Gostei do segundo volume da coleção "Os Fabulosos X-Men: Edição Definitiva", que reuniu mais aventuras dos primórdios dos X-Men, lá nos anos 1960. Estas histórias foram escritas por Roy Thomas e Gary Friedrich e desenhadas por Werner Roth, Jack Sparling, Dan Adkins, Ross Andru, Don Heck, George Tuska, John Buscema, Tom Sutton e John Verpoorten.
A primeira trama mostrou os X-Men enfrentando o Gafanhoto(alcunha do Dr. August Hopper) e seus insetos gigantes. Enquanto isso, Jean Grey - atendendo a uma decisão de seus pais - deixa a Mansão X e vai estudar numa universidade próxima. Na segunda história o time de Xavier enfrentou o caçador de joias El Tigre(Juan Meroz) que, no final, une as duas partes de um amuleto e torna-se a reencarnação do deus maia Kukulcán. A conclusão veio na sequência, quando os X-Men foram até a nação de San Rico para confrontar e deter esta poderosa ameaça.
Na próxima história tivemos o retorno de Cal Rankin, o Mímico, que entra para os X-Men e é dominado pelo Mestre dos Bonecos, que planejava jogar o grupo de Xavier contra o Quarteto Fantástico. Esta divertida aventura contou ainda com as participações especiais do Homem-Aranha, Mercúrio e Feiticeira Escarlate. Depois tivemos a estreia de Banshee(personagem que, pelo visto, já nasceu velho), que estava sendo dominado pelo Ogro e tentou sequestrar Xavier e levá-lo para o Fator Três, uma misteriosa organização secreta.
Na introdução Roy Thomas disse que havia planejado que Banshee fosse uma personagem feminina, ideia que foi barrada por Stan Lee mas realizou-se anos depois quando surgiu Syrin, a filha de Sean Cassidy. Na aventura que veio na sequência o Mímico é expulso dos X-Men após mais uma briga com seus colegas. Apesar disso, ele acabou sendo o responsável pela derrota do Superadaptoide, que planejava absorver os poderes de todos os X-Men e usá-los para dominar a Terra.
A história a seguir foi meio esquisita e mostrou os X-Men lutando contra o Bruxo, um mutante com habilidades telecinéticas e hipnóticas que tenta fazer de Jean Grey a sua rainha. Na sequência os X-Men enfrentaram e derrotaram Ralph Roberts, o Homem de Cobalto. Ralph era o irmão de Ted - um amigo de Jean na universidade - e passou a agir como um vilão após sofrer uma pancada na cabeça. Sua armadura, de cor prata e azul, não passava de uma cópia da que é usada pelo Homem de Ferro. Esta aventura também marcou a estreia de Candy Southern, a conhecida namorada do Anjo.
Nas duas histórias que vieram depois vemos os X-Men enfrentando o Fanático, que ficou solto depois que o Professor Xavier tentou libertá-lo da influência de Cyttorak. Cain Marko acabou ficando com os poderes mentais do irmão e só foi detido graças ao Doutor Estranho, que ajudou Scott e Jean a localizarem o rubi sagrado de Cyttorak. Quando colocou as mãos no rubi, um surpreso Marko acabou ficando preso dentro dele. Enquanto isso, um inconsciente Charles Xavier foi capturado pela organização Fator Três. Antes de toda esta confusão envolvendo o Fanático, os X-Men usaram seus poderes de forma discreta para derrotarem a gangue de motoqueiros conhecida como "Os Santos de Satã".
Na história seguinte os X-Men envolveram-se numa disputa entre Toupeira e Tyrannus, depois que este último sequestrou Ralph Roberts(que havia criado uma superliga de cobalto). No fim, os dois vilões foram derrotados e tiveram suas memórias sobre os mutantes apagadas. A trama seguinte mostrou Banshee localizando a base do Fator Três nos Alpes europeus. Ele é capturado, mas antes envia para os X-Men uma misteriosa mensagem que leva-os a um confronto contra o Homem-Aranha, que por coincidência estava passando pelo condado de Westchester.
Os X-Men, então, lutaram contra o novato Mekano(Tom Regal), que não passava de um jovem que pretendia destruir uma biblioteca para chamar a atenção do pai, um grande filantropo. Como gratidão pelos heróis terem salvado a vida do filho, o Sr. Regal acabou financiando a viagem deles para a Europa. As três aventuras seguintes mostraram os X-Men finalmente enfrentando a organização Fator Três e descobrindo que seus adversários são os velhos inimigos Vanisher, Unus, Blob, Mestre Mental e Morfo, que estão sendo comandados pelo misterioso Mutante-Mestre.
Os X-Men enfrentam um falso julgamento, mas escapam da execução e conseguem frustrar os planos inimigos, que consistiam em causar a Terceira Guerra Mundial, que culminaria na extinção de todos os homo sapiens. No fim, o time de Scott Summers e os vilões acabaram unindo-se para derrotar o Mutante-Mestre, que na verdade era um alienígena vindo de Sirius, que manipulou os vilões e queria dominar a Terra, acabando com todos os humanos e mutantes. Banshee e o Professor Xavier foram libertados no meio de toda esta confusão e a trilogia encerrou-se com os vitoriosos X-Men ganhando novos uniformes, que foram projetados pela graciosa Jean Grey.
As edições 38 e 39 do título original trouxeram ainda histórias curtas que mostraram Charles Xavier e Ciclope em ação antes da criação dos X-Men. Depois, os X-Men - com suas novas roupas coloridas - lutaram contra o monstro de Frankenstein, que foi levado até Nova York após ser encontrado no Círculo Ártico por exploradores. O monstro acabou sendo derrotado e os X-Men descobriram que ele na verdade era um androide, deixado na Terra há 150 anos por uma raça alienígena. Na continuação das "origens" do grupo, vemos o Professor e Ciclope lidando com o Valete de Ouros(Jack Winter), um mutante maligno que tinha mãos de diamante e poderes de teletransporte.
Na sequência veio uma aventura em duas partes que mostrou os X-Men lutando contra Grotesko, o Sub-Humano; o último representante de uma outrora poderosa civilização subterrânea. No final, vemos o Professor Xavier(que, aparentemente, já estava bastante doente) sacrificar-se para impedir que o antigo príncipe Gor-Tok usasse uma máquina para destruir a Terra e vingar-se da humanidade(a quem ele, erroneamente, culpava pela morte de seu povo). Nas histórias que complementaram estas edições, acompanhamos Scott Summers e Xavier derrotando Jack Winters, que adquiriu novos poderes e transformou-se no Diamante Vivo. Após subjugar o vilão, Summers ganhou um novo visor de quartzo-rubi, o codinome "Ciclope", e tornou-se o primeiro integrante dos X-Men.
A seguir tivemos uma história em três partes que mostrou os X-Men enfrentando Magneto na ilha que servia de quartel general para o vilão, que na época contava com o auxílio de Groxo, Mercúrio e Feiticeira Escarlate(que estava sem poderes e com a mente abalada). Os heróis são capturados pelo Mestre do Magnetismo, mas o Anjo escapa e vai atrás da ajuda dos Vingadores. No caminho, o x-man voador teve um rápido e estranho confronto contra o Corvo Vermelho, o último representante da raça dos "homens-pássaros". Ciclope também consegue soltar-se e derrota o Mercúrio em uma longa batalha que terminou com a chegada dos Vingadores ao local. Nas histórias curtas aprendemos mais sobre os poderes de Scott Summers e acompanhamos o primeiro encontro do Homem de Gelo com seu futuro companheiro de time.
Os Vingadores(Golias, Pantera, Vespa e Gavião Arqueiro), então, atendem ao chamado do Anjo e vão até a ilha para enfrentar Magneto. O vilão eventualmente acaba sendo derrotado, apesar das inúmeras e irritantes brigas e discussões que acontecem entre os heróis. O encadernado trouxe ainda duas histórias cômicas estreladas pelos X-Men(que foram retiradas da revista satírica "Not Brand Echh"), artes de capas que não foram usadas e alguns desenhos originais. Vale comentar que a qualidade das histórias foi caindo ao longo do livro e os roteiros ficaram bem rasos a partir do momento em que os X-Men ganharam novos uniformes e as histórias principais passaram a ter menos páginas.


























No comments:
Post a Comment