8/19/2016

Outcast


Boa a primeira temporada da série "Outcast", que teve 10 episódios e foi criada por Robert Kirkman(também responsável por "The Walking Dead"). Num clima bem sombrio e com um desenvolvimento lento mas eficaz, a série conta a história de Kyle Barnes(Patrick Fugit), um homem capaz de expulsar demônios dos corpos das pessoas e que vivia em isolamento até ser forçado por sua irmã adotiva Megan(Wrenn Schmidt) a voltar a circular pela pequena cidade de Rome.


Após saber do caso de possessão de um menino ele relutantemente decide ajudar o Reverendo Anderson(Philip Glenister) a retirar o demônio da criança. Barnes e Anderson acabam descobrindo que a cidade é vítima de uma possessão em massa, e que Barnes é o único capaz de colocar os "capetas" para correr. Kyle deseja apenas ficar em paz junto com a filha e a esposa(também uma vítima de possessão no passado), e não hesita em deixar o Reverendo na mão em várias oportunidades.


Anderson, por sua vez, é o personagem mais legal da série. Ansioso por ajudar seus fiéis e lutar contra o Mal, ele toma decisões controversas, sente inveja de Kyle(que tem poder de verdade para lidar com os demônios) e passa por uma grande crise de fé após a chegada de Sidney(Brent Spiner, o andróide Data de "Jornada nas Estrelas - A Nova Geração"), uma espécie de chefão dos demônios.


A série já teve algumas grandes reviravoltas, e num de seus melhores episódios há uma interessante inversão de papéis entre Anderson e Sidney, com o Reverendo ganhando ares de vilão e os humanos fazendo coisas piores que os demônios. Barnes está longe de ser um herói típico e atua apenas para defender as pessoas que ama, como foi visto no ótimo episódio final, onde ele precisa salvar a filha, a sobrinha e a irmã(que também é possuída e acaba matando o marido).


Também no "season finale", ficamos sabendo que a pequena Amber(Madeleine McGraw) possui as mesmas habilidade do pai, e Sidney diz à Kyle que ele é importantíssimo para o "grande jogo" e por isso os demônios não param de aparecer ao seu redor. Destituído de seu cargo e desacreditado por todos, Anderson ajuda Kyle em sua missão de resgate mas não demora muito para mais uma vez tomar uma ação precipitada e voltar para o fundo do poço.


Há algumas cenas bem fortes espalhadas pelos episódios(como a barata que é devorada pelo garoto possuído no piloto), mas o que impera mesmo em "Outcast" é o terror psicológico, o suspense, e as dúvidas e incertezas de seus protagonistas. Apesar de alguns momentos irregulares(todo o arco com o passado de Megan podia ter sido melhor explorado), a série deixa um saldo positivo e tem tudo para ter uma segunda temporada ainda mais tensa e arrepiante do que esta primeira.

* Assim como "The Walking Dead", "Outcast" surgiu nas histórias em quadrinhos e já teve 19 edições lançadas. A série - inédita no Brasil - foi criada por Kirkman e Paul Azaceta.

No comments: