3/02/2008

Sete Soldados(1)

Li a mini-série “7 Soldados da Vitória”, escrita por Grant Morrison e desenhada por vários artistas. A Panini publicou a saga em 8 revistas, contendo as histórias de abertura e encerramento e as mini-séries em 4 partes dos sete personagens principais, na ordem em que foram lançadas originalmente nos EUA.

É uma história sensacional e complexa, na qual os 7 soldados do título têm que deter a invasão dos sheedas, uma raça que sobrevive ceifando(adoro esta palavra) a cultura e todas as conquistas de outras civilizações. Durante as mini-séries, os 7 soldados nunca se encontram, mas suas histórias se cruzam em muitos momentos, dando um sentido de unidade que aparentemente parece não existir.

Há referências de todos os tipos escondidas ao longo das histórias, e muitas delas acabariam se perdendo se não fosse a seção “Intersecções”, publicada ao final de cada volume nas edições da Panini. Esta seção serviu de guia para estas referências e para os cruzamentos entre as séries. E grande parte da diversão foi ler a coluna e voltar à edição anterior para conferir algumas das ligações deixadas por Morrison.

A seguir, um pequeno perfil de cada um dos 7 Soldados:

Zatanna – a mais famosa entre os personagens da saga. Membro da Liga da Justiça, ela teve grande participação na saga “Crise de Identidade”. Em 7 Soldados, vemos a mágica passando por um momento de dúvida em relação à sua carreira de super-heroína.













Cavaleiro Andante – Um dos cavaleiros da Távola Partida, Justin e seu cavalo alado Vanguarda são os únicos sobreviventes do ataque dos sheedas à Camelot. Para escapar da morte, ele acaba viajando no tempo e vindo parar na Los Angeles dos dias de hoje.













Klarion, o Menino-Bruxo – Klarion é um jovem bruxo que vive na Cidade-Limbo, oculta nos subterrâneos da Terra. Ao lado de Teekl, seu gato, com o qual tem uma ligação mental, ele anseia por conhecer outros mundos e desafia as antigas tradições de seu povo(que, descobrimos depois, é parte sheeda, parte humano).














Guardião de Manhattan – o ex-policial Jake Jordan é contratado pelo jornal “Guardião de Manhattan” para ser um misto de super-herói e jornalista, enfrentando e também registrando as ameaças ao povo de Nova York.















Senhor Milagre – o mestre das fugas apresentado aqui não é o mesmo do Universo DC tradicional, pelo que pude entender. O Sr. Milagre de 7 Soldados é Shilo Norman, e confesso que não entendi muito bem a relação dele com Darkseid e os Novos Deuses.













Projétil – após um acidente que matou seu marido, Alix Harrower vira – contra a vontade – a heroína Projétil, dotada de uma pele metálica e invulnerável, tornando-se assim uma espécie de “bala humana”.













Frankenstein – o conhecido monstro formado por partes de corpos humanos, ressurge nos tempos atuais para continuar sua ancestral e sangrenta luta contra os sheedas.

No comments: