9/01/2016

Coleção Histórica Marvel: Os X-Men 8


O volume 8 da "Coleção Histórica Marvel" dos X-Men começou trazendo os três primeiros números da série dos Novos Mutantes, em histórias produzidas pelos criadores do time: Chris Claremont e Bob McLeod. A formação original da equipe contava com Míssil(Sam Guthrie), Mancha Solar(Roberto da Costa), Miragem(Danielle Moonstar, cujo codinome original era Psique), Lupina(Rahne Sinclair) e Karma(Xian Coy Mahn).

Estas histórias são interessantes e funcionam, pois conseguem explorar bem as relações entre os jovens mutantes, que tem personalidades completamente diferentes e ainda não sabem como controlar seus poderes, fato que acaba gerando inúmeros atritos dentro das dependências da Escola Para Jovens Superdotados do Professor Xavier.


As tramas apresentam os primeiros treinamentos dos heróis novatos(com a clássica prova de conseguir cruzar a Sala de Perigo), trazem um confronto contra os Sentinelas(sempre eles, aqui com um visual bem esquisito) e mostram a jovem rainha da Ninhada que infectou o corpo do Professor Xavier tentando matar Dani Moonstar(que, graças aos seus poderes, conseguiu detectar a presença maligna da criatura).


A corajosa índia cheyenne que mais tarde lideraria a equipe acaba sendo o grande destaque desta primeira leva de aventuras(que trazem coadjuvantes de peso como Illyana Rasputin, Moira MacTaggert, Stevie Hunter e Banshee). Legião, o filho de Xavier, também é citado; e a ameaça do Clube do Inferno também faz-se presente na figura de Sebastian Shaw.

Na sequência, temos a história(escrita por Claremont e desenhada por Paul Smith) que mostra os X-Men retornando à Terra após a épica aventura espacial mostrada no volume anterior desta coleção. Os X-Men conhecem os Novos Mutantes e após uma rápida e intensa batalha conseguem derrotar a Rainha da Ninhada que tomou conta do corpo de Xavier e planejava usar seus poderes mentais para dominar o planeta.


Graças à tecnologia shiar e dos Piratas Siderais, a mente do Professor Xavier é preservada e transferida para um corpo clonado, que permite inclusive que ele volte à andar por um breve período. Os desenhos de Smith nesta aventura estão ótimos, e o final mostra o recuperado Xavier tomando uma das piores decisões de sua vida: transferir Kitty Pryde dos X-Men para os Novos Mutantes.


A seguir, temos três histórias(escritas por Claremont, com arte de Marc Silvestri) que mostram mais uma investida da Ninhada contra a Terra e os X-Men, já na fase australiana da equipe. Uma nave da Ninhada chega ao planeta e o paramédico Harry Palmer vira um hospedeiro dos aliens e começa a colocar ovos em mutantes, que passam a atuar como soldados da predadora espécie.

Os X-Men rastreiam os alienígenas e entram em confronto contra eles na cidade de Denver, que logo é transformada num grande campo de batalha. Wolverine mais uma vez é infectado, e Psylocke e Vampira são hipnotizadas pela criatura da Ninhada conhecida como Tentadora.


Aos poucos os X-Men vão levando a melhor sobre a Ninhada, e o combate acaba chegando à um culto conduzido pelo reverendo William Conover, um raro defensor dos direitos mutantes. O fator de cura salva Logan mais uma vez, e ele acaba sendo o responsável pela execução de Palmer, o líder da ofensiva da Ninhada.


O Reverendo Conover acredita que o poder de sua fé curou Wolverine, e nem ele nem os X-Men desconfiam que sua esposa - Hannah, uma mulher que sofria de artrite mas é milagrosamente curada desta condição - tornou-se a nova hospedeira de uma rainha da Ninhada.


Este arco foi muito bem desenhado por Silvestri, trouxe muita ação e encerrou com chave de ouro esta bela coleção de 4 volumes lançada pela Panini. Longa vida aos X-Men!!!


No comments: