4/30/2021

Raya e o Último Dragão

 

Bom o filme "Raya e o Último Dragão"("Raya and the Last Dragon", 2021, Dur.: 107 min., Dir.:  Don Hall e Carlos López Estrada), que conta a história de Raya, uma guerreira que precisa reunir os pedaços da Joia do Dragão para salvar seu mundo - Kumandra - de criaturas malignas e finalmente unificar todo o povo. 

Em sua jornada ela conta com a ajuda de alguns poucos sobreviventes, como a simpática dragoa Sisu, e precisa superar uma antiga rivalidade com a também lutadora Namaari. A animação tem um visual espetacular(com destaque para os dragões) e um final que entrega uma bela mensagem. Nota: 7,5. 


Shazam! 11


Bom o número 11 de "Shazam!", que começou mostrando os integrantes da família Marvel em um breve conflito depois que Freddy Freeman pede Mary em namoro e um protetor Billy Batson reage violentamente à situação. Ela nega - dizendo não estar pronta para ter este relacionamento - e o Capitão Marvel Júnior decide deixar a cidade por um tempo. O mago Shazam assume o nome de Jebediah e disfarça-se como o avô de Billy. 

E, finalmente, o Sr. Cérebro("Mister Mind" no original, uma larva vinda de Vênus que possui vastos poderes telepáticos) deixa a cabeça de Sinclair Batson e passa a controlar Ebenezer. Depois, vemos Diana retornando para Themyscira, onde enfrenta Circe brevemente e recebe de Hipólita a confissão de que o torneio que escolheu uma nova Mulher-Maravilha foi criado apenas para poupar a sua vida. Enquanto isso, o Mago Branco(Asquith Randolph) assumiu uma poderosa forma demoníaca e transformou a Mulher-Leopardo e a repórter Cassie Arnold em suas servas.


A história que fechou a revista mostrou Oliver Queen sacrificando-se e explodindo o avião que carregava a bomba mutagênica, salvando assim Metrópolis da destruição. Cabe então ao Superman revelar a triste notícia para os demais heróis. Após testemunhar a morte de seu pai, Connor Hawke(que virou o novo protagonista do título) conversa com a Canário Negro e homenageia-o disparando uma flecha na floresta que fica próxima ao mosteiro onde eles se conheceram. 


Nas páginas finais, veio ainda um anúncio informando que o próximo número da revista será o último. "Shazam!" foi substituída por "Os Melhores do Mundo", revista que teve como carro-chefe a nova versão da Liga da Justiça roteirizada por Grant Morrison. 


4/29/2021

Falcão e o Soldado Invernal

 

Boa a série "Falcão e o Soldado Invernal", que em seus seis episódios mostrou a dupla formada por Sam Wilson e Bucky Barnes enfrentando os terroristas Apátridas e também recuperando o escudo de Steve Rogers, que o governo norte-americano havia repassado para o instável militar John Walker(Wyatt Russell). 

Após conhecer a trágica história do supersoldado negro Isaiah Bradley(Carl Lumbly), Sam decide ficar com o escudo e torna-se o novo Capitão América, com um uniforme idêntico ao que foi visto nos quadrinhos. O seriado foi marcado por cenas de ação grandiosas e terminou com os Apátridas - grupo que era liderado por Karli Morgenthau(Erin Kellyman) e até tinha uma causa justa(cuidar das pessoas que ficaram refugiadas após o retorno dos que haviam sido apagados por Thanos) - sendo quase todos mortos.

 

Outros personagens que dividiram os holofotes com os protagonistas foram o Barão Zemo(Daniel Brühl), que deixou a prisão por um tempo para caçar os Apátridas junto com os heróis, e Sharon Carter(Emily VanCamp), que estava vivendo em Madripoor e acabou sendo perdoada por ter ajudado Rogers e companhia durante o filme "Capitão América: Guerra Civil". 


O que nem Sam nem o governo sabem é que Sharon é a Mercadora do Poder, uma negociante de armas e equipamentos que utilizará este novo status para continuar auxiliando os vilões. Já John Walker, que matou um dos Apátridas na frente das câmeras, foi recrutado pela Condessa Valentina Allegra de Fontaine(Julia Louis-Dreyfus) e continuará agindo, agora usando o codinome Agente Americano. 


Uma possível segunda temporada poderia explorar as ações do novo Capitão América, de Bucky(que deixou para trás os traumas de seus tempos como Soldado Invernal) ou do time que está sendo montado pela Condessa, e já tem em Sharon Carter uma vilã relevante. Vamos esperar para ver qual será o próximo passo de todos esses personagens dentro do UCM. 


* Só faltou mencionar a participação das Dora Milaje, que surgiram para garantir que Zemo fosse levado de volta para a prisão após ajudar Sam e Bucky a localizar os Apátridas.


Shazam! 10

 

Bom o número 10 de "Shazam!", que começou com uma história - escrita por Chuck Dixon e desenhada por Jim Aparo e Rodolfo Damaggio - que saiu na centésima edição do segundo volume do título estrelado pelo Arqueiro Verde nos Estados Unidos. Na trama, a Tropa Éden parte em um avião para liberar o germe Mutajek 99 sobre Metrópolis, o que causará a destruição da cidade. 


Oliver Queen e um segundo agente infiltrado pela ASN(Agência de Segurança Nacional) entre os bandidos tentam impedir a detonação da bomba, que tem um ativador duplo, que só explodirá quando as duas pessoas tirarem as mãos dos gatilhos. Após um breve tiroteio, Hyrax ativa um dos gatilhos antes de morrer e Oliver - que também foi baleado - fica com o braço preso no segundo. Neste momento, o Superman aparece no avião para investigar o que está acontecendo. 

Neste momento, a história mostra Connor Hawke e Eddie Fyers em ação indo questionar Callendar - o chefão da ASN - sobre o paradeiro de Oliver. Contando com a ajuda de Camorouge, eles conseguem descobrir onde seu amigo está e por pouco não interceptam o avião da Tropa Éden. O trio, então, embarca em uma segunda aeronave e passa a seguir o voo dos terroristas. 


Superman e Oliver tentam em vão encontrar uma solução para o dilema envolvendo a bomba, e a história termina com o "azulão" cogitando amputar o braço de seu companheiro para salvá-lo e também poupar Metrópolis dos efeitos do Mutajek. Depois tivemos uma história que mostrou Ártemis e Diana em conflito, com a nova Mulher-Maravilha(irritada por não ter sido aceita na Liga da Justiça) questionando todas as ações tomadas por sua predecessora. 


Logo em seguida Ártemis vai atrás de Julianna Sazia mas quase é morta em uma armadilha deixada pela mafiosa em sua casa. Após uma nova briga, Diana revela para sua irmã que ela vinha sendo manipulada por seus patrocinadores em Nova York e diz que voltará para Themyscira em busca de respostas para todas as situações que enfrentou recentemente. Fechando a revista, vemos a família Marvel encarando sua derradeira batalha contra a infernal Blaze. 

Enquanto o Capitão Marvel e Mary Marvel foram ao Hades resgatar Shazam(que fez mais revelações sobre sua relação com Fawcett City e C. C. Batson), o resto do time lutou contra a mulher-demônio e Adão Negro. Com a ajuda de Satanus(que, assim como Blaze, é filho do mago), Mary teve tempo ainda para libertar Sarah Primm de seu sofrimento no reino demoníaco. 


De volta à Terra, Íbis, Shazam e os heróis combinaram seus poderes para aprisionar Blaze dentro da Pedra da Eternidade junto com as Três Faces do Mal. Adão Negro também ajudou a conter os seres malignos e, por causa disso, foi poupado do cárcere na Pedra por Íbis, que enviou-o para "uma estrela distante". Cansado da vida em sua caverna, o mago Shazam deixa Íbis em seu lugar como guardião da Pedra e vai para Fawcett City junto com o resto da família Marvel. Toda esta saga, aqui concluída, foi bem legal de ler. 

4/28/2021

O Mistério de Block Island

 

Bom o filme "O Mistério de Block Island"("The Block Island Sound", 2020, Dur.: 99 min., Dir.: Kevin McManus e Matthew McManus), que mostrou dois membros da mesma família sendo controlados por uma força externa e agindo de forma bastante estranha. O começo é um pouco chato, o que depois foi compensado pelas boas e empolgantes cenas finais. Nota: 6,5. 

Shazam! 9

 

Gostei da edição 9 de "Shazam!", que começou mostrando Mary Marvel recitando um feitiço deixado por Shazam para ressuscitar o Sagrado Íbis, um antigo aliado do mago. Íbis usa o seu cetro mágico para mandar Adão Negro para o Hades e para dar poderes para o Sr. Dudley e o Sr. Malhado, que passa a manter definitivamente a sua forma humanóide. Ele também convoca a ajuda do Homem-Bala, e todo o grupo vai combater os Sete Inimigos da Humanidade, que haviam dominado o Capitão Marvel

Os heróis capturam e levam os Sete Inimigos de volta para suas prisões na caverna de Shazam, e Íbis revela para Mary e os demais que o Sr. Malhado estava atuando sob as ordens de Lorde Satanus, o irmão e grande desafeto de Blaze. Enquanto a mulher-demônio continuava tentando libertar as Três Faces do Mal da Pedra da Eternidade, Adão Negro encontrou sua irmã sendo torturada no Hades e mostrou-se bastante irritado com a responsável por este castigo(sua antiga aliada Blaze). 


Esta foi mais uma aventura bem legal produzida pela dupla Jerry Ordway e Pete Krause. Depois, vemos Ártemis enfrentando mais um grandalhão genérico(Involuto, o Conquistador) e Diana lutando contra o Coringa, que a paralisa com uma droga rara. Ela usa a música caótica de Pan para libertar-se e consegue derrotar o Palhaço do Crime. No final, a Mulher-Leopardo derrota o Mago Branco(que trabalhava para Paulie Longo) e Julianna Sazia assassina seu grande rival na busca pelo controle da cena criminosa de Boston. 


Depois de uma matéria que falou sobre a vida da Mulher-Leopardo(Bárbara Ann Minerva), o gibi encerrou-se com mais uma aventura do Arqueiro Verde. A Tropa Éden consegue explodir a represa e Arsenal abandona Connor e Fyers e desiste de tentar ajudar Oliver Queen. 


Verônica Dale usa a bactéria russa Mutajek 99(que destrói produtos compostos por petróleo ou, de forma mais simples, "devora plásticos") para destruir uma antiga fábrica e fala para Oliver que seu próximo alvo será a cidade de Metrópolis. Os membros da Força da Liberdade tentaram deter Queen e sua falsa aliada mas tiveram suas armaduras destruídas pelo "germe". 

4/27/2021

Shazam! 8

 

Boa a edição 8 de "Shazam!", que trouxe uma história repleta de informações que contou as origens do mago Shazam(que recebeu seus poderes para combater o mal na Terra após fazer um pacto com vários deuses) e do Adão Negro(cujos poderes foram roubados de divindades egípcias). Shazam está preso no Hades, onde é torturado pela mulher-demônio Blaze, que revela que pretende dominar a Torre do Destino. 

Para alcançar este objetivo, ela quer usar o poder do demônio conhecido como "Três Faces do Mal"(terror, pecado e perversão), que está aprisionado na Pedra da Eternidade. Enquanto isso, Mary Marvel(ainda sem conseguir voltar para a forma humana) contou com as ajudas do Sr. Malhado e do Sr. Dudley para chegar até o lar do mago, onde eles encontraram um sarcófago egípcio que contém um cetro mágico e ostenta o símbolo do "Sagrado Íbis". 


Na sequência, tivemos uma matéria legal com os bastidores da criação de uma história em quadrinhos e mais uma aventura do Arqueiro Verde, que usa a abordagem(que era falsa) dos agentes do FBI para infiltrar-se no grupo de ecoterroristas, estabelecer uma parceria com a líder Hyrax(Verônica Dale) e participar do ataque à uma usina hidroelétrica em construção. Ele é contatado por seus aliados(Connor, Arsenal e Fyers), mas os rechaça e enfrenta para não estragar seu disfarce.


A aventura também mostrou a Força da Liberdade capturando Camorouge. Fechando o gibi, o Coringa oferece seus serviços para Julianna Sazia e ataca as forças de Paulie Longo. Já Ártemis enfrenta e derrota o Explorador, um bandido que estava escravizando mulheres vietnamitas. Diana vai confrontar Sazia e fica frente a frente com o Coringa, que amarrou vários explosivos em seu peito. 


Vigiados

 

Regular o filme "Vigiados"("The Rental", 2020, Dur.: 88 min., Dir.: Dave Franco), que mostrou dois casais alugando uma casa para passar o final de semana e descobrindo que estavam sendo vigiados por câmeras escondidas. Os protagonistas tomam várias decisões equivocadas, que levam ao trágico e bom final. No elenco, destaque para a participação de Alison Brie. Nota: 6. 





4/26/2021

+Bobagens

 






Esta pegou pesado, mas é hilária. 


DC vs. Marvel 4

 

Ruim a edição 4 de "DC vs. Marvel", que trouxe a fraca conclusão da minissérie, em uma história escrita por Peter David e desenhada por Claudio Castellini e Dan Jurgens. No começo da aventura, vemos o Garra das Trevas e o Supersoldado(fusão do Capitão América e do Superman) perseguindo o Hiena(mistura do Coringa com o Dentes-de-Sabre) no Universo Amálgama que foi criado e está sendo mantido pelo Tribunal Vivo e o Espectro.

O Mendigo(cujo norme é Morty) entrega o resto de seu poder para o Acesso, que retira do Garra das Trevas e do Supersoldado os últimos resíduos dos universos originais para que os guardiões cósmicos(Espectro e Tribunal Vivo) possam restaurar o universo onde os personagens estavam coexistindo sem estar misturados. Neste novo cenário, o Hulk e o Superman afugentam o Toupeira da Batcaverna, o Superboy e o Homem-Aranha confrontam o Rei do Crime, Robin e Jubileu namoram em Veneza e todos os demais heróis lutam contra a dupla Darkseid e Thanos no Central Park. 

A guerra entre dois Irmãos continua, e o Acesso leva o Capitão América e o Batman até o lugar da disputa para que eles ajudem o Espectro e o Tribunal Vivo a contê-los. Com a existência prestes a ser destruída pela batalha, os Irmãos veem as honradas essências de Steve Rogers e Bruce Wayne e decidem fazer as pazes. Com isso, tudo retorna ao normal e os universos voltam a existir de forma separada. 

Achei esta fraca resolução para a trama ainda pior do que os questionáveis resultados de algumas das batalhas entre os personagens da Marvel e da DC. Sem a menor dúvida, os leitores das duas grandes editoras de super-heróis mereciam um crossover muito melhor do que este. A revista foi concluída com fichas dos escritores, desenhistas e arte-finalistas que produziram as histórias. 


Barbie Girl


 

4/25/2021

Marvel vs. DC 3

 

Regular a edição 3 de "Marvel vs. DC", que foi escrita por Ron Marz, desenhada por Dan Jurgens e Claudio Castellini e trouxe o final do torneio entre as duas editoras, que é vencido pela Marvel por 6 a 5. A primeira batalha mostrou o Robin(Tim Drake) derrotando Jubileu. Na sequência, o Surfista Prateado vence o Lanterna Verde(Kyle Rayner) e Elektra nocauteia a Mulher-Gato. 

Depois, vemos Peter Parker(que, na verdade, era seu clone Ben Reilly) dando uma cantada em Lois Lane e descobrindo que a intrépida repórter estava noiva de Clark Kent. No beco, o mendigo libera o poder contido em Axel Asher e transforma-o em Acesso, o novo guardião do portal entre os dois universos. De volta às lutas, vemos Wolverine derrotando Lobo de forma bem ridícula, já que o czarniano é muito mais poderoso que o x-man. 


O que explica o polêmico resultado é que este foi um dos duelos decididos pelos fãs, e na época os X-Men eram extremamente populares. Outra batalha votada pelos fãs foi a que mostrou Tempestade vencendo a Mulher-Maravilha, o que também é bem questionável. Diana abriu mão de Mjolnir para lutar, mas mesmo assim eu considero-a como a favorita nesta peleja. 

A seguir, tivemos o Homem-Aranha batendo o Superboy e o Superman derrotando o Hulk, após ambos terem enfrentado o vilão Metallo em Metrópolis. Depois, vemos o Batman saindo-se vitorioso contra o Capitão América em uma luta que desenrolou-se nos esgotos de Manhattan. Após o quebra-pau, eles vão parar no beco e Acesso tenta em vão usá-los para salvar as duas realidades. 

No final, os dois Irmãos acabam sendo mesclados em apenas um, o Universo Amálgama, que também ganhou uma minissérie em quatro partes, que mostrava personagens da DC misturados com os da Marvel, como por exemplo o Garra das Trevas(Batman +  Wolverine) e a Amazona(Tempestade + Mulher-Maravilha). Só para encerrar, faltou dizer que as vitórias do Superman, do Homem-Aranha e do Batman também foram decididas pelo público. Mesmo não podendo ser considerada boa, esta foi a edição mais divertida da minissérie até aqui. 

O Combate Paranormal

 

Fraco o filme "O Combate Paranormal"("Crawlspace", 2013, Dur.: 86 min., Dir.: Justin Dix), que mostrou uma equipe de soldados de elite atacando uma instalação secreta e tendo que enfrentar as cobaias dos experimentos feitos no local, que possuem poderes paranormais. Temos muita gritaria, cenários escuros e um amontoado de clichês. Passe longe! Nota: 4,5.