7/05/2016

Penny Dreadful


Chegou ao final a série "Penny Dreadful", após apenas 3 temporadas e um total de 27 episódios. Com um texto inspirado e imagens repletas de sensualidade, sangue e violência, o seriado entra para a história como uma das melhores produções de terror já lançadas na TV.

A segunda temporada mostrou os protagonistas enfrentando um sinistro clã de bruxas e foi a melhor de todas. Acho que os responsáveis pela série não esperavam(ou planejavam) que ela fosse encerrada agora, pois este terceiro ano deixou a impressão de que alguns arcos foram encerrados de forma improvisada e alguns personagens(como a bruxa Hecate) foram descartados de forma prematura.


Apesar disso, o episódio final foi ótimo, com Malcolm(Timothy Dalton), Ethan(Josh Hartnett) e os outros enfrentando Drácula e um exército de vampiros e Vanessa Ives finalmente encontrando a paz que tanto buscou ao longo de sua macabra trajetória. Vanessa - magistralmente interpretada por Eva Green - novamente foi o ponto alto da série, embora ela tenha participado pouco dos derradeiros capítulos.


O episódio que mostra a personagem relembrando a sua passagem pelo manicômio e sendo cortejada por Lúcifer e por Drácula foi uma obra-prima, que por si só já daria uma nota 10 para a temporada. Outro acerto deste ano 3 foi a trama envolvendo John Clare, a criatura de Frankenstein(Rory Kinnear), que teve sua origem revelada e chegou ao final de forma extremamente triste e poética.


Já a parte da história estrelada por Victor Frankenstein(Harry Treadaway), Brona(Billie Piper) e Dorian Gray(Reeve Carney) - que prometia bastante - acabou não sendo desenvolvida de forma satisfatória, e valeu mais pela estética do que pelo conteúdo. A série ainda introduziu um novo personagem - o Dr. Jekyll, de "O Médico e o Monstro" - que infelizmente não teve tempo para ser melhor explorado.

É uma pena que uma narrativa de tamanha qualidade tenha chegado ao fim tão cedo, pois acho que a série ainda merecia pelo menos mais um ano para amarrar perfeitamente os destinos de seus personagens. Como isso não será possível, resta apenas recomendar veentemente todos os episódios da série, que podem ser facilmente degustados em maratonas nem tão longas assim!

No comments: