3/22/2008

Especial-Arquivo-X(4)

Concluo a seguir a minha lista com os melhores episódios de Arquivo-X, sem contar as 2 últimas temporadas, que não foram tão boas quanto o restante da série.

"OUSADIAS

A 4ª temporada trouxe o episódio "Meditações Sobre Um Canceroso", que transformou o fumante numa espécie de "Forrest Gump" do mal.

Na 5ª temporada, "Prometeu Pós-Moderno" foi exibido em preto e branco e causou ótima impressão ao retratar a história de um rapaz deformado que acabou sendo aceito por todos.

No 6º ano, três episódios foram marcantes: "Triângulo"(Mulder viaja no tempo e enfrenta nazistas em um navio, numa anomalia causada pelo Triângulo das Bermudas; o visual do episódio ficou espetacular); "Segunda Feira"(em um dia que teimava em se repetir, Mulder e Scully morriam ao final de todos os blocos) e "O Anti-Natural"(bela história que misturou aliens e beisebol, escrita por David Duchovny).

Na 7ª temporada, "A Salvação da Humanidade"(a presença de Gillian Anderson neste episódio foi arrasadora) e "Hollywood D.C.", escritos pelos atores William B. Davis e David Duchovny, respectivamente, foram diferentes e deram novos enfoques à série.

CLÁSSICOS

Os episódios "Libertação" - partes 1 e 2- revelaram de maneira poética o verdadeiro destino de Samantha Mulder. David Duchovny soube expressar muito bem as emoções de Fox Mulder ao longo dos 2 episódios. As aparições dos "ambulantes" também foram pontos altos da história.

A cena em que Mulder, no meio de outros espíritos, abraça Samantha, foi sensacional. Confira no vídeo abaixo:



Após 7 anos atrás da verdade, Mulder merecia encontrar a paz, e todos os fãs da série também. Digo sinceramente que a série podia ter acabado após esses episódios.

(Nota: Infelizmente, após 2 temporadas que decepcionaram os fãs, o episódio final não teve a mesma magia e originalidade destes, coisa que eu temia acontecer na época que escrevi este texto.)

Abaixo, as sinopses e algumas curiosidades destes 2 clássicos episódios:

Libertação - Parte 1(Sein Und Zeit, Part I)

Roteiro: Chris Carter e Frank Spotnitz - Direção: Michael Watkins

Ao investigar o estranho desaparecimento de Amber Lynn LaPierre, Mulder e Scully descobrem que neste e em outros casos(como o de Samantha), estão envolvidos os AMBULANTES, velhas almas que protegem as almas das crianças de um mal que elas sofreriam em vida. A mãe de Mulder falece, aparentemente após cometer suicídio, antes de fazer uma importante revelação a ele. Com a aparição de Amber Lynn à sua mãe, os agentes descobrem a "Aldeia do Norte do Papai Noel", na Rodovia 74, onde encontram um cemitério de crianças na floresta.

"NO ONE SHOOTS AT SANTA CLAUS!" - frase deixada para as famílias após o sumiço das crianças.

Sinais da presença dos Ambulantes: visão da morte da criança pelos pais; bilhete manuscrito descrevendo como as crianças sumiram.

Libertação - Parte 2(The Closure, Part II)

Roteiro: Chris Carter e Frank Spotnitz - Direção: Kim Manners

- Mulder descobre a verdade sobre Samantha(interpretada aqui por Mimi Paley). Ela morreu aos 14 anos, após escapar dos testes numa base do governo. Os espíritos ambulantes a salvaram de mais sofrimento nas mãos do Canceroso e seus comparsas.

- Ambulantes: espiritos bons que transportam os corpos das crianças que sofrerão de um destino violento que não deveria acontecer, transformando-as de matéria em pura energia.

- Frase que abre o episódio: BELIEVE TO UNDERSTAND

No cemitério de crianças, todas mortas pelo zelador do parque, estão enterradas 24 vítimas, mas nem Amber Lynn nem Samantha estão elas. Com a ajuda de um médium da polícia, Mulder descobre que Samantha, após ser abduzida, foi mantida presa pelo Canceroso numa base militar(de nome April), onde sofria com horríveis testes. Ao procurar numa casa da base, Mulder encontra um diário deixado por Samantha, onde ela relata seu sofrimento.

Após isso, Mulder e Scully descobrem que Samantha conseguiu fugir e esteve num hospital no dia 23/10/1979(aos 14 anos) e, de acordo com a enfermeira que a tratou(que teve uma visão de Samantha morta, assim como o pai de Amber Lynn e possivelmente a mãe de Mulder), desapareceu antes de ser recapturada pelo Canceroso.

No final do episódio, Mulder tem uma visão onde aparecem Amber Lynn e Samantha, que o abraça e sorri, bastante feliz. Ao ser perguntado por Scully sobre como está, ele responde: "Estou livre!".

Estes episódios também ajudaram a inspirar o poema abaixo, de minha autoria:

"Libertação

Te deixo ir
Te liberto
Me liberto
Da agonia que me consumia
Por ter te perdido um dia

Tua morte me chega como um alívio
Pois agora já sei onde estás
Vi teu espírito alegre brincar
Vi você de alegria chorar

Te deixo agora
Minha busca chegou ao fim
E mesmo não tendo você
Estarás para sempre em mim."

Bom, é isso. Foi duro mas encerrei minha lista dos melhores episódios dos primeiros sete anos de Arquivo-X."

Mais tarde, sem dúvida vou voltar a falar mais sobre a série, comentando alguns dos episódios já citados e também aqueles produzidos nas 2 temporadas finais.

1 comment:

Anonymous said...

Admito que na época eu fui um dos críticos às duas últimas temporadas, mas era um pouco de birra. Porque hoje eu revi os episódios da oitava temporada e simplesmente adorei. Ca=laro que não é a mesma coisa porque não tem o mulder e a Scully junto o tmepo inteiro, mas gostei muito. Da mitologia, dos episódios monstros...E adoro a Monica Reyes. Na verda simpatizei mais com os novos personagens quando revi a série atualmente.