3/19/2008

Especial - Arquivo-X(1)

Seguindo no mesmo tema do post de ontem, publico agora um texto que fiz no auge da minha devoção pela série Arquivo-X:

"Separar os melhores episódios de uma grande série como Arquivo-X é uma difícil missão. Dos 161 episódios produzidos até a 7ª temporada, selecionei 104. E podem ter certeza que também gosto da maioria dos que não serão citados aqui. Dividi os episódios em várias categorias, que listo a seguir:

ESSENCIAIS - são aqueles episódios que colocam a história em movimento, são os episódios da "mitologia". Se perder algum deles, você certamente deixará de entender algo. (Nota: escrevi o texto antes da 8ª temporada começar)

GRANDES INIMIGOS - estes episódios são aqueles que trazem as pessoas(ou coisas) que mais deram trabalho à Mulder e Scully.

OS MONSTROS - aqui listo as criaturas(criaturas, mesmo) que já passaram pelas vidas dos 2 agentes mais queridos do "Bureau".

APAVORANTES - Nestes episódios, as vidas dos agentes estiveram por um fio. São as ameaças mais sinistras que já passaram pela nossa TV.

SOBRENATURAIS - Aqui vemos fantasmas, espíritos e cia.

SENTIMENTAIS - Na minha opinião, estes são aqueles episódios que todo fã da série deve amar. É coisa de família, você entende?

HUMOR(?) - os episódios estranhamente mais engraçados.

OUSADIAS - ei, isso é Arquivo-X? Como eu não pensei nisto antes?Dá-lhe, Chris Carter!!! Esses episódios tiraram mais ainda a monotonia das grades de programação.

CLÁSSICOS - Estes são os 2 episódios que considero os melhores já feitos na história da TV! Gosto não se discute!

É claro que estas categorias se misturam e não são nem um pouco lógicas. Mas quem se importa?

Na seqüência, confira quais são os melhores episódios dos primeiros sete anos de Arquivo-X.

ESSENCIAIS

Estas foram as escolhas mais óbvias. O primeiro da lista é, lógico, o "Piloto", que mostra a primeira missão da dupla Mulder e Scully.

"A Verdade está lá fora" é essencial por vários motivos e, especialmente, pelo seqüestro de Mulder pelas forças governamentais.

Também na 1ª temporada, outros 2 episódios se destacam: "O Ser do Espaço" e "Jogo de Gato e Rato".

Na 2ª temporada, temos os episódios "Os Homenzinhos Verdes"(que pela 1ª vez mostrou a abdução de Samantha - irmã de Mulder), "Duane Barry", "Ascensão"(adrenalina pura no seqüestro de Scully e no desespero de Mulder para encontrá-la), "A Colônia", "Fim de Jogo"(introdução do Caçador de Recompensas e aparição do clone de Samantha) e "Anasazi"(primeiro episódio de uma trilogia que marcou muito os fãs).

Na 3ª temporada, já começamos com "O Caminho da Cura" e "Operação Clipe de Papel", que entre outras coisas mostram Skinner(chefe dos agentes no FBI) confrontando o Canceroso(principal oponente de Mulder e Scully). Também foram marcantes as mortes do pai de Mulder e da irmã de Scully.

Depois, vêm os duplos "Os Japoneses" e "O Falso Alienígena", que trazem excelentes cenas de ação e tensão sobre os trilhos.

As duas partes de "O Mistério de Piper Maru" também são legais, principalmente porque Krycek(outro que incomodou muito as vidas de Mulder e Scully) sofreu muito com o câncer negro.

A temporada encerrou com o empolgante "O Milagre".

A 4ª temporada abriu com o episódio "Procura Incessante" e suas abelhas, que mostrou um Mulder incansável na busca pela verdade e a morte do informante X(como esquecer a cena em que ele se arrasta pelo corredor e usa o próprio sangue para indicar Covarrubias(a nova informante) à Mulder?).

"Tunguska" e "Terma" também foram sensacionais, principalmente pelos fatos ocorridos na Rússia.

Os dois "Lapso de Tempo"(que mostram o aniversário de Scully) e o episódio final "A Maior das Mentiras" também merecem ser lembrados(com Scully e Mulder jogando com a morte).

O ano 5, que antecedeu o filme, começou com os incríveis "Em Busca da Verdade", nos quais Mulder e Scully lutaram bravamente contra inimigos visíveis e invisíveis para continuarem vivos.

Em "A paciente X", partes 1 e 2, quem não sentiu um frio na espinha com as cenas finais da 1ª parte? O furacão Cassandra Spender abalou enormemente a série.

Em "O Fim", os arquivos X são fechados e a sala de Mulder é incendiada pelo Canceroso. Terreno firme para todos irem ao cinema.

A 6ª temporada começou com tudo com "O Princípio" e teve os imprescindíveis "Dois Pais" e "Um Filho", onde o Sindicato teve o fim que merecia e o chato agente Spender bateu as botas(até que enfim o Canceroso fez algo que preste).

Na virada da 6ª para a 7ª temporada, tivemos a trilogia "Biogênese Final" e "A Sexta Extinção" - partes 1 e 2, que já valeu pelas cenas quentes de Scully na África e pela estranha odisséia vivida por Mulder em sua mente.

"Réquiem" fez o seriado voltar às origens e abriu novas perspectivas(nota: que acabaram frustradas) para o 8º ano."

Por enquanto, é isso. Quem não viu a série não deve ter entendido muita coisa, mas tudo bem.

* Na 2ª parte, os grandes inimigos, os monstros e os episódios mais apavorantes.

No comments: