Gostei da edição 26 de "X-Men", que trouxe as primeiras quatro partes da saga "Mojo Global", que reuniu as equipes dourada e azul em um jogo letal comandado pelo insano Mojo, um dos vilões que eu já não aguento mais ver aparecendo nas revistas. Apesar dessa minha antipatia, devo reconhecer que a trama escrita por Marc Guggenheim e Cullen Bunn e desenhada por Mike Mayhew, Jorge Molina e Marc Laming foi divertida de acompanhar.
Na história, Mojo instala três torres gigantes em Nova York, cria arenas de combate e passa a transmitir os duelos envolvendo os X-Men para toda a Terra. O time formado por Kitty Pryde, Ciclope, Prestígio e Tempestade Sangrenta(que é assassinada por um Sentinela) enfrenta cenários baseados em "Dias de Um Futuro Esquecido", "Gênese Mutante"(onde enfrentam Magneto) e "X-Men vs. Vingadores".
Os três herói são ajudados por Longshot, que nos últimos meses vem roubando grande parte da audiência dos programas de Mojo, o que pode ter causado o ataque do vilão ao nosso planeta. A formação composta por Logan, Anjo, Tempestade e Homem de Gelo primeiro encara uma versão das "Guerras Asgardianas" e logo em seguida é impiedosamente derrotada em um cenário baseado na saga "Programa de Extermínio".
Já a terceira equipe(que tem Jean Grey, Fera, Colossus, Noturno e Jimmy Hudson) começa encarando os demônios de "Inferno" e depois vai para a "Terra Selvagem", onde luta contra várias versões monstruosas dos inimigos dos X-Men. Enquanto os outros personagens do Universo Marvel tentam em vão acabar com as torres de Mojo; Magneto, Polaris e Perigo também entram no jogo e ficam cara a cara com os Carrascos em uma simulação do "Massacre de Mutantes".
Longshot usa suas habilidades como hacker para remover as equipes de Kitty e de Jean de suas arenas e eles logo descobrem que seus colegas supostamente mortos estavam sendo mantidos prisioneiros por Mojo em câmaras de estase. Agora novamente juntos, os X-Men deparam-se com uma nova revelação: Mojo está lançando várias outras torres em Nova York e pretende transformar a cidade em uma nova versão de seu mundo(inclusive reprogramando as mentes dos espectadores terráqueos).
A história, apesar de simples, funcionou por manter seu foco na ação e por relembrar inúmeros momentos, adversários e uniformes clássicos dos X-Men. Vale destacar ainda que a relação entre os jovens X-Men e Magneto deixou de ser um segredo e foi bastante criticada por Kitty Pryde e Rachel Summers.
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