3/20/2008

Especial - Arquivo-X(2)









Continuo agora com meu especial sobre a série Arquivo-X:

"GRANDES INIMIGOS

De forma rápida e rasteira, aqui vão eles:

- Eugene Tooms: mutante que atormentou Mulder e Scully nos episódios "Assassino Imortal" e "Eugene Tooms Volta a Atacar", ambos na 1ª temporada.

- O pirocinético de "O Incendiário"(1ª temporada), que fez Mulder suar um bocado.

- O tarado Danny Pfaster, que não será jamais perdoado pelo que fez à Scully em "Irresístivel"(2ª temporada) e "Reverendo Orison"(7ª temporada).

- Mulder teve sua mente manipulada por um assassino em "O Instigador"(3ª temporada) e Caça à Raposa(5ª temporada).

- Leonard Betts foi o mais incrível vilão da 4ª temporada, por sua presença sinistra em "O Homem do Câncer".

OS MONSTROS

Ela não era bem um monstro, mas a selvagem de "O Demônio de Jersey"(1ª temporada), marcou bastante.

O alienígena transmorfo de "Assassino ou Assassina(1ª temporada)rendeu uma história bem perturbadora.

Na 2ª temporada, "O Hospedeiro" trouxe um verme mutante bem nojento, mas simpático.

Em "Tímido Demais"(3ª temporada), a internet serviu como fonte para um assassino encontrar suas vítimas.

"O Monstro do Lago"(3ª temporada) tinha um jacaré assassino, apesar de Mulder ter ido atrás de "Nessie"(o monstro do Lago Ness) - que aparece na última e bela cena.

"O Lar", da 4ª temporada, trouxe uma apavorante família incestuosa que proporcionou várias cenas memoráveis de violência e terror.

A linda boneca amaldiçoada de "Feitiço"(5ª temporada) não parou de causar problemas até ser queimada por Scully num microondas.

Em "Laços de Ternura"(6ª temporada), uma demônia leva a melhor sobre Mulder e Scully. Este episódio teve a participação de Bruce Campbell(o herói da série Uma Noite Alucinante).

A 7ª temporada teve dois grandes monstros: a criatura que matava de susto em "O Medo" e o vingativo feiticeiro de "A Perda".

APAVORANTES

Na 1ª temporada, as vidas de Mulder e Scully foram ameaçadas por uma criatura que alterava as mentes("Terror no Gelo"), por duas psicóticas meninas frutos de experiências genéticas("Projeto Lichtfield") e por insetos centenários no memorável "Quando a Noite Cai".

A 2ª temporada trouxe "O Museu Vermelho"(onde os agentes investigaram um sinistro culto), "Adoradores das Trevas"(Mulder e Scully caem no meio de uma briga entre praticantes de magia negra) e "Navio Fantasma"(presos em um navio, os agentes começam a envelhecer de forma acelerada).

Em "Grampeados"(3ª temporada), mensagens subliminares emitidas pela TV quase enlouquecem Scully.

"Inquietação", da 4ª temporada, também foi extremamente prejudicial à saúde de Dana, que é seqüestrada por um perigoso psicopata.

Em "Tithonus" e "Milagro", na 6ª temporada, a sanidade e o coração de Scully são, mais uma vez, postos à prova de maneira exarcebada e poética.

Na 7ª temporada, um jogo de computador investiu pesado contra os agentes em "O Mundo Virtual"(episódio que também conta com grandes doses de humor e sensualidade).

Finalmente, em "O Cigarro da Morte", os perigos do fumo nunca foram tão bem expostos e assustadores."

* Na próxima parte, os episódios com elementos sobrenaturais, os que eu considero "sentimentais" e os recheados com o estranho humor da série.

No comments: