7/31/2009

3 x 1 !

Jogando muito bem ontem à noite no Maracaña, pela 15ª rodada do C. Brasileiro, o Flamengo ganhou de virada do Atlético/MG(que até o começo da rodada liderava a competição e agora está em 2º, atrás do Palmeiras) por 3 a 1. Éder Luís abriu o placar para o Atlético logo aos 2 minutos de jogo. Ainda no 1º tempo o Flamengo virou a partida, com gols de Leo Moura(aos 36) e Kléberson(aos 38). No 2º tempo Éverton definiu o resultado, aos 14 minutos. Após esta grande vitória o Flamengo está na 7ª colocação na tabela, com 23 pontos. Ao final do jogo, a torcida pediu a permanência de Andrade como técnico da equipe.

7/30/2009

Zombie Survival Guide

Muito bom o livro "The Zombie Survival Guide", de Max Brooks, lançado em 2003. A publicação revela tudo sobre o comportamento dos zumbis, conta como as pessoas comuns podem sobreviver aos ataques das criaturas, relata casos de aparições dos mortos-vivos ao longo da história e mostra também como exterminar os monstros da forma mais segura possível. O texto é bem divertido e interessante, altamente recomendado aos fãs de filmes de terror e de ficção científica. A versão brasileira - cuja sinopse segue abaixo - foi publicada pela Editora Rocco em 2006.














"Sinopse - O GUIA DE SOBREVIVÊNCIA AOS ZUMBIS - Proteção total contra mortos vivos

Para quem acha que os mortos-vivos só existem nos livros e filmes de terror, Max Brooks avisa: eles são reais e estão entre nós. Em O guia de sobrevivência a zumbis, o escritor – filho do comediante Mel Brooks e ex-integrante da equipe de redatores do programa Saturday Night Live – faz uma paródia dos guias de sobrevivência convencionais e expõe a paranóia coletiva que tomou conta do mundo, em especial dos Estados Unidos, na era Bush. Sem recorrer ao humor de forma direta, o autor adota um tom científico que lhe permite pregar uma grande peça nos leitores desavisados.

De início, Brooks explica que os zumbis não são fruto de magia negra ou de alguma outra força sobrenatural. A origem dessas criaturas estaria num vírus chamado Solanum, que agiria na corrente sangüínea, destruiria as células do lobo frontal do cérebro e provocaria uma mutação no organismo invadido, transformando o hospedeiro em um morto-vivo. O autor ainda descreve os sintomas da infecção, as formas de contágio e os possíveis tratamentos.

Os leitores aprenderão a reconhecer um zumbi por suas características físicas e seus padrões de comportamento, além de identificar os níveis de intensidade dos ataques feitos pelos mortos-vivos. O livro também aponta os meios de descobrir uma invasão antes que seja tarde demais, dá sugestões de armas e técnicas de combate e ensina a proteger sua casa desses visitantes indesejados. Para completar, há uma lista de locais públicos que podem ou não servir de refúgio em uma emergência.

No capítulo dedicado à fuga, O guia de sobrevivência a zumbis descreve os erros mais comuns de quem tenta escapar e mostra os cuidados a serem tomados para evitar a morte ou uma possível captura. São listados os meios de transporte adequados, as formas de planejar a jornada, o equipamento que deverá ser levado e as regras de comportamento para cada tipo de terreno.

Ao longo das páginas, Max Brooks utiliza desenhos, dados de pesquisa e relatos de supostos ataques, com o objetivo de alertar as pessoas sobre a existência dos zumbis. Ainda há espaço para uma espécie de diário, no qual os leitores poderão registrar acontecimentos suspeitos com data, hora e local dos fatos, bem como anotar as medidas que forem tomadas. Segundo o autor, falta pouco para a guerra entre zumbis e humanos começar. Quem não quiser morrer deverá estar bem preparado e disposto a lutar."

7/29/2009

Várias coisas

Mais uma notícia bizarra:


Vaga de zumbi atrai 200 pessoas em Londres


***

Mais algumas capas legais. As 2 primeiras são da revista "X-Men Forever" 4, novo projeto de Chris Claremont com os X-Men. A 2ª é uma capa alternativa, que homenageia o Mágico de Oz, e mostra Kitty como a Dorothy do clássico filme, lançado em 1939. A 3ª capa tem uma bela imagem da dupla Manto e Adaga.

























7/27/2009

A Queda de Murdock(Final)

A parte final da saga - "Armagedom!"(publicada em "Daredevil" 233) - começa com o Demolidor enfrentando o Bazuca na Cozinha do Inferno. O duelo é brutal, e o Demolidor acaba saindo vencedor(ele, inclusive, derruba o helicóptero que dava apoio à Bazuca).













O Demolidor tenta fazer com que Bazuca admita que foi o Rei quem o enviou, mas é impedido pela chegada dos Vingadores(Capitão América, Thor e Homem de Ferro) ao local. A equipe leva o Bazuca, obedecendo ordens do Governo Federal. O ataque deixa centenas de mortos, e o Rei se esforça para não ver seu nome ligado ao caso.

O Capitão América fala com o Demolidor, tentando descobrir a origem de Bazuca, um homem que carrega a bandeira norte-americana em seu rosto e foi capaz de cometer múltiplos assassinatos dentro de seu país.

Steve Rogers confronta o General comprado pelo Rei do Crime e, investigando os arquivos do exército, descobre que Bazuca faz parte do Projeto Renascimento, o mesmo que o transformou em um supersoldado décadas atrás.

Após descobrir que a lanchonete onde trabalhava foi destruída, Matt decide atacar um dos "negócios" do Rei para conseguir dinheiro para reconstruí-la. Lá, ele fica sabendo pelo rádio dos criminosos que o Bazuca escapou do controle do Governo e está indo para o Clarim Diário(Ben Urich publicou uma matéria sobre o ataque do assassino, que considera a imprensa em geral uma inimiga da nação).

O Capitão luta contra o Bazuca e acaba contendo-o. Os 2 são atacados pelo exército e Bazuca acaba sendo ferido. O Demolidor intervém e, para que a história não seja abafada, decide levar o assassino para a redação do Clarim Diário. O Capitão acaba ajudando Murdock, impedindo uma ação contrária dos homens do Rei e do General.

O envolvimento do Rei no ataque de Bazuca à Cozinha do Inferno é exposto pelo Clarim Diário, o que faz com que ele perca a imagem de empresário respeitado que tanto lutou para cultivar. Mesmo escapando da maioria das acusações, Wilson Fisk vê seu poder diminuir, o que faz com que ele odeie Matt Murdock ainda mais.

A excelente saga termina com Matt Murdock feliz ao lado de Karen Page. O herói foi destruído e reconstruído ainda mais forte. Este é o texto que encerra esta obra-prima da dupla Miller e Mazzuchelli: " Meu nome é Matt Murdock. Eu fiquei cego devido à radiação. Meus sentidos remanescentes funcionam em um nível sobre-humano. Eu moro na Cozinha do Inferno e faço o possível para manter o lugar limpo. Isso é tudo o que as pessoas precisam saber sobre mim."

* A história foi publicada pela 1ª vez no Brasil na edição 68 de Superaventuras Marvel.

7/26/2009

Mulher-Maravilha

Gostei do filme de animação da Mulher-Maravilha(Dir.: Lauren Montgomery, 73 min.), que mostra a Princesa Diana das Amazonas enfrentando Ares, o Deus da Guerra(voz de Alfred Molina), que escapa de sua prisão na Ilha de Themyscira e deflagra uma guerra entre a humanidade e as Amazonas, guerra esta que aumentará seus poderes e permitirá que ele governe todos os Deuses do Olimpo.













A Mulher-Maravilha(voz de Keri Russell, do seriado Felicity) conta com a ajuda do piloto Steve Trevor(Nathan Fillion) em sua missão de deter Ares e de estreitar os laços entre o "Mundo dos Homens" e a nação comandada pela Rainha Hipólita(Virginia Madsen). O filme conta rapidamente a origem de Diana e tem boas cenas de ação. Assim como as demais animações recentes da DC, "Mulher-Maravilha" não é nem um pouco infantil, o que com certeza agrada aos fãs das HQs. Nota do filme: 8.

***

A Mulher-Maravilha foi criada pelo psicólogo William Moulton Marston e desenhada pela 1ª vez por H. G. Peter em 1941. A personagem ganhou um título próprio em 1942. Marston criou a Mulher-Maravilha para expressar suas teorias sobre o relacionamento homem e mulher. A personagem foi duramente criticada por Frederic Wertham no famoso livro "Seduction of the Innocent", por ser prejudicial para as crianças.













A Mulher-Maravilha é uma amazona e filha da rainha Hipólita, que vivia na Ilha Paraíso e veio para os EUA para ajudar o país na 2ª Guerra Mundial. Em seu período pré-Crise nas Infinitas Terras(que redefeniniu todos os personagens da DC em 1985), ela só podia ser derrotada se seus braceletes fossem acorrentados por um homem.

Entre as várias interpretações psicológicas dadas à personagem incluem-se o sadomasoquismo e o lesbianismo(ela saiu de uma ilha habitada apenas por mulheres). Depois que seu criador morreu, em 1947, todo o pano de fundo psicológico foi deixado de lado e a revista passou a focar apenas nas aventuras de Diana, que tinha entre seus apetrechos um avião invisível, seus braceletes e um laço dourado.

Mesmo tendo um seriado para a TV, estrelado por Linda Carter, na década de 70, a Mulher-Maravilha só voltou a ganhar destaque quando George Pérez a reformulou em 1986, escrevendo e desenhando a versão definitiva da personagem. A alma da princesa Diana foi colocada num corpo de barro por sua mãe Hipólita, em Themyscira. Quando cresceu, Diana tornou-se a campeã das Amazonas e a embaixadora de seu povo junto ao "Mundo dos Homens".

Ela é um dos membros mais importantes da Liga da Justiça(ao lado de Superman e Batman), possui força sobre-humana, pode voar, desvia balas usando seus braceletes e é uma exímia lutadora. Ela leva consigo seu Laço da Verdade(que impede qualquer pessoa presa por ele de dizer mentiras). (Fonte: revista "Super Powers" 23, da Abril, lançada em 1991).

Várias coisas

Com Depp, Tim Burton explora "Alice no País das Maravilhas"











***

Na imagem abaixo, Kitty Pryde na capa alternativa de "Wolverine First Class" 18, comemorativa aos 70 anos da Marvel:













***

2 x 1

Com Andrade como técnico interino(Cuca foi finalmente demitido após o empate com o Barueri), o Flamengo conseguiu uma importante vitória por 2 x 1 contra o Santos - de virada - na Vila Belmiro. Róbson marcou para o Santos, e Adriano(num belo chute de fora da área) e Pará(contra) fizeram os gols do Flamengo(que tornou-se o 1º time a completar 1000 jogos pela Série A do C. Brasileiro). A equipe soma agora 20 pontos em 14 jogos disputados, e termina a rodada na 9ª posição da tabela.

7/25/2009

Diário dos Mortos

George Romero é mesmo um mestre dos filmes de terror. Com o "Diário dos Mortos"("Diary of the Dead", 2007, 95 min.), o diretor conseguiu fazer mais um grande filme de zumbis, superior aos outros do mesmo gênero, assustador e que faz o público pensar. Numa das frases da narradora, ela diz que quando as pessoas vêem um acidente na estrada páram só para olhar, e não para ajudar as pessoas envolvidas. E é esse sentimento que impulsiona o jovem Jason a filmar todos os passos que seu grupo dá enquanto tenta sobreviver à uma epidemia de zumbis que está devastando a Terra.












Esta curiosidade que todos temos, aliada à tecnologia que nos rodeia(com câmeras portáteis e celulares que filmam), faz com que cada vez mais a internet seja inundada com vídeos e blogs que registram tudo o que acontece, tudo que as pessoas vivenciam. Romero soube mostrar, criticar e - principalmente - usar esta nova realidade para criar um filme vibrante e atual. A famosa "câmera na mão" já foi vista em produções recentes como "Cloverfield" e "[rec]", mas a fórmula mostra que não está esgotada, principalmente quando fica à disposição de pessoas competentes
como Romero.

Temos, então, um filme dentro do filme, que mostra os jovens universitários que estavam fazendo um filme de terror tendo que lutar por suas vidas, enquanto tentam voltar para suas casas num mundo que está desabando, um mundo em que os mortos caminham e tentam devorar as pessoas vivas. Os zumbis são os mesmos de sempre(andam devagar, só podem ser detidos quando seus cérebros são destruídos, etc...), mas o filme conseguiu ser diferente, mérito para todos os envolvidos com a produção. Nota do filme: 8,5.

7/24/2009

... O Piloto Sumiu

O filme "Apertem os Cintos... O Piloto Sumiu 2"("Airplane 2: The Sequel", 1982, Duração: 85 min., Dir.: Ken Finkleman) é bom, mas inferior ao original. A história é exatamente a mesma, só que em vez de um avião, Ted(Robert Hays) e Elaine(Julie Hagerty) agora têm de aterrisar uma nave espacial fora de controle.













A produção apresenta mais das boas piadas que fizeram sucesso no 1º filme, homenageia clássicos como E.T.(o momento em que o pequeno alien aparece é muito engraçado), Guerra nas Estrelas e Jornada nas Estrelas, e tem no elenco nomes como Lloyd Bridges, Rip Torn e o sempre canastrão William Shatner(o eterno capitão Kirk).

A história acontece na nave "Mayflower 1", durante uma viagem da Terra à Lua. Ted foge do manicômio em que estava internado para tentar impedir o lançamento, pois sabe que a nave não é segura(e, por isso, foi tirado de cena pela companhia). Lá, ele reencontra Elaine - o amor de sua vida - e os dois acabam assumindo o comando, após a tripulação ser assassinada pelo computador da nave, que superaquece e fica fora de controle.

O computador tira a nave de rota e faz ela ir rumo ao Sol. Além deste "pequeno" problema, Ted e Elaine também têm que lidar com um homem que pretende se suicidar e levou uma bomba para dentro da nave. Merecem destaque as toscas imagens da nave, principalmente nos momentos em que ela aproxima-se do Sol e depois pousa na Lua. Nota do filme: 7.

7/23/2009

A Queda de Murdock(6)

Na história "Pátria Amada", publicada na revista "Daredevil" 232, conhecemos o supersoldado Bazuca(o codinome do agente Simpson), que é levado à Nova York pelo Rei do Crime. Bazuca tem a bandeira norte-americana tatuada em seu rosto e vive à base de pílulas(azuis, brancas e vermelhas). O assassino chama a sua arma de Betsy e, quando vai entrar em combate, sempre diz a seguinte frase: "Me dá uma vermelha!". (as pílulas vermelhas fazem ele perder totalmente o controle).













Ben Urich segue buscando encontrar Matt e continua a sua campanha contra o Rei. Ele fala com Foggy e contrata Glorianna para ser sua fotógrafa. Os 2 vão fazer uma entrevista com a enfermeira Lois, que decidiu entregar Wilson Fisk para ver sua pena ser diminuída.

Antes que possa falar, porém, Lois é assassinada pelos homens do Rei, e Urich acaba tendo que matar um dos assassinos para que ele e Glorianna escapem com vida do atentado.

O Rei usa um falso discurso patriota para convencer Bazuca de que o Demolidor é um inimigo dos Estados Unidos. O psicopata ataca a Cozinha do Inferno, levando terror aos seus moradores.

Matt e Karen estavam juntos, vivendo no bairro, e aos poucos retomando o controle de suas vidas. Matt começou a trabalhar em uma lanchonete, que é destruída pelo ataque de Bazuca. Karen acaba sendo ferida(não mortalmente), e entrega para Matt seu uniforme, que ele ainda não tinha vestido novamente.

A aventura(publicada por aqui em Superaventuras Marvel 67) termina com o Demolidor ressurgindo(imagem abaixo) para confrontar Bazuca e defender os moradores da Cozinha do Inferno.

7/22/2009

1 x 1

O Flamengo mais uma vez decepcionou e, mesmo jogando no Maracaña, apenas empatou em 1 a 1 com o Barueri nesta quarta-feira. Val Baiano(de penâlti) abriu o placar para o time paulista aos 7 do 2º e Émerson empatou para o Flamengo aos 24. É a 4ª partida sem vitória, e o time soma agora apenas 17 pontos em 13 jogos disputados.

Apertem os cintos...

Uma das comédias mais legais já feitas é "Apertem Os Cintos... O Piloto Sumiu"("Airplane!", 1980, Duração: 88 min., Dir.: David Zucker, Jerry Zucker e Jim Abrahams), uma paródia de filmes de desastres de avião, lançada há quase trinta anos e que até hoje ainda é bem engraçada. O filme ganhou uma sequência em 82, que comentarei em outro post.













Os protagonistas são Ted(Robert Hays), um piloto que ficou traumatizado após perder vários companheiros na guerra, e Elaine(Julie Hagerty), aeromoça que foi namorada de Ted e depois o abandonou, pois ele não conseguia esquecer dos erros do passado. Na tentativa de reconciliar-se com Elaine, Ted acaba embarcando em um de seus voos.

Para seu azar, toda a tripulação e grande parte dos passageiros ficam doentes após comerem um peixe estragado, e Ted tem que superar os seus traumas para, com a ajuda de Elaine, conseguir aterrisar o avião.

O filme tem dezenas de piadinhas visuais, referências à outros filmes(como "Tubarão"), um elenco competente(com nomes como Leslie Nielsen, Lloyd Bridges e Peter Graves) e até mesmo uma cena escondida após os créditos(pensei que só tinham começado a fazer isto recentemente).

Merece destaque também Otto, o hilário boneco inflável que serve de piloto automático para o avião e que ganhou até algumas cenas ousadas com Julie Hagerty. Nota do filme: 8.

7/20/2009

A Queda de Murdock(5)

Na história "Salvo", publicada em "Daredevil" 231, vemos Matt Murdock de volta à ativa, recuperando a forma após todos os eventos que quase tiraram a sua vida. Matt descobre que Ben Urich acabou escrevendo uma matéria atacando o Rei e decide segui-lo, pois sabe que isto torna o repórter um alvo para o criminoso.













Urich, sua esposa Dóris e o policial que está protegendo o jornalista são atacados pela louca enfermeira Lois. Matt nocauteia a assassina e consegue salvar seus amigos. Ele escuta um telefonema de Melvin Potter para Urich, o que o leva à loja de fantasias do ex-vilão.

Lá, ele diz à Potter que confeccione o uniforme do Demolidor para os capangas do Rei, e garante que ninguém irá se machucar. O plano do Rei consistia em vestir um psicopata com o uniforme do herói, e fazer com que ele matasse Foggy Nelson. Assim, o Demolidor seria acusado de um crime, e a morte de seu melhor amigo certamente faria com que Murdock voltasse a aparecer.

No apartamento de Nelson, Karen Page descobre que Paulo a seguiu e entra em pânico. Ela tenta fugir do local quando Paulo inicia um confronto com a polícia. Ao mesmo tempo, o maquiavélico plano do Rei começa a funcionar, e um lunático vestido de Demolidor tenta invadir o prédio onde Foggy mora.

Matt consegue derrotar o assassino que usava seu uniforme e, após um grande tiroteio envolvendo Paulo, a polícia e os capangas do Rei, finalmente reencontra Karen(que pensou em suicídio 2 vezes durante a aventura), numa imagem emocionante, uma das mais marcantes que eu já vi numa HQ.













História repleta de ação do início ao fim, que marcou a volta de Matt Murdock ao mundo dos vivos e o começo de seu revide contra o Rei do Crime. Esta aventura foi publicada no Brasil pela 1ª vez em Superaventuras Marvel 66.

Tendo a Lua

"Chegada do homem à Lua comemora 40 anos com nova missão

"Um pequeno passo para o homem, um grande salto para a humanidade" — e para a ciência. Em 20 de julho de 1969, o astronauta norte-americano Neil Armstrong se tornou o primeiro homem a pisar na Lua, dizendo a célebre frase. O momento marcou a história não apenas da conquista espacial, mas do avanço científico e tecnológico, como um todo, e da sociedade que começava a se globalizar. Para comemorar os 40 anos de conquista lunar, a Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) planeja uma nova fase em suas missões espaciais, chamada de Vision for Space Exploration (em português, Visão para a Exploração Espacial), que pretende retornar à Lua.

A chegada do homem ao solo lunar foi uma conquista obtida na corrida entre Estados Unidos e Rússia (na época ainda União Soviética), as duas potências econômicas que disputavam, em meio à Guerra Fria, a superioridade científica e tecnológica (e também cultural). Os soviéticos saíram na frente com o lançamento do satélite espacial Sputnik, em 1957, e no mesmo ano, foram os primeiros a enviar seres vivos — a cadela Kudriavka e, logo depois, o astronauta Yuri Gagarin — ao espaço, em 1961. Sete anos depois, os norte-americanos comemoraram o pioneirismo ao circunavegar a Lua e, no ano seguinte, a missão Apollo 11, tripulada por Michael Collins, Neil Armstrong e Edwin Aldrin, fincou a bandeira dos EUA na superfície da Lua aos olhos de telespectadores do mundo todo.

"Aquele não foi o primeiro voo tripulado, mas o primeiro em que o homem viajou tão longe, desceu em outro solo e retornou à Terra. Há um domínio tecnológico importante nisso", afirma Enos Picazzio, professor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (USP).













AVANÇOS CIENTÍFICOS

"Um número muito elevado de áreas da ciência foi beneficiado pela viagem à Lua. Desde a medicina até objetos do dia-a-dia como as frigideiras de teflon", aponta Antonio Fernando Bertachini de Almeida Prado, presidente do Conselho do Curso de Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia Espacial, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Uma das grandes marcas do desenvolvimento científico e tecnológico foram os satélites espaciais, que hoje possuem um enorme leque de utilidades: do monitoramento de tropas, desmatamento e mudanças climáticas até atividades corriqueiras, como atender ao telefone, assistir televisão ou acessar a internet. Na medicina, o sistema de telemetria (envio de sinais a distância), criado para monitorar a saúde dos astronautas, rendeu aplicações em marca-passos e ambulâncias. Soma-se a esses produtos, a comida desidratada e o velcro que, embora não tenham sido criados pelos programas espaciais, se popularizaram com eles.

ESPAÇO A EXPLORAR

"Muita coisa foi aprendida com a viagem do homem à Lua, mas ainda existem dúvidas sobre a origem do nosso satélite, seu campo gravitacional preciso, etc", diz Bertachini. Ainda há muito a ser descoberto, afirma, e novas viagens serão bem vindas do ponto de vista científico.

Hoje, o que chama a atenção dos cientistas são as informações sobre a Lua que podem esclarecer sobre a origem de nosso planeta. "Como a Lua provavelmente foi formada a partir de fragmentos arrancados da Terra, o estudo de sua composição pode trazer importantes informações sobre a constituição interna de nosso planeta", aponta João Braga, vice-diretor geral, coordenador de centros regionais e pesquisador titular do Inpe.

"Além disso, a Lua poderá servir ainda como base, tanto para lançamento de artefatos orbitais (a gravidade é menor, o que facilita e barateia o lançamento) como para instrumentos científicos (telescópios e radiotelescópios de grande porte)", aponta Enos Picazzio.

BARREIRAS

Depois da conquista lunar feita pela Apollo 11 houve mais seis missões à Lua, todas enviadas pelos EUA, somando 12 homens em sua superfície, de 1969 a 1972. Os 37 anos sem novos pousos lunares são explicados, sobretudo, pelo alto custo das missões (o projeto Apollo consumiu mais de US$ 20 bilhões). "Além disso", esclarece João Braga, "existe uma premência muito grande de se estudar o nosso próprio planeta, principalmente face aos desafios das mudanças climáticas. Isso faz com que as agências espaciais dos países desenvolvidos priorizem missões de observação da Terra". Deve-se considerar, ainda, dificuldades ligadas à viagem e à permanência de seres humanos na Lua, por mais tempo e com mais segurança.

NOVAS MISSÕES

O primeiro passo para a retomada das viagens à Lua será o lançamento do Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO), uma sonda não tripulada, construída pela Nasa, que tem a missão de encontrar plataformas de aterrissagem seguras e colher dados para permitir o retorno humano à Lua. A sonda, que passará ao menos um ano em torno desse satélite terrestre, colherá informações para a formação de um atlas detalhado das características e recursos lunares. A ideia é constituir uma base de permanência prolongada na Lua que servirá como projeto-piloto para o envio de astronautas à Marte. O programa, batizado de Constellation, utilizará um novo tipo de foguete, o Ares, que deverá substituir os ônibus espaciais como veículo de transporte para a Estação Espacial Internacional em 2014. O lançamento da LRO, inicialmente programado para o final de 2008, deve ocorrer neste ano.

Texto escrito por Chris Bueno"

Fonte: Este texto foi retirado do seguinte endereço:

http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?pid=S0009-67252009000300008&script=sci_arttext&tlng=pt

***

Não concordo com as teorias conspiratórias que afirmam que o homem não foi à Lua. Num dos episódios dos "Mythbusters", eles descartaram várias delas, e talvez as mais importantes. Acredito que, "em breve", estaremos fugindo para Marte ou algum outro planeta, depois de acabar de vez com os recursos da Terra.

***

"Tendo a Lua aquela gravidade
Aonde o homem flutua
Merecia a visita não de militares
Mas de bailarinos e de você e eu"


(Herbert Vianna/ Tetê Tillet)

7/19/2009

2 x 2

Pela 12ª rodada do C. Brasileiro, o Flamengo ficou no empate em 2 x 2 no clássico contra o Botafogo. Alessandro e Renato marcaram para o Botafogo, e Adriano e Émerson(aos 43 do 2º tempo) fizeram os gols do Flamengo. Com este resultado, o rubro-negro está na 10ª colocação na tabela, com 16 pontos.

***

No Gre-Nal que marcou o centenário do clássico gaúcho, no Olímpico, vitória do Grêmio por 2 a 1, numa grande partida. Nilmar abriu o placar para o Inter, e ainda no 1º tempo Souza empatou para o Grêmio, de falta. Máxi López, de cabeça, fez o gol da vitória tricolor no 2º tempo.

Aberração

Mais um poema de Augusto dos Anjos:

"Aberração

Na velhice automática e na infância,
(Hoje, ontem, amanhã e em qualquer era)
Minha hibridez é a súmula sincera
Das defectividades da Substância.

Criando na alma a estesia abstrusa da ânsia,
Como Belerofonte com a Quimera
Mato o ideal; cresto o sonho; achato a esfera
E acho odor de cadáver na fragrância!

Chamo-me Aberração. Minha alma é um misto
De anomalias lúgubres. Existo
Como o cancro, a exigir que os sãos enfermem...

Teço a infâmia; urdo o crime; engendro o lodo
E nas mudanças do Universo todo
Deixo inscrita a memória do meu gérmen!"

7/18/2009

Harry Potter 6

Harry Potter e o Enigma do Príncipe - A alquimia continua

No link acima uma crítica de Harry Potter e o Enigma do Princípe e, a seguir, quatro pôsteres do filme:





































Buffy - Ano 5(14)

Episódio 14: Paixão

Dawn visita Spike em seu ninho, irritando Buffy. Ela diz à irmã caçadora que o vampiro está apaixonado por ela. Buffy investiga um massacre em um trem que chegou em Sunnydale, sem saber que a responsável é Drusilla(Juliet Landau), sua conhecida inimiga.

Spike diz saber quem foram os responsáveis pelo massacre e passa a noite ao lado de Buffy. A caçadora fica irritada ao saber que perdeu seu tempo vigiando um ninho de vampiros que não tinha nada a ver com o caso. Spike, então, declara-se para a caçadora, que não vê sentido nas palavras do vampiro.

Ao chegar em "casa", Spike encontra Drusilla, e os dois - relembrando os velhos tempos - fazem um "lanche" no Bronze.

Buffy procura Spike para deixar claro que não quer nada com ele(um conselho de Willow e Joyce) e, após ver a coleção que Spike tem de fotos e outras coisas dela, é nocauteada por Drusilla e uma arma de choques. Logo a seguir, Spike também derruba a vampira.

Com as duas amarradas, Spike reafirma seu amor à Buffy e diz que, se ela lhe der uma chance(mesmo pequena), seria capaz até de matar Drusilla. Buffy diz não para Spike, que enfrenta Harmony, furiosa com o jeito que é tratada por ele.

Drusilla se liberta e tenta matar Buffy, mas Spike a salva. Harmony e Drusilla rompem definitivamente com o vampiro. Spike ainda tenta mais uma vez convencer Buffy de que seu amor é verdadeiro, mas ela não dá o braço a torcer e diz para ele deixar a cidade. Para tristeza do vampiro, seu acesso à casa de Buffy não existe mais.

* Episódio feito especialmente para os fãs mais ardorosos da série, que explorou bem a relação de Buffy com Spike.

7/17/2009

Nove Luas



A música do vídeo acima - "Um Pequeno Imprevisto" - é a 12ª e última do bom CD "Nove Luas", dos Paralamas do Sucesso, que foi lançado em 1996. Fruto de uma parceria entre Herbert Vianna e Thedy Correa(vocalista da banda Nenhum de Nós), esta música é uma de minhas favoritas deste álbum. O título do trabalho, aliás, saiu de um dos versos desta música: "No céu havia NOVE LUAS/ E nunca mais encontrei minha casa."













Comento abaixo, de leve, as outras onze canções de "Nove Luas":

"Lourinha Bombril" abre o CD e é uma das músicas dos Paralamas que eu não consigo gostar. A 2ª música - "Outra Beleza" - até que é legal, mas enjoei dela, principalmente por causa do refrão. A partir daí, a coisa só melhora, começando pela ótima "La Bella Luna", que ganhou um clipe muito bom.

Em seguida, chega "De Música Ligeira", música gravada pela banda argentina Soda Stereo que acabou ficando conhecida por aqui graças ao Capital Inicial. Esta versão dos Paralamas é boa, muito melhor que a feita pelo Capital...

Depois temos "Capitão de Indústria", de Marcos e Paulo Sérgio Valle, que tem uma letra sensacional, que fala sobre um homem que é sufocado pelo trabalho pesado em uma indústria e não tem tempo para viver. Destaque para o seguinte verso: "Eu não tenho tempo de ter/O tempo livre de ser/De nada ter que fazer".

Na sequência, "Caminho Pisado" é outra boa música que fala sobre a opressão que sofremos com a rotina do dia-a-dia. "Busca Vida" também é muito boa, e teve um clipe muito bem feito, que ganhou vários prêmios. A música que vem a seguir - "O Caroço da Cabeça" - tem uma letra interessante, escrita por Herbert Vianna ao lado de Nando Reis e Marcelo Fromer.

A calma "Sempre te Quis" tem uma letra bem bonita e posteriormente foi gravada pela cantora Daniela Mercury. Não gosto muito da música seguinte - "Seja Você" -, a 10ª do CD.

Ficou faltando citar, então, apenas "A Nossa Casa", que tem um clima melancólico(mas não chato) e encerra com os belos versos abaixo:

"Não é o fim do mundo é só o fim de tudo que fomos nós/ Sem flutuar e sem tocar o fundo/ Sempre sós".

***

Começou hoje o recesso escolar do meio do ano. Aula, agora, só no dia 3 de agosto.

Poema

Mais um poema de minha autoria, este é das antigas:

"Disco voador

Disco voador
Diz que é voador
Assim como o coração de quem acredita
Voa longe, rápido, brilha
E quase ninguém pode ver."

7/16/2009

A Queda de Murdock(4)

A 4ª parte da saga foi publicada na revista "Daredevil" 230. Intitulada "Ressurreição", a história mostra Matt Murdock lutando pela vida na cama de um convento. Cansado e doente(com pneumonia), o herói é ajudado pela irmã Maggie e, aos poucos, consegue superar a febre e recobrar a consciência.













Matt pergunta à Maggie se ela é sua mãe, e após a resposta negativa dela, seus poderes lhe dizem que a freira estava mentindo. Maggie também ajudou Matt logo após o acidente que o cegou, fazendo com que ele passasse por tudo de forma menos traumática.

Karen Page finalmente chega em Nova York, junto com Paulo, homem extremamente violento que recusa-se a deixar ela partir. Mesmo vigiada de perto pelo bandido, Karen consegue falar com Foggy Nelson e marca um encontro com ele.

Foggy diz à Karen que Matt está desaparecido, e ela conta ao amigo sobre todos os problemas que está enfrentando. Foggy, então, decide apoiar Karen, pois os dois fazem parte da mesma família: a família de Matt Murdock.

Ben Urich desiste da matéria contra o Rei do Crime mas, mesmo assim, é obrigado a ouvir pelo telefone a enfermeira(capanga de Wilson Fisk) assassinando o Tenente Manolis, que estava numa cama de hospital e decidira revelar como tinha incriminado Matt à mando do Rei.

Enquanto isso, Wilson Fisk continuou a tramar contra o Demolidor, mesmo sem saber seu paradeiro. Ele decide contratar o mercenário Bazuca e trazê-lo para a cidade. O vilão também manda seus capangas à loja de Melvin Potter, para que eles o obriguem a fazer uma cópia do uniforme do herói.

Mais uma excelente história, que dá bastante destaque aos fortes personagens coadjuvantes(Karen, Foggy, Urich), enquanto o Demolidor trava uma batalha bem diferente das que ele está acostumado a enfrentar(contra a doença) e o Rei planeja os próximos passos da guerra contra o "homem sem medo".

* A história foi publicada pela 1ª vez no Brasil na edição 65 de Superaventuras Marvel.

7/15/2009

1 x 2

Jogando pela 11ª rodada do C. Brasileiro, o Flamengo foi mal e perdeu em casa para o Palmeiras por 2 a 1(Adriano, de penâlti, descontou para a equipe carioca no 2º tempo. O Palmeiras fez 2 no 1º tempo, com Diego Souza e Ortigoza).

***

Enquanto isso, na final da Libertadores, o Estudiantes bateu o Cruzeiro no Mineirão por 2 a 1 e ficou com o título. A equipe argentina, assim, foi campeã da América pela 4ª vez.

Herbert de Perto


Líder do Paralamas tem sua vida documentada em "Herbert de Perto"; veja trailer

O Longo Caminho de Casa

Recebi ontem, já li e recomendo a 1ª edição da mini-série da Buffy. Escrita por Joss Whedon e desenhada por Georges Jeanty, a história "O Longo Caminho de Casa" é muito boa, imperdível para os fãs do seriado. Foi legal rever todos os personagens que apareciam na TV, como Giles, Xander, Dawn e Willow, além da própria Buffy, é claro.













***

E, na imagem abaixo, Illyana Rasputin em uma capa alternativa da revista "New Mutants" de julho, uma homenagem aos 70 anos da Marvel Comics.

7/14/2009

Rock

O Dia do Rock foi celebrado ontem(porque no dia 13/07/1985 foi realizado nos EUA e na Inglaterra o super festival "Live Aid", pelo fim da fome na Etiópia, reunindo nomes como Black Sabbath, Dire Straits, Queen, Judas Priest e Bob Dylan), mas a homenagem do blog chega hoje, com o vídeo abaixo, de Elvis Presley:

Uniforme

Uniforme do Flamengo é eleito o mais bonito do futebol carioca

7/13/2009

A Queda de Murdock(3)

A 3ª parte da saga - Pária! - foi publicada na edição 229 de "Daredevil". Nela, continua o calvário de Matt Murdock, que cambaleia sem rumo por Nova York após escapar da morte nas mãos do Rei. Ele se recorda de quando sofreu o acidente que lhe deu seus poderes, e de uma freira que o ajudou na época.













Matt acaba cruzando com Tucão e Mongol(os 2 bandidos que sempre apareciam nas histórias de Frank Miller), que tinham roubado uma roupa de Papai Noel de um homem. O herói os confronta mas, ainda sentindo os ferimentos da luta contra o Rei, acaba sendo esfaqueado por Tucão.

Mesmo extremamente ferido, ele continua a andar, e vai parar na Cozinha do Inferno(o bairro onde nasceu), e mais precisamente na academia de boxe onde seu pai e ele treinavam. Lá, Matt finalmente se entrega aos seus ferimentos e cai desacordado, nos braços da mesma freira que o ajudara na infância.













Enquanto Matt luta para continuar vivo, vemos o relacionamento entre Foggy e Glorianna ficar cada vez mais sério. No México, Karen Page encontra um homem que era fã de seus filmes pornográficos e decide ajudá-la em troca de certos "favores". O bandido mata os assassinos que a perseguiam e vai levá-la para Nova York, mas Karen acaba afundando-se ainda mais no mundo de drogas e sexo do qual tanto queria escapar.

Ben Urich também recebe bastante destaque, ao aproximar-se de Nick Manolis, o policial que acusou Matt injustamente para que seu filho doente pudesse ser ajudado pelo dinheiro do Rei do Crime. O filho de Manolis morre na operação e ele decide falar, mas é calado por uma sinistra enfermeira(uma das personagens mais marcantes da saga), que quebra alguns dos dedos de Urich no processo.

A história termina com o Rei lamentando o fato de que Matthew Murdock escapou com vida de todos os seus ataques, e a frase final é ótima:

"Hoje, aquele mero advogado ensinou ao Rei que um homem sem esperança é um homem sem medo".

O texto de Miller é muito bom, mostrando Matt e Karen seguindo em frente aos trancos e barrancos, lutando para sobreviver apesar de todos os problemas físicos e mentais enfrentados. A forma como Mazzuchelli desenha Urich, como um homem frágil(em contraste à sua força moral), também é um dos pontos altos da revista.

* A história foi publicada pela 1ª vez no Brasil em Superaventuras Marvel 64.

7/12/2009

2 x 2

O Flamengo ficou 2 vezes na frente do placar, mas acabou apenas empatando em 2 a 2 com o São Paulo no Morumbi, pela 10ª rodada do C. Brasileiro. O chileno Fierro fez 1 x 0 para o Flamengo aos 3 do 1º tempo, após uma lambança do goleiro Denis. Borges empatou aos 18 e três minutos depois Adriano colocou o time carioca na frente, cobrando penâlti. No 2º tempo, Jorge Wágner(também de penâlti) empatou mais uma vez, aos 20 minutos. Com o resultado, o Flamengo termina a rodada na 7ª colocação, com 15 pontos.

Invasão Secreta 4

Gostei da 4ª parte de "Invasão Secreta", pois a história finalmente começou a andar. A aventura começa mostrando Reed Richards sendo torturado em uma das naves skrulls posicionadas na órbita da Terra. Vemos também que o vingador Sentinela foi colocado fora de ação pelos skrulls(os detalhes foram mostrados no título dos Vingadores).













Em Nova York, Miss Marvel enfrenta o batalhão de skrulls que invadiu a cidade, e descobre que Nick Fury está de volta à ativa. Ele lidera seus Comandos Selvagens(Tremor(já vista na mini-série "Guerra Secreta"), Fóbos, Ioiô, Druida, Infernal e Muralha) na batalha contra os aliens e resgata alguns dos heróis da Iniciativa e dos Jovens Vingadores que estavam sendo massacrados.

Ele parte do local com os feridos, mas antes atira na Miss Marvel, por não saber se ela é ou não uma skrull ou por algum ressentimento por fatos passados. Abalada pelo disparo, Carol Danvers acaba sendo dominada pelos skrulls.

Na Terra Selvagem, a Rainha Skrull continua sua lavagem cerebral(ou feitiçaria) em Tony Stark, mas é obrigada a deixar o lugar graças à chegada da Viúva Negra, que extermina os skrulls que estavam disfarçados como Fera e Fênix. Como eu suspeitava, Stark não é um dos skrulls, estava apenas sendo manipulado para não conseguir reagir.

Wolverine encontra Natasha Romanova e Stark, e os três decidem deixar a Terra Selvagem e ir atrás da ajuda de Reed, sem saber que o líder do Quarteto fora capturado. No aeroporta-aviões da SHIELD, que caiu no Triângulo das Bermudas, Maria Hill descobre que está totalmente cercada por skrulls. No espaço, a agente Brand consegue entrar em uma das naves skrulls, vê Richards sendo torturado, mas acaba sendo encontrada por 2 alienígenas.

De volta à Nova York, o Capuz decide reunir os vilões que estão sob seu comando e entrar na batalha contra os invasores, pois seus negócios deixariam de existir caso a Terra fosse conquistada. Enquanto isso, os novos Thor e Capitão América(o Bucky) finalmente entram em ação e começam a combater os skrulls.

A revista é complementada pelo 1º número do especial "Secret Invasion Frontline", que mostra os bastidores da Invasão Secreta, e os efeitos do ataque skrull nas vidas dos cidadãos comuns. Edições como essa já são uma tradição nos grandes eventos da Marvel(como Guerra Secreta, Dinastia M e Guerra Civil).

A história é bem legal, e dá destaque para 4 personagens: o repórter Ben Urich(velho colhecido dos leitores), o taxista Jonathan Bryant, a médica Molly Young e a menina Melanie(cujo pai, Vincent, trabalha dentro da Torre Stark, um dos locais mais afetados pelo ataque dos skrulls).

* Placar do post: usei a palavra skrulls(ou skrull) 13 vezes no texto acima(peço perdão pela inevitável repetição).

One More Chance

Gosto da música "One More Chance", da Madonna, parte integrante do álbum "Something to Remember"(de 1995), uma coletânea das baladas da cantora. "One More Chance" era uma das 3 inéditas do CD, que é muito bom, e tem as seguintes faixas:

1. "I Want You"
2. "I'll Remember"
3. "Take a Bow"
4. "You'll See"
5. "Crazy for You"
6. "This Used to Be My Playground"
7. "Live to Tell"
8. "Love Don't Live Here Anymore (Remix)"
9. "Something to Remember"
10. "Forbidden Love"
11. "One More Chance"
12. "Rain"
13. "Oh Father"
14. "I Want You (Orchestral)"












Procurei no YouTube por um vídeo com a música mas não achei nenhum legal, então posto apenas a letra da canção:

"One More Chance
(Madonna)

I turned around too late to see the fallen star
I fell asleep and never saw the sun go down
I took your love for granted
Thought luck was always on my side
I turned around too late and you were gone

So give me one more chance
Darlin' if you care for me
Let me win your love
'Cause you were always there for me
If you care for me,
Be there for me

I like to play the queen of hearts and never thought I'd lose
I rolled the dice but never showed my hand
I planned it out so perfectly,
So you'd never leave a girl like me
I was a fool, but now I understand

Here is the law of the land
You play with fire and you'll get burned
Here is the lesson I've learned
That you don't know what you've got til it's gone

Gimme one more chance
Tell me that it's not too late
Let me win your love
Darlin' please don't hesitate
If you care for me,
Be there for me

Give me one more chance"

7/11/2009

Jennifer´s Body

Na imagem abaixo, um pôster do filme "Jennifer´s Body", que tem a bela Megan Fox como uma cheerleader que é possuída por um demônio, e sai matando todos os garotos que encontra pela frente. Já vi um trailer e o filme promete ser bom, principalmente se conseguir equilibrar bem o terror e a comédia. Amanda Seyfried, Adam Brody e J. K. Simmons também estão no elenco.

Mais notícias bizarras

Com 2.510, cidade britânica bate recorde de maior encontro de smurfs


Homem encontra rato em pão no Reino Unido


Japão lança história de terror impressa em papel higiênico


Polícia não percebe que havia um cadáver dentro e multa repetidas vezes o mesmo carro


Time de futebol é preso por se vestir como freiras na Grécia

7/10/2009

A Queda de Murdock(2)

A 2ª história da saga - intitulada "Purgatório" - foi publicada no número 228 da revista original do Demolidor. Nela, vemos um Matt Murdock cansado física e mentalmente, isolado no quarto de um hotel vagabundo(ele só tinha 10 dólares no bolso).













Achando que todos fazem parte do plano do Rei do Crime contra ele, Murdock delira, vai ficando cada vez mais paranóico, liga para seus amigos(Franklin Nelson e Glorianna O´Breen) e os atormenta, até que decide ir confrontar Wilson Fisk pessoalmente.

O que o Demolidor não sabia é que todos os seus passos estavam sendo acompanhados por Fisk, que fica feliz ao saber que o herói perdera totalmente o controle, espancando o dono do hotel, alguns assaltantes no metrô e também um guarda.

O bom texto de Frank Miller mostra bem os sentimentos do vilão: "Como Demolidor, Murdock causou-lhe poucos prejuízos... mas o importunou como uma mosca. Agora, com a mesma alegria de uma criança cruel, o Rei tortura essa mosca".

Chegando no escritório do Rei, o abalado Matt acaba sendo espancado por seu inimigo, que para não se comprometer o deixa para morrer dentro de um táxi que é atirado no Rio Leste. Mesmo derrotado, o herói consegue reunir forças para escapar com vida da cruel armadilha criada pelo Rei.

Enquanto isso, Karen Page continua a fugir de seus perseguidores no México e decide ir para Nova York, para ser ajudada por Matt, o homem que traiu.

* A história foi publicada pela 1ª vez no Brasil em Superaventuras Marvel 63.

A Fonte de Sangue

Mais um poema, este escrito pelo escritor francês Charles Baudelaire:

"A Fonte de Sangue

Tenho a impressão de que meu sangue em onda escorre,
Rítmico soluçar de nascente que morre.
Ouço-o bem que escorre em múrmurio de vaga,
Mas eu tateio em vão à procura da chaga.

Através da cidade, e pelas estacadas,
Faz as ilhas nascer por todas as calçadas,
Desalterando a sede a cada criatura
O seu fluxo que sempre o univero purpura.

Muitas vezes pedi a vinhos de prazer
Adormecerem só um dia o horror que mina;
O vinho aguça o olhar e torna a audiçao fina!

Eu procurei, no amor, um sono de esquecer;
E é-me somente o amor um colchão de punhais
Em que eu dou de beber às amadas fatais!"

7/09/2009

Ricci

Alguns posts atrás comentei o filme "Amaldiçoados", que teve a competente atriz Christina Ricci como protagonista. Agora com 29 anos, a atriz norte-americana começou a atuar ainda criança e tem dezenas de filmes no currículo. Vou destacar a seguir os principais:

Em 1990, atuou ao lado de Cher e Winona Ryder no filme "Minha mãe é uma sereia".

Em 1991 e 1993, ela interpretou a sinistra Wednesday nos 2 memoráveis filmes da "Família Addams".













Em 1995, esteve ao lado de Anna Chlumsky (do filme "Meu Primeiro Amor") em "Caçadoras de Aventuras", filme que passa toda hora na Sessão da Tarde.

Ainda em 1995, fez a menina Wendy na primeira adaptação do desenho do Gasparzinho para os cinemas.

Em 1998, participou da inteligente comédia "O Oposto do Sexo", no papel de Dede Truitt.














Um ano depois, atuou ao lado de Johnny Depp em "A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça", filme que não é muito considerado mas eu acho bem legal(tenho na minha coleção).













A atriz esteve também em 3 filmes que eu ainda não vi, mas quero assistir: " Monster - Desejo Assassino"(1994), "Entre o Céu e o Inferno"(2006/imagem abaixo) e "Speed Racer"(2008).

A maçã

Tenho umas fitas velhas com várias músicas do Raul Seixas, e uma de minhas favoritas é "A Maçã". Abaixo, a versão cantada pela Deborah Blando:



"A maçã
( Raul Seixas / Paulo Coelho)

Se esse amor
Ficar entre nós dois
Vai ser tão pobre amor
Vai se gastar...

Se eu te amo e tu me amas
Um amor a dois profana
O amor de todos os mortais
Porque quem gosta de maçã
Irá gostar de todas
Porque todas são iguais...

Se eu te amo e tu me amas
E outro vem quando tu chamas
Como poderei te condenar
Infinita tua beleza
Como podes ficar presa
Que nem santa num altar...

Quando eu te escolhi
Para morar junto de mim
Eu quis ser tua alma
Ter seu corpo, tudo enfim
Mas compreendi
Que além de dois existem mais...

Amor só dura em liberdade
O ciúme é só vaidade
Sofro, mas eu vou te libertar
O que é que eu quero
Se eu te privo
Do que eu mais venero
Que é a beleza de deitar...

Quando eu te escolhi
Para morar junto de mim
Eu quis ser tua alma
Ter seu corpo, tudo enfim
Mas compreendi
Que além de dois existem mais...

Amor só dura em liberdade
O ciúme é só vaidade
Sofro, mas eu vou te libertar
O que é que eu quero
Se eu te privo
Do que eu mais venero
Que é a beleza de deitar..."

7/08/2009

Poema

Mais um poema de minha autoria:

"Campos Azuis Amorfos

Te procuro nas esquinas do céu
Entre as linhas de poemas mortos
Em sonhos perdidos em noites vazias
Na vastidão de campos azuis amorfos

Por entre as frestas interdimensionais
Em erros bizarros, em acertos ocasionais
Em beijos roubados à mão armada
Em armas que disparam apenas ósculos

Nas frequências inaudíveis, nos terremotos
Nos espelhos que se desfazem
Nas prateleiras cósmicas, em livros alados

Na falta de sentidos, nas palavras mutantes
Nas lágrimas aberrantes, no frio analógico
Nas consequências de uma escolha ruim."

7/07/2009

A Queda de Murdock(1)

A clássica saga "A Queda de Murdock", da dupla Frank Miller e David Mazzucchelli, começou a ser publicada na edição 227 do título original do Demolidor. Na história, intitulada "Apocalipse", vemos Karen Page, ex-namorada de Matt Murdock, agora perdida no vício de drogas, vender por uma dose para um pequeno traficante do México o segredo da identidade secreta do Demolidor.













A informação acaba chegando às mãos do Rei do Crime, maior inimigo do herói, que manda matar todos que ficaram sabendo dela, o que põe em risco a vida de Karen. Durante meses, aos poucos, o Rei arma situações que vão corroendo a vida e a sanidade de Matt Murdock.

Assim, Matt é falsamente acusado de irregularidades no imposto de renda(o que faz seu dinheiro ser bloqueado pelo banco), de suborno, perjúrio e má conduta(o que faz com que ele perca sua licença para advogar). Ao mesmo tempo, ele vê seu namoro com Glorianna O´Brien terminar, e nota a aproximação dela com Foggy Nelson, seu melhor amigo.

Escapando da prisão por pouco, Matt acaba ficando paranóico e atuando de forma descontrolada e descuidada como o Demolidor. Amigos como Ben Urich começam a questionar suas atitudes, enquanto o Rei saboreia a decadência do herói.

Confuso e cansado, Matt busca refúgio em seu lar, mas não encontra, pois sua casa explode, deixando-o ainda mais desamparado. A explosão, no entanto, faz com que ele se dê conta de quem é o responsável pelos ataques à sua vida: o Rei do Crime.













* A história foi publicada no Brasil pela 1ª vez em Superaventuras Marvel 62.

7/06/2009

Origem(3)

A 3ª e última parte de "Origem", "Revelações", começa com a história "O Caçador", que mostra James Howlett abraçando por completo seu lado selvagem, caçando ao lado de lobos na floresta. Enquanto isso, Rose fica cada vez mais próxima de Smitty, que escolhe James como uma espécie de sucessor, o que acaba gerando ciúmes do invejoso Malone.













Mais em sintonia com sua verdadeira natureza, James acaba ganhando o respeito de todos no acampamento. De todos, menos de Malone, que provoca um acidente que mata cinco pessoas e do qual James só escapa graças ao seu fator de cura.

Muito irritado, James finalmente encara Malone e o humilha, agindo como o Wolverine que todos conhecemos agora. Ao voltar para casa, porém, encontra Rose beijando Smitty, o que o deixa transtornado e o empurra ainda mais para sua faceta mais primitiva.

Enquanto isso, o avô de James, às portas da morte, arrepende-se do modo como tratou o neto e manda o "Cão" atrás dele.

O sexto e último capítulo, "Do Pó ao Pó", mostra o "Cão" - em busca de vingança - encontrando Rose e James no acampamento. Por causa da relação de Rose com Smitty, James começa a ficar cada vez mais distante de sua companheira.

Num campeonato de lutas no bar do acampamento, James é chamado pela primeira vez de Wolverine, graças à sua força e selvageria nos confrontos. James derrota Malone e só não vence Smitty também porque decide entregar a luta, dando ao amigo o dinheiro do prêmio, que vai permitir que ele e Rose saiam da pedreira e mudem de vida.

Depois das lutas, James é surpreendido pelo violento ataque do "Cão", que faz com que todas as más lembranças dos acontecimentos na mansão voltem à tona. Para defender-se, James revela suas garras na frente de todos e derrota seu inimigo.

Quando estava prestes a matá-lo, James acaba acertando Rose de forma acidental, perfurando o peito da amiga com suas garras. Totalmente devastado, James refugia-se nas montanhas canadenses e abraça o lado selvagem de seu ser, indo viver ao lado dos lobos.

A ótima história termina com o gordo Malone saqueando a cabana de James e Rose e queimando o diário que ela escrevia, o único registro de todos os acontecimentos vividos pelos dois.

***

Este número 3 de "Origem" começa com Rose lendo o poema "O Tigre", de William Blake, enquanto James caça uma presa ao lado dos lobos. A edição da Panini veio com um pequeno texto sobre Blake e a versão original do poema, assim como duas traduções diferentes para o Português(de José Paulo Paes e Augusto dos Campos). Posto agora a versão de Campos:

"O Tigre

Tigre! Tigre! Brilho, brasa
Que a furna noturna abrasa,
Que olho ou mão armaria
Tua feroz simetria?

Em que o céu se foi forjar,
O fogo do teu olhar?
Em que asas veio a chama?
Que mão colheu esta flama?

Que força fez retorcer
Em nervos todo o teu ser?
E o som do teu coração...
De aço, que cor, que ação?

Teu cérebro, quem o malha?
Que martelo, que fornalha o moldou?
Que mão, que garra...
Seu terror mortal amarra?

Quando as lanças das estrelas
Cortaram os céus, ao vê-las,
Quem as fez sorriu talvez?
Quem fez a ovelha te fez?

Tigre! Tigre! Brilho, brasa
Que a furna noturna abrasa,
Que olho ou mão armaria
Tua feroz simetria?"

7/05/2009

2 x 1

Jogando sábado, no Engenhão, o Flamengo não jogou bem mas conseguiu ganhar do Vitória por 2 x 1, pela 9ª rodada do C. Brasileiro. Juan abriu o placar para o Flamengo no 1º tempo, Roger empatou para o Vitória e Émerson(o melhor em campo) fez o gol da vitória aos 22 do 2º tempo. Com o resultado, o Flamengo termina a rodada em 5º lugar na tabela de classificação.

Julho

Saiu o checklist de julho da Panini, e merecem destaque as 2 grandes sagas das editoras Marvel e DC.

Na Marvel, a "Invasão Secreta" chega à 4ª edição, e a história se espalha por outras 6 revistas. Abaixo, a sinopse de Invasão Secreta 4:

"A inesperada chegada de Nick Fury e seus novos Comandos Selvagens alterou temporariamente o rumo da Batalha de Manhattan. Será isso o suficiente para deter a invasão skrull? Alheio aos eventos que se desenrolam em Nova York, Tony Stark vê suas convicções desabarem ao ser confrontado com a surpreendente revelação da Mulher-Aranha: a de que ele mesmo é um skrull! E ainda: o ponto de vista do cidadão comum diante da invasão skrull pelos olhos do repórter Ben Urich em Invasão Secreta: Frente de Batalha!
(Secret Invasion 4; Secret Invasion: Frontline 1)"














Já na DC, chega às bancas o 1º número da "Crise Final", mais uma mega-saga que promete mudar tudo(como sempre). Crise boa mesmo foi a 1ª(a das Infinitas Terras), enquanto a 2ª(a Infinita) deixou muito a desejar. A seguir, a sinopse de Crise Final 1:

"Ao longo do tempo, os heróis sempre são testados até o seu limite ao enfrentarem ameaças que nenhum deles pode derrotar sozinho. Eventos assim costumam ser chamados de Crises. Em toda a história do Universo DC, já ocorreram dois momentos como esses, que quase levaram toda a existência a um fatídico fim. Porém, mais uma vez os heróis serão necessários para se interpor à frente de um desafio que está muito além de suas forças individuais. Porém, como ter qualquer esperança quando o inimigo venceu antes mesmo de ser travado o primeiro combate? Com roteiro de Grant Morrison e arte
de J.G. Jones e outros talentosos artistas, a minissérie em sete edições apresenta todos os grandes justiceiros uniformizados contra o maior de seus adversários! E, desta vez, nem todos os heróis escaparão das garras da morte. Mudanças profundas serão sentidas em todo o UDC..."


Amaldiçoados

Vi o filme "Amaldiçoados"("Cursed", 2005, 96 min.), e não gostei. Mesmo com Wes Craven na direção e Christina Ricci no papel principal, o filme não empolga, principalmente por causa do fraco roteiro, péssimos efeitos especiais e vilões ridículos. Um dos piores filmes de lobisomens que já vi, "Amaldiçoados" leva uma nota 4, e já é muito.

7/04/2009

Origem(2)

A 2ª edição de "Origem", intitulada "Céu e Inferno", começa com a história "Espírito Selvagem", com James Howlett em choque após suas famosas garras aparecerem pela primeira vez. Sua mãe o rejeita e o expulsa de casa, chamando-o de "animal" e "aberração maldita".













Rose vai atrás dele, enquanto Elizabeth lamenta a morte de Thomas Logan mais que a do marido(Elizabeth e Thomas devem ter tido um caso, e James pode ser filho do jardineiro, que tem a mesma aparência de Wolverine).

Elizabeth comete suicídio, e Rose e James são obrigados pelo patriarca dos Howlett a fugir para não serem mortos. Rose foi acusada por "Cão" de ser a responsável por toda a tragédia. Os dois fogem para a fronteira norte do Canadá, e refugiam-se em uma inóspita pedreira, comandada por um homem chamado Smitty.

A dupla tenta passar despercebida no local, e quando Smitty pergunta qual é o nome de James, Rose responde que ele se chama "Logan", alcunha pela qual Wolverine ficou conhecido por toda a sua vida.

Na 4ª parte da mini-série, "A Matilha", vemos Rose e James adaptando-se à cruel vida de trabalho na pedreira. James é constantemente atormentado pelo gordo cozinheiro do local, de nome Malone.

Ao mesmo tempo, James começa a manifestar seus dons mutantes, tornando-se um exímio caçador e entrando em contato com seu lado mais selvagem, o que faz com que ele seja aceito como igual por uma matilha de lobos.

Continua...

O cão chupando manga

Foto do cão mais feio do mundo, o boxer Pabst, eleito em um concurso realizado nos EUA nesta semana:

7/03/2009

Origem(1)

Reli a mini-série "Origem", lançada pela Panini em 2002, que contou a origem do personagem Wolverine, que até então era um mistério. Dividida em 6 partes(aqui no Brasil foram 3 edições), a história foi escrita por Paul Jenkins(Bill Jemas e Joe Quesada também fizeram o argumento) e desenhada por Andy Kubert(Richard Isanove fez a pintura digital).













A 1ª parte - intitulada "O Despertar da Fera" - trouxe os capítulos "A Colina" e "A Criança Interior", que apresentam os personagens principais e foram muito bem escritos, levando os leitores para uma direção e surpreendendo-os na dramática conclusão.

A história começa com a chegada da jovem(e ruiva, detalhe certamente notado por todos os fãs dos X-Men) órfã irlandesa Rose à propriedade dos Howlett, onde ela fará companhia ao pequeno e doente James, filho de John, o dono do lugar. Lá, ela também conhece o menino conhecido por todos como "Cão", filho do bruto jardineiro do lugar: o Sr. Logan.

As 3 crianças logo tornam-se amigas, mas as diferenças sociais acabam, aos poucos, afastando "Cão" de Rose e James. Rose logo percebe que a casa dos Howlett abriga vários problemas, como a reclusa Elizabeth(mãe de James), o ranzinza pai de John(sempre criticando os atos do filho, por achar que ele é muito bom para os empregados) e o ódio que Logan nutre contra seu patrão.

Aos poucos, as diferenças entre os Howlett e os Logan vão ficando insustentáveis, em grande parte por causa das ações do "Cão"(que tenta agarrar Rose à força e, depois, mata o cachorro de James).

John é forçado à tomar uma atitude, e expulsa Logan de sua propriedade. Tomado de raiva, o bêbado Logan decide vingar-se de John e, junto com seu filho, ataca a propriedade dos Howlett. Ao tentar defender sua família, John acaba sendo assassinado na frente de seu filho, que reage, deixando o rosto do "Cão" marcado e retalhando o corpo de Logan.

A página final(imagem abaixo), então, confirma a grande sacada de toda a mini-série: Wolverine não era o "Cão", filho de Thomas Logan, mas sim o frágil James Howlett, que viu seus poderes mutantes manifestarem-se no momento mais traumático de sua vida.













- O irmão de James morreu logo após a mansão da família Howlett ser construída, o que acabou traumatizando sua mãe. O texto não fala, mas fica claro que o garoto também era mutante, e com poderes semelhantes aos de Wolverine. Um dos quadrinhos mostra as costas de Elizabeth marcadas por garras...

Continua...