5/01/2016

Capitão América: Guerra Civil


Muito bom o filme "Capitão América - Guerra Civil"("Captain America: Civil War", 2016, Dur.: 146 min., Dir.: Anthony e Joe Russo), que mostra um confronto entre dois times de heróis comandados por Capitão América(Chris Evans) e Homem de Ferro(Robert Downey Jr.). A trama começa com uma ação dos Vingadores na Nigéria que dá terrivelmente errado depois que uma bomba mata várias pessoas, incluindo alguns membros de uma delegação da isolada nação de Wakanda.


Esta tragédia, somada à toda a destruição vista em Nova York(no ataque de Loki e dos Chitauri) e na Sokóvia(durante o combate contra Ultron), faz com que a ONU crie o "Tratado de Sokóvia", que tem como intenção regulamentar e supervisionar toda a operação dos Vingadores.

Totalmente apoiada pelo Homem de Ferro e rejeitada pelo Capitão, a proposta ganha ainda mais força e carga dramática quando um novo ataque terrorista - atribuído ao Soldado Invernal(Sebastian Stan) - mata o Rei de Wakanda e divide de vez os líderes da equipe.


Para ajudar seu amigo Bucky, o Capitão torna-se um fugitivo e passa a ser apoiado seu parceiro Falcão(Anthony Mackie), pelo "aposentado" Gavião Arqueiro(Jeremy Renner), Homem-Formiga(Paul Rudd) e pela Feiticeira Escarlate(cujos poderes descontrolados causaram - em parte - a ocorrência na Nigéria). Já do lado do Homem de Ferro ficam a Viúva Negra(Scarlett Johansson, extremamente dividida a respeito desta disputa), o Visão(Paul Bettany), Máquina de Combate(Don Cheadle) e os estreantes Pantera Negra e Homem-Aranha(Tom Holland).


O Pantera Negra(Chadwick Boseman) ficou muito bem caracterizado(tanto no uniforme quanto em suas habilidades de luta), e seu envolvimento pessoal fez com que a participação do wakandando na guerra entre os heróis fosse totalmente relevante para a história. O Aranha também ficou muito legal, com um uniforme matador e uma personalidade igual à das HQs, que fez com que ele brilhasse em todas as suas cenas de luta.


As motivações dos personagens foram muito bem trabalhadas e culminaram no grande momento do filme, que por si só já vale o ingresso: a mega batalha no aeroporto. Foi incrível ver todos os heróis usando suas habilidades ao mesmo tempo, com destaque para as impressionantes participações do Aranha, da Feiticeira Escarlate(Elizabeth Olsen) e do Homem-Formiga(que em determinado momento fica gigante e faz com que a batalha fique ainda mais espetacular).

A batalha leva à conclusão da produção, com o Capitão e o Soldado Invernal indo atrás do verdadeiro responsável pela explosão da bomba no encontro da ONU(que vitimou o rei T`Chaka), que traçou um maquiavélico(e um pouco forçado, é verdade) plano para vingar-se dos Vingadores.


Uma última e bombástica revelação do vilão faz com que o Homem de Ferro perca a cabeça(com toda a razão) e trave um sangrento confronto contra Rogers e Bucky, enquanto cabe ao Pantera Negra(já conhecedor de todos os fatos envolvendo a morte de seu pai) a missão de levar o inimigo à Justiça.


O final não decepciona, e deixa os dois times de Vingadores ainda em lados opostos(com Stark do lado da Lei e Rogers sem apoio das autoridades), mas com uma brecha que pode ser utilizada para justificar uma reunião no futuro. O filme tem duas cenas pós-créditos: numa delas vemos o destino de Bucky e, na outra, ganhamos mais um pouco do Aranha em cena, e a promessa de que o aracnídeo voltará em breve.


Merecem destaque ainda a relação com a série estrelada por Peggy Carter, Marisa Tomei como a Tia May, a presença da bela agente Sharon Carter(Emily VanCamp, que não envolve-se fisicamente na batalha do aeroporto mas tem muita importância na história) e a(mais uma vez) divertida participação especial do mestre Stan Lee.


O filme funciona muito bem, todos os personagens brilham em algum momento e as cenas de ação são todas espetaculares. O grande ponto negativo talvez seja a presença do vilão Helmut Zemo(Daniel Brühl), cujo plano é bem macarrônico e meio difícil de comprar. Apesar disso, a história é bem construída e não fica comprometida por este detalhe.


Antes da produção eu estava do lado do Capitão América, e mantenho esta posição, embora dê para dizer que o lado do Homem de Ferro não estava errado, o que também é um dos grandes méritos do divertido filme. A Marvel, mais uma vez, mandou muito bem! Nota: 10.

No comments: