1/21/2026

Estádios com Nomes Poéticos

 Os dez estádios com nomes ou apelidos mais poéticos do Brasil: 








1. Brinco de Ouro da Princesa - estádio do tradicional Guarani, faz referência à cidade de Campinas, que antigamente era conhecida como "A Princesa D´Oeste".


2. Baixada Melancólica - casa do Inter de Santa Maria, o estádio é vizinho de um cemitério e foi construído numa área rebaixada.


3. Moça Bonita - famoso estádio do Bangu. A história mais famosa sobre a origem lembra de Dom Pedro II, que encontrava-se com uma moça bonita no local onde o estádio foi construído.


4. Estrela D´Alva - lar do Guarany de Bagé. O nome homenageia o bairro onde o estádio está localizado e faz referência ao planeta Vênus, que guiava e inspirava os povos antigos.


5. Fonte Luminosa - estádio da Ferroviária(SP). O nome veio de uma antiga praça, que abrigava uma fonte com jatos d´água e iluminação. 


6. Velho Chico - campo do Neópolis, uma equipe de Sergipe que fica no município de mesmo nome. "Velho Chico" é o conhecido apelido dado ao Rio São Francisco. 


7. Joia da Princesa - este fica em Feira de Santana, na Bahia. Assim como em Campinas, lembra dois apelidos da cidade: Princesa do Sertão e Princesa do Oeste. 


8. Estádio dos Ventos Uivantes - é o apelido do campo da Portuguesa, da Ilha do Governador, no Rio de Janeiro. Há fortes ventos no local, assim como acontece no "Morro dos Ventos Uivantes", estádio que fica em Cruz Alta(RS).


9. Estádio dos Aflitos - o famoso estádio do Náutico ganhou este nome por ficar em um bairro no Recife que tinha uma igreja e um cemitério que eram usados por pessoas marginalizadas. 


10. Morada dos Quero-Queros - o estádio fica em Alvorada(RS) e lembra das aves que são comuns em todo o estado do Rio Grande do Sul. Os bichos estão sempre presentes em vários campos de futebol. 

No comments: