10/19/2016

Os Vingadores contra o fim do mundo


Falarei neste post das últimas seis edições da revista "Os Vingadores" antes da saga "Guerras Secretas". Com texto de Jonathan Hickman e arte de nomes como Kev Walker, Mike Deodato e Stefano Caselli, estas aventuras foram publicadas originalmente nos títulos "Avengers" e "New Avengers" e prepararam o terreno para a criação do Mundo Bélico e do cenário visto na nova versão da icônica saga oitentista.


Os títulos dos Vingadores já há um bom tempo vinham girando em torno das incursões, eventos cataclísmicos em que duas Terras de dimensões diferentes colidiam, causando a destruição de um dos mundos. Após descobrirem sobre estes eventos, os Illuminati(Reed Richards, Fera, Homem de Ferro, Namor, Hulk, Doutor Estranho, Pantera Negra, Raio Negro e - mais tarde - Capitão Britânia) começaram a estudá-los em busca de uma salvação.


Sem conseguir encontrar uma solução, o grupo acabou construindo uma arma para destruir a Terra alternativa envolvida na incursão e assim salvar o seu planeta. O único integrante que teve coragem para usar a arma foi Namor, que acabou expulso pelo colegas e formou um outro time(denominado "A Cabala", formado por vilões de peso como Thanos, Maximus e Terrax) sem maiores escrúpulos que continuou detonando as outras Terras.


Enquanto isso, o Capitão América tomou conhecimento dos planos dos Illuminati e passou a caçar seus antigos aliados, que foram para a clandestinidade. Uma outra trama trabalhada por Hickman avançou oito meses no tempo e mostrou uma desesperada(e suicida) tentativa dos Vingadores(liderada pelo Mancha Solar) de acabar com as incursões em sua origem.


Ao mesmo tempo, o Doutor Destino ficou sabendo das incursões e decidiu criar um plano(envolvendo nomes como o Pensador Louco e o manipulador da realidade Homem Molecular) não para impedi-las, mas para conseguir escapar com vida e ainda sair por cima desta terrível situação.


Abaixo, um breve resumo dos fatos mais importantes relatados nas edições 30 a 35 de "Os Vingadores":

Edição 30 - Os Vingadores da SHIELD(Steve Rogers, Gavião Arqueiro, Maria Hill, Máquina de Combate, Capitão América e Capitã Marvel) tentam capturar os Illuminati na Espanha, num grande confronto que envolve também os times liderados pelo Mancha Solar(que conta com Míssil, Esmagadora, Dobra, Viúva-Negra, Mulher-Aranha e Shang-Chi) e por Luke Cage. A Mulher-Invisível tem uma participação decisiva, e o grande destaque da história em 2 partes vai para as orientações que Reed deixa para a pequena Valéria.


Edição 31 - Os vários times de Vingadores chegam à um acordo e conseguem conter a Cabala usando uma elaborada armadilha envolvendo uma incursão e um planeta morto. Esta primeira história é ótima, e merece destaque a vingança de T´Challa e de Raio Negro contra Namor. Na segunda aventura, Reed revela aos colegas que menos de 24 universos ainda não foram destruídos pelas incursões e Hank Pym retorna de uma excursão pelo Multiverso dizendo que conseguiu encontrar os Beyonders, seres que estão bastante envolvidos na crise enfrentada pelos heróis.


Edição 32 - Na primeira história, vemos Hank Pym relatando suas descobertas para os demais: o Multiverso está sendo destruído pelos Beyonders, poderosas entidades cósmicas responsáveis pelas mortes dos Celestiais, da Eternidade e do Tribunal Vivo. Na segunda história, descobrimos que Namor e o restante da Cabala conseguiram escapar da armadilha dos Vingadores e refugiaram-se na Terra 1610(o "Universo Ultimate"). Lá, eles encontram o jovem Reed, que está ciente das incursões e já matou dezenas de outros mundos. Enquanto isso, o Império Shiar e seus aliados decidem destruir a Terra em busca de salvação.


Edição 33 - O Doutor Estranho vai atrás de Rabum Alal, o Grande Destruidor, ser que pretende entrar em guerra contra os Beyonders, e acaba descobrindo que ele é o Doutor Destino. Reed e o Pantera Negra preparam um "bote salva-vidas"(um projeto idealizado pela pequena Valéria) para escapar da destruição. Enquanto os Vingadores, a Cabala e os Guardiões da Galáxia preparam-se para o fim de tudo, a Terra é cercada pelos shiars e outros impérios galácticos.


Edição 34 - Liderada pelo Gladiador, a frota dos Impérios Galácticos chega para destruir a Terra e assim adiar a incursão final que ameaça todo o Universo. Os Vingadores e os Illuminati juntam forças para tentar evitar a destruição do planeta, e o Homem de Ferro Superior é libertado pelos seus colegas para ajudar nesta difícil empreitada. Na outra história, a equipe formada por Thor, Hipérion, Estigma e alguns outros, atravessa o Universo para enfrentar e tentar deter os Beyonders. A história é bem legal, e a queda dos heróis se dá em grande estilo!


Edição 35 - A revista trouxe 2 aventuras com mais páginas que prepararam o cenário para o início de "Guerras Secretas". Na primeira delas, o Homem de Ferro consegue destruir a frota alienígena que ameaçava a Terra e depois é confrontado por Steve Rogers, que estava ansioso por um acerto de contas com o antigo aliado.


Restam apenas 2 universos ainda vivos, o da Terra 616 e o da Terra 1610, e os personagens de ambos os lados estão prontos para lutarem por sua sobrevivência. Com a aproximação da última incursão e a iminente batalha entre os 2 universos, restou a Reed, T´Challa e cia. organizarem o já citado "bote salva-vidas", que abrigará os melhores cientistas e engenheiros do mundo, que mais tarde terão a dura tarefa de recomeçar a humanidade.


A história contou com os belos desenhos de Kev Walker e Stefano Caselli e terminou de forma épica, com o ataque do "Universo Ultimate", comandado pelo jovem Reed, por Nick Fury e pela Cabala. Na segunda história(também muito boa), vemos como o Doutor Destino e o Homem Molecular conseguiram poder suficiente para ousar um confronto contra os Beyonders.


Os dois relatam toda a sua complicada trajetória para o Dr. Estranho, que une-se à dupla no ataque às poderosas entidades cósmicas. A aventura termina com a chocante revelação de que foi esta batalha que acabou destruindo inúmeras realidades e diminuiu o número de universos para menos de duas dúzias.


Como já havia comentado anteriormente, esta longa fase de Hickman à frente dos títulos dos Vingadores teve seus altos e baixos, mas não dá para negar que a trama cuidadosamente construída por ele ao longo de dezenas de edições é muito boa, e estes arcos finais(que serão continuados em "Guerras Secretas") foram de tirar o fôlego.

No comments: