4/01/2021

Shazam! A origem do Capitão Marvel

 

Boa a edição "Shazam! A origem do Capitão Marvel", lançada pela Abril em dezembro de 1996. Nela, acompanhamos como o jovem órfão Billy Batson tornou-se o Capitão Marvel(na época o herói ainda era chamado assim), detentor dos grandes poderes do mago Shazam. A trama iniciou mostrando os pais de Billy(os arqueólogos Clarence Charles(C.C.) e Marilyn(Lyn) Batson) entrando no Templo de Ramses II no Egito e sendo assassinados pelo ganancioso Theo Adam, que toma posse de um colar de escaravelho encontrado no local e dá um sumiço na pequena Mary, filha mais nova do casal.

Cortamos então para Fawcett City, onde Billy vende jornais à noite e é levado por um estranho(que mais tarde descobrimos ser o espírito de seu pai) até o metrô, onde ele pega um trem que o conduz à uma caverna mágica que é habitada por Shazam e abriga estátuas que representam os "sete inimigos mortais do homem": orgulho, inveja, cobiça, ódio, egoísmo, preguiça e injustiça. 

O mago Shazam estava à procura de um substituto, vaga que é aceita de forma relutante por Billy, que para transformar-se no poderoso Capitão Marvel precisava apenas pronunciar a palavra "shazam". O Capitão possui a sabedoria de Salomão(essencial para que uma criança como Billy conseguisse controlar suas novas habilidades), a força de Hércules, o vigor de Atlas, o poder de Zeus, a coragem de Aquiles e a velocidade de Mercúrio. 


Em sua primeira missão como o novo herói, o Capitão enfrenta Adam e três capangas que, a mando do maligno empresário Thaddeus Silvana, planejavam explodir uma rádio e assim silenciar as acusações feitas por emissários egípcios que o ligavam à morte dos Batsons. Após escapar de Billy, Adam percebe que o raio em seu uniforme é o mesmo encontrado na tumba egípcia e usa o colar de escaravelho para acessar o poder de um feiticeiro antigo e virar o Adão Negro

O vilão, então, corta relações com Silvana(colocando fogo na sede de sua empresa) e vai atrás de Marvel, com quem tem uma longa e brutal batalha, que é encerrada quando Billy retira o colar do peito de Teth-Adam(denominação que é usada apenas uma vez, pelo mago Shazam). Com a derrota de Adão Negro, Batson estava pronto para abrir mão dos poderes, mas desiste da ideia após ficar sabendo que sua irmã Mary estava viva e precisava ser encontrada. 

A aventura termina assim, com Adam preso(e mudo graças ao mago Shazam, que assim impediu-o de transformar-se), Silvana na rua da amargura e o Capitão Marvel estabelecido como o protetor de Fawcett City. Faltou citar ainda a existência do tio Ebenezer(que ficou com o dinheiro de seu meio-irmão e expulsou Billy de casa) e a presença do boneco do tigre(animal sempre relacionado com Marvel), que pertencia à Mary e serviu de esconderijo para uma parte do colar de escaravelho(quando Lyn tentava fugir da ira de Adam). 

Com roteiro e arte de Jerry Ordway, esta foi uma revista bem divertida de ler e que saiu dois meses após o lançamento da série mensal do personagem, que durou 13 edições no total. 



No comments: