12/21/2017

Westworld


"Esses prazeres violentos têm finais violentos."

Muito boa a primeira temporada da série "Westworld", da HBO, que em seus dez episódios mostrou um parque de diversões para adultos que simula o Velho Oeste norte-americano e é habitado por robôs extremamente realistas(os "anfitriões") programados para satisfazer todos os desejos dos visitantes(que incluem desde a simples busca por uma aventura até coisas como estupros, roubos e assassinatos).


Além de mostrar todas as bizarrices que acontecem dentro do parque, a série também explorou os bastidores da empresa de alta tecnologia que o administra, com executivos lutando para manter seus cargos, espionagem industrial e técnicos que usam suas posições para satisfazer desejos pessoais.


Mas é claro que o grande destaque de "Westworld" são seus robôs e todos os questionamentos existenciais feitos por alguns deles que, por alterações em suas programações ou por terem evoluído, passam a buscar algo mais do que serem apenas marionetes nas mãos dos visitantes.

Um prato cheio para os fãs de gêneros bem diversos como faroeste, ficção científica e terror, o seriado não economiza nas cenas de violência, sexo e nudez(já que os robôs não precisam esta vestidos quando passam por reparos ou por manutenção). Os episódios finais foram eletrizantes e deixaram a promessa de que a próxima temporada será ainda mais bombástica e filosófica do que esta.


O visual e os efeitos especiais ficaram ótimos, e merece destaque a qualidade do elenco, que conta com nomes como Anthony Hopkins(que faz o criador do parque e dos robôs), Evan Rachel Wood(que interpreta Dolores, uma das robôs mais cobiçadas pelos visitantes), Ed Harris(que faz um humano que toca o terror dentro de "Westworld"), Thandie Newton(como uma robô que descobre quem é e revolta-se contra seus criadores), Rodrigo Santoro, Tessa Thompson, Jeffrey Wright e James Marsden. Imperdível!


*Westworld é baseada em um filme(que eu ainda não assisti) de 1973, escrito e dirigido por Michael Crichton(o nome por trás de sucessos como "Jurassic Park" e a série "Plantão Médico").


"Você não pode brincar de Deus sem estar familiarizado com o Diabo."

No comments: