9/21/2016

X-Men: Massacre 4


O quarto e último volume de "X-Men: Massacre" tem 268 páginas e começa com uma história do Quarteto Fantástico que eu já tinha comentado aqui no blog no post sobre a edição 80 da revista do "Wolverine". Depois, vem uma boa aventura dos X-Men(escrita por Scott Lobdell e desenhada por Andy Kubert) que dá foco ao personagem Joseph e mostra o Massacre vasculhando a mente de seu prisioneiro Nate Grey.

Após descobrir todos os fatos acontecidos durante a saga "A Era do Apocalipse", o vilão decide acabar também com os mutantes e não apenas com os humanos. Enquanto o Quarteto Fantástico e os Vingadores planejam sua ofensiva final, Charles Xavier confronta o Massacre por conta própria e Ciclope ordena que os X-Men ajudem - em segredo - o seu antigo mentor nesta perigosa empreitada.


A terceira história traz o especial "Onslaught: Marvel Universe", que mostra a batalha final dos heróis contra o vilão em Nova York. Com textos de Scott Lobdell e Mark Waid e desenhos de Adam Kubert e Joe Bennet, a história mostra os X-Men atacando o Massacre, e logo contando com os reforços dos Vingadores, do Quarteto Fantástico e do Doutor Destino no combate.

A brutal batalha termina quando o Hulk consegue destruir a armadura do Massacre, que continua a existir como um ser de pura energia psiônica. Para conter esta poderosa ameaça, os heróis um a um começam a sacrificar-se, entrando na forma energética do vilão, que logo em seguida é destruída por um ataque conjunto dos X-Men.


Nate Grey e Franklin Richards conseguem sair a tempo de dentro do Massacre, e o filho de Reed e Sue Richards acaba salvando todos os heróis, que são abrigados dentro de uma dimensão compacta artificial. Após viver várias aventuras neste novo universo, eles acabariam retornando para o Universo Marvel regular.


Esta história é bem legal, e obviamente acaba sendo o grande destaque deste encadernado. Na sequência, temos uma história que mostra Cable curando-se de seus ferimentos de batalha e duas aventuras dos X-Men que mostram o surgimento da Operação: Tolerância Zero e de seu líder Bastion.

Os mutantes são considerados culpados pela população em geral pelo desaparecimento dos heróis e passam a ser ainda mais perseguidos e odiados. O professor Xavier entrega-se às autoridades e vira um prisioneiro aos cuidados nada humanos de Bastion.


O gibi encerra-se com a edição "The Road to Onslaught", que mostra como a história do Massacre foi contruída ao longo do tempo e das aventuras dos X-Men. As aventuras principais desta saga até que são boas, mas esta história para mim não entra na lista dos grandes momentos dos X-Men e do Universo Marvel, principalmente pelo que veio depois(a controversa fase "Heróis Renascem") e pelas fracas histórias secundárias.

No comments: