7/23/2016

Stranger Things


Atenção, contém spoilers!

Muito boa a série "Stranger Things", que está sendo exibida pela Netflix. Com apenas 8 episódios em sua primeira temporada, dá para assistir tudo em apenas um dia, ainda mais porque os capítulos são bem viciantes. A história se passa nos anos 80 e bebe em várias fontes, como "E.T.", "Fringe", "O Nevoeiro" e "Alien".


A envolvente trama mostra a pequena cidade de Hawkins sendo atacada por uma letal criatura de outra dimensão, que veio para cá através de um portal aberto graças à um experimento secreto conduzido pelos militares. Logo em sua primeira noite de caçada, o monstro adbuz o menino Will Byers(Noah Schnapp), cujo desaparecimento mobiliza a polícia e toda a população local.

Os três melhores amigos de Will - Mike(Finn Wolfhard), Lucas(Caleb McLaughlin) e Dustin(Gaten Matarazzo) - também vão à luta para encontrá-lo, e acabam conhecendo a enigmática menina Eleven(Millie Bobby Brown), que tem a cabeça raspada e demonstra possuir poderosas habilidades telepáticas e telecinéticas. Ao longo dos episódios, descobrimos que Eleven foi roubada ainda bebê de sua mãe e era usada como uma arma pelos militares na guerra de espionagem contra os russos.


A jovem "Onze" foi quem descobriu e - sem querer - libertou a criatura em nosso mundo, após ser forçada a entrar em contato com ela telepaticamente pelo Dr. Brenner(Matthew Modine), o responsável pelas pesquisas do laboratório secreto. Provando o gosto da liberdade pela primeira vez, Eleven torna-se amiga de Mike e sua turma e ajuda os meninos na desesperada busca por Will.

Busca esta que é liderada por sua mãe Joyce(Winona Ryder) e pelo xerife Jim Hopper(David Harbour), que aos poucos também vão sendo envolvidos pelos aspectos extraordinários do caso, assim como Nancy(irmã de Mike) e Jonathan(irmão mais velho de Will). Todos os personagens da série foram muito bem construídos, e são seus defeitos, qualidades e dramas pessoais que impulsionam a trama.

O grupo das crianças faz uma verdadeira ode à amizade e é responsável por inúmeras referências à filmes e músicas dos anos 80. Eleven e os meninos brigam, divertem-se e lutam juntos(inclusive contra o bullying, que - sim - já existia 30 anos atrás) e são o grande destaque do seriado, ao lado da obstinada mãe interpretada por Winona Ryder.


Joyce começa a receber mensagens do "mundo invertido" de seu filho Will e não desiste de recuperá-lo mesmo quando todas as provas apontam para a sua morte. A obsessão e "loucura" de Joyce é extremamente divertida e lembra muito o personagem de Richard Dreyfuss em "Contatos Imediatos do Terceiro Grau".

A reta final da série é emocionante, com todos os personagens mergulhados na busca pelo portal para o outro lado e no combate contra o monstro(onde brilha a dupla formada por Nancy(Natalia Dyer) e Jonathan(Charlie Heaton)). O "season finale" não decepciona, amarra muito bem a história e deixa pontas soltas para a já anunciada segunda temporada.


Os poderes de Eleven e esta temática de mundos paralelos podem levar a série por inúmeros caminhos, como já mostrou esta temporada inicial, que teve humor, terror e aventura muito bem distribuídos por seus oito ótimos capítulos.

* E, abaixo, a capa da edição 134 de "Uncanny X-Men", que é bastante citada nos primeiros episódios. Graças aos poderes de Eleven, os X-Men são uma das principais referências trazidas à tona por Mike e companhia.


No comments: