8/05/2016

X-Men: Magneto Triunfa


A edição especial "X-Men: Magneto Triunfa" - da Panini - reuniu, em 308 páginas, 15 histórias clássicas dos X-Men produzidas pela dupla Chris Claremont e John Byrne. Estas aventuras foram originalmente publicadas entre as edições 109 e 124 de "Uncanny X-Men"(foi pulada apenas a edição 110, que foi escrita por Claremont e desenhada por Dave Cockrum e Tony DeZuniga e mostrou um confronto contra o obscuro vilão Warhawk) e serão comentadas abaixo:

Uncanny X-Men 109 - típica história pós-saga(no caso, a primeira visita da equipe ao Império Shiar), pois muito pouco acontece. O Guardião(James Hudson) tenta levar Wolverine de volta para o Canadá, mas é rechaçado pelos X-Men.



Uncanny X-Men 111 - História que atualmente parece bem ridícula. Os X-Men são sequestrados por Mesmero e viram atrações de um show de aberrações. O grupo consegue escapar graças à presença do Fera e às reações de Wolverine e Jean Grey ao cativeiro.


Uncanny X-Men 112 - A boa aventura que dá nome ao encadernado. Os X-Men são levados por Magneto até sua base subterrânea na Antártida e acabam derrotados pelo Mestre do Magnetismo.


Uncanny X-Men 113 - Apesar de humilhados por seu arqui-inimigo, os X-Men conseguem escapar do cativeiro e contra-atacar. A feroz batalha detona a base de Magneto, que é invadida por lava vulcânica. Jean usa seus poderes e escapa junto com o Fera. Os demais X-Men ficam para trás e são dados como mortos pelos colegas. Outra história bem legal!


Uncanny X-Men 114 - Os X-Men(Colossus, Ciclope, Noturno, Tempestade, Banshee e Wolverine) conseguem escapar da morte certa na base de Magneto e vão parar na Terra Selvagem. Enquanto isso, Jean, Fera e o Professor Xavier lamentam as supostas mortes de seus amigos.


Uncanny X-Men 115 - Numa história apenas regular, os X-Men enfrentam Sauron.


Uncanny X-Men 116 - Depois que a peleja com Sauron fica para trás, a equipe une-se à Kazar e Zabu para impedir que Garokk, o Deus Sol, destrua a Terra Selvagem. o final é fraco, mas até que a história é boa.


Uncanny X-Men 117 - Nesta edição, um conto do passado de Charles Xavier que, no Cairo, enfrenta o poderoso telepata Amahl Farouk que - mais tarde - viraria o vilão Rei das Sombras. Tempestade também aparece, como uma menina que roubava carteiras nas ruas da capital do Egito. Xavier(triste pela suposta morte de seus alunos) decide deixar a Terra ao lado de sua amada Lilandra.


Uncanny X-Men 118 - O grupo vai parar no Japão e alia-se ao arrogante Solaris para defender o país do vilão Moses Magnum. A história também mostra o tocante primeiro encontro de Wolverine com sua amada Mariko Yashida.


Uncanny X-Men 119 - Continua a batalha contra Moses Magnum, que pretende afundar a ilha do Japão. A aventura é bem interessante e quem salva a pátria é Banshee, que impede os planos do vilão mas fere as cordas vocais e perde seus poderes.


Uncanny X-Men 120 - A equipe é atraída ao Canadá, em mais uma tentativa de James Hudson de recrutar Wolverine. Os X-Men enfrentam a Tropa Alfa, heróis coadjuvantes que acabaram ganhando um título próprio.


Uncanny X-Men 121 - O visual dos integrantes da Tropa Alfa(Guardião(ou Víndix)), Aurora, Shaman, Sasquatch, Estrela Polar e Pássaro da Neve) é revelado pela primeira vez(eles só apareceram nas sombras na história anterior). O duelo da equipe canadense contra os X-Men é encerrado quando Wolverine engana Hudson, finge entregar-se e deixa o país junto com os X-Men.


Uncanny X-Men 122 - Única história do encadernado que eu ainda não tinha lido. A história concentra-se nas relações pessoais da equipe e mostra Tempestade encontrando vários jovens drogados na casa onde ela morava com seus pais. Luke Cage faz uma pequena participação especial, e é uma pena que esta trama de cunho social tenha sido tratada de forma tão superficial.


Uncanny X-Men 123 e 124 - Os X-Men são sequestrados por Arcade e precisam sobreviver às armadilhas letais de seu Mundo do Crime. O Homem-Aranha faz uma pequena participação e Colossus sofre lavagem cerebral e é transformado no "Proletário". As histórias não chegam a ser ruins, mas não aguentei lê-las mais uma vez.



A maioria destas histórias são bem interessantes e mostram ainda o embrião de sagas impactantes como as de Proteus e da Fênix Negra. A edição ficou bem caprichada, mas não gostei dos extras(apenas algumas capas e estudos dos personagens) e aconteceram alguns erros como balões repetidos e falhas de revisão. Como fã dos X-Men recomendo a edição, ainda mais porque ela pode ser encontrada por preços bem camaradas em alguns sites.

No comments: