12/01/2020

Lendas do Cavaleiro das Trevas - Gene Colan - Volume 2

 

Gostei do segundo volume da coleção "Lendas do Cavaleiro das Trevas" dedicado ao desenhista Gene Colan, que teve histórias escritas por Gerry Conway, Doug Moench e Paul Levitz. A primeira delas é muito boa e mostrou o Batman ajudando o Morcego Humano a sair de um estado de selvageria e loucura, em que ele entrou após achar que sua filha havia morrido vítima de uma grave doença. A cura providenciada pelo herói funciona e Kirk Langstrom volta a ser humano, para alegria de sua esposa Francine e da pequena Rebecca. Gosto bastante da família Langstrom. 

Depois, vemos Batman e Robin enfrentando uma dupla de vampiros: o Monge(Louis Dubois, um fazendeiro de New Orleans amaldiçoado pelos escravos que ele torturava) e Dala(uma namorada de Dick Grayson). A dupla dinâmica é infectada pela maldição do "Vampiri" e os inimigos só são derrotados com a providencial ajuda do Padre Green. Estas histórias também mostraram Alfred contratando o "Alvo Humano"(Christopher Chance) para se fazer passar por Bruce Wayne e assim acabar com as suspeitas de Vicki Vale de que o bilionário é o Batman. 


A seguir, vemos o Batman lidando com o zumbi Solomon Grundy, que envolveu-se e foi usado por uma gangue de ladrões de Gotham. Nesta história a revisão pisou feio na bola e deixou passar um bizarro "chícara". Depois, o Cavaleiro das Trevas enfrenta o Caveira Selvagem(Jack Crane), um assassino de policiais, e - na trama mais fraquinha da revista - o Ladrão da Noite. 


Merecem destaque ainda as participações de Harvey Bullock(que já era um falastrão mas aparece como um rival do Comissário Gordon), do Crocodilo(ainda como um bandido normal, ele foi o responsável pela morte dos pais de Jason Todd) e do Pistoleiro(que é contratado pelo influente Rupert Thorne para atacar Wayne, em mais um efeito colateral das investigações de Vale). A revista encerrou-se com um bom texto de três páginas que discorreu sobre as várias faces de Todd e outras curiosidades das histórias antigas do Batman. 


No comments: