7/07/2021

A Guerra de Luz e Trevas

 

Muito boa a minissérie em seis partes "A Guerra de Luz e Trevas", lançada pela Editora Globo em 1988. Escrita por Tom Veitch e desenhada por Cam Kennedy, a história mostra a trajetória de Lazarus "Laz" Jones, um veterano soldado da Guerra do Vietnã que perdeu as pernas no famoso conflito e - após alguns anos - vai parar em Portal Negro, um mundo de luz no sistema Abraxas que está sendo atacado pelas forças das trevas lideradas pelo maligno Lorde Na. 


Lá, ele reúne-se com seus antigos companheiros de batalha Jesus Muñoz Slaw, Steven J. Huff e o capitão Archibald Engle, que formam a Gangue da Luz, dedicada a combater e exterminar os soldados inimigos, conhecidos como Deadsiders. Slaw, Huff e Engle morreram no Vietnã mas, assim como todos os homens que faleceram em combate na Terra, renasceram para lutar na eterna guerra entre o bem e o mal, a luz e as trevas. 


A trama é bem complexa e brinca com vários conceitos, misturando ciência com misticismo e a brutalidade da guerra com a paz trazida pelo amor. A Galáxia da Luz recebeu ainda as presenças de dois nomes famosos, que representaram o "antigo" e o "novo" dentro da história: Leonardo Da Vinci e Nikola Tesla. 


A requintada aventura termina com Lorde Na sendo derrotado, com Laz alternando sua presença entre os dois mundos e a guerra ainda desenrolando-se, pois uma contenda desta magnitude sempre será eterna. Gostei bastante da arte e as edições trouxeram ainda pequenos textos que apresentaram mais detalhes sobre a Galáxia da Luz. Para terminar, uma curiosidade: a primeira edição custou 10 cruzados novos enquanto que pela última foram cobrados 72. Uma prova de que a economia brasileira é tão insana quanto alguns dos elementos apresentados pela história de Veitch e Kennedy. 



No comments: