9/02/2016

X-Men: Massacre 1


Bom o primeiro volume de "X-Men: Massacre", coleção em 4 partes que reuniu em ordem cronológica todas as aventuras da saga que movimentou todo o Universo Marvel em 1996. Na época em que o megaevento foi publicado aqui no Brasil eu tinha dado um tempo na leitura de gibis, então nunca cheguei a ler a história na íntegra, embora já tenha colocado em dia as principais partes.


Este volume trouxe ao todo nove histórias, incluindo o bom especial "Massacre: X-Men", que deu o pontapé inicial para a saga e mostra os X-Men enfrentando e sendo derrotados pelo Massacre, uma entidade psíquica surgida da união dos "lados negros"(frustrações, medos, raiva acumulada, derrotas, etc.) de Magneto e do Professor Xavier e que tomou conta da mente e do corpo do fundador dos X-Men.


A equipe principal nessa época era formada por Homem de Gelo, Míssil, Wolverine, Gambit, Tempestade, Bishop, Ciclope, Fênix e Fera(que havia sido sequestrado e substituído por sua versão da "Era do Apocalipse", que logo une-se ao vilão). Outros x-men que aparecem e têm participação relevante neste volume são Psylocke, Arcanjo, Vampira e Joseph(a versão mais jovem de Magneto).

A história que abre o volume mostra o vilão tentando - em vão - recrutar Jean Grey para a sua causa. Depois, vemos o Fanático indo pedir ajuda aos X-Men e sendo destruído pelo Massacre, em fatos que antecedem o seu primeiro combate contra a equipe. Na sequência, os Vingadores chegam à Mansão de Xavier(que, claro, já havia sido destruída) e ficam a par da ameaça deste poderoso oponente.


A aventura seguinte mostra Vampira e Joseph unindo-se ao exército de heróis que é formado para confrontar o vilão. Apesar de toda essa oposição, o Massacre não precisa suar muito para deter as forças combinadas de X-Men, Vingadores e Quarteto Fantástico e abduzir o pequeno Franklin Richards, personagem que desempenha um papel importantíssimo na saga.


As duas partes finais mostram o Hulk tendo a sua mente dominada pelo Massacre e sendo enviado para acabar com a vida de Cable, que só consegue sobreviver graças à uma providencial ajuda da x-man Tempestade. Mesmo apresentando alguns momentos chatos, a história até aqui fluiu bem e contou com bons desenhos(de nomes como Andy Kubert, Mike Deodato, Adam Kubert, Dan Green, Bob Wiacek e Ian Churchill).


Os principais roteiristas são Mark Waid e Scott Lobdell, mas Jeff Loeb, Peter David e Tom DeFalco também marcam presença. Para fechar, fica a constatação de que vários heróis ganharam visuais horríveis nos anos 90, mas nenhum deles é pior que a Vespa, totalmente descaracterizada com um bizarro e lamentável visual de inseto.

No comments: