também. Afinal Cão é o Dentes? pelo filme, acho que é mesmo? e o velho Howlett? qual é a dele? e o verdadeiro pai de james quem é?

Leandro Vargas said...

Até que enfim concordaste com alguma coisa(hehehe). Até pensei que o Cão podia ser o Dentes, mas acho que não é não. Pelo que aparece na edição 2, há grandes chances de que o Wolvie seja filho do jardineiro(até escrevi isso no texto, que posto depois). Ainda não vi o filme do Wolverine.