5/01/2016

Guerra Civil: O Filme e a HQ


Já falei sobre a versão em quadrinhos de "Guerra Civil" em três posts, que podem ser conferidos nos links abaixo:

http://olhosestranhos.blogspot.com/2015/01/guerra-civil.html

http://olhosestranhos.blogspot.com.br/2008/01/guerra-civil-o-fim.html

http://olhosestranhos.blogspot.com.br/2007/07/guerra-civil.html

Acho que o filme adaptou bem a essência da minissérie, que mostrou dois grupos de heróis em pé de guerra por discordarem a respeito do controle do governo sobre as atividades super-humanas. É claro que seria impossível repetir o grande número de personagens da minissérie no filme, mas a já famosa e inesquecível batalha do aeroporto já vale por todos os quebras mostrados nas HQs.

O filme deu grande destaque ao Homem-Aranha(que, nos gibis, revelou sua identidade secreta ao mundo durante a saga), colocou Homem de Ferro e Capitão América como os líderes das duas facções e acho positivo o fato de não ter apresentado a morte de nenhum personagem. Seria um erro descartar algum dos Vingadores do universo cinematográfico neste momento e a história do filme é tão densa que nem precisou deste artifício em sua conclusão.


O estopim para a Guerra é mais enxuto no filme, mas não deixa de ser tão dramático quanto a versão das HQs. Afinal, inocentes são inocentes. Se nos gibis as ações irresponsáveis dos Novos Guerreiros resultaram nas mortes de várias crianças, no filme os próprios Vingadores acabam sendo os responsáveis involuntários pelas mortes de vários civis(gerando, ainda, um grave incidente internacional).

Outros destaques dos gibis também fizeram falta, é claro, como as participações do Quarteto Fantástico e do Justiceiro ou o uso dos vilões pela equipe do Homem de Ferro. Outros aspectos, como o infame clone de Thor, felizmente não tinham como aparecer na tela grande. Achei também que o final do filme é melhor que o da HQ, pois a desistência do Capitão América foi bem estranha, e o modo como o impasse é resolvido no longa-metragem acabou sendo bem mais adequado.

"Guerra Civil" gerou uma boa HQ(que, em breve, ganhará a sua segunda parte nas edições norte-americanas), um ótimo filme e até mesmo uma versão romanceada que é bem interessante. Esta saga mostra que o velho esquema de colocar os heróis para brigarem entre si tem tudo para ser um sucesso, principalmente quando feito de forma competente, é claro!

No comments: