10/12/2016

O Vórtice Negro(Final)


A edição 16 de "Guardiões da Galáxia" trouxe os dois capítulos finais da saga "O Vórtice Negro", que são narrados e protagonizados por Kitty Pryde, a minha personagem favorita. Nem preciso dizer, então, que gostei da conclusão da trama estrelada por X-Men e Guardiões da Galáxia.


No capítulo doze(escrito por Sam Humphries e desenhado por Paco Medina), os X-Men e os Guardiões continuam enfrentando os Senhores da Matança enquanto Kitty, Jean, Peter Quill e alguns outros trabalham numa forma de impedir que toda a população de Spartax seja devorada pelos infestoides da Ninhada.


A Capitã Marvel chega ao planeta com o Vórtice Negro, sendo seguida de perto pela anciã universal Gara, que relutantemente permite que uma última pessoa use os poderes do espelho para salvar o povo de Spartax. Após muitos debates e algumas desistências, Kitty assume o fardo e entrega-se ao artefato, desenvolvendo assim poderes cósmicos.

Na parte final da saga(escrito por Humphries e desenhado por Ed McGuinness e Javier Garrón), Kitty desenvolve consciência cósmica e consegue controlar o enorme poder que lhe foi conferido pelo Vórtice Negro. Ela usa suas habilidades divinas para libertar Spartax da prisão de âmbar e matar todos os infestoides da Ninhada, acabando assim com o plano maligno desenvolvido pelos vilões.


Os Senhores da Matança fogem do local, J´Son(aprisionado em âmbar) entra para o catálogo do Colecionador e Gara isola-se de todos e torna-se uma guardiã do Vórtice Negro, que não pode ser destruído. A saga deixa ainda duas grandes ameaças para o Universo: Thane(agora turbinado pelo poder cósmico) e Ronan(que buscará vingança - inclusive contra os terráqueos - pela queda de Hala).


Quanto aos heróis, Gamora e o jovem Anjo decidem ficar com o poder cósmico; enquanto os jovens Scott Summers e Bobby Drake, o velho Fera e Groot renunciam às habilidades do Vórtice. Groot e o Homem de Gelo ganham uma nova aparência, enquanto as possíveis mudanças sofridas por Ciclope e Fera não são assim tão óbvias.


A história termina com a também ainda cósmica Kitty Pryde sendo pedida em casamento por Peter Quill. Ela aceita o pedido, para alegria de todos os integrantes dos X-Men e dos Guardiões da Galáxia. Gostei bastante da saga, que teve bons vilões, protagonistas bem carismáticos e foi divertida de acompanhar(o único senão é que a Panini podia ter encaixado as duas partes que saíram em "Universo Marvel" em "X-Men" e "Guardiões da Galáxia", revistas que acomodaram todo o restante da saga).

O gibi foi complementado ainda com mais uma história dos Guardiões que, apesar de ter o nome de "A Melhor História de Todas", não merece um destaque maior do que esta mera mênção aqui feita.

No comments: