8/03/2016

Os Últimos Dias de Magneto

"...fico feliz com esta chance pra conversar aqui no fim do mundo."


A edição 29 de "X-Men Extra" trouxe o arco "Os Últimos Dias de Magneto", que mostrou os derradeiros atos de Erik Lehnsherr antes da nova versão da saga "Guerras Secretas". Esta série do Mestre do Magnetismo vem sendo bem legal desde o início e manteve a sua qualidade nesta reta final.


A história, escrita por Cullen Bunn e desenhada por Paul Davidson e Gabriel Hernandez Walta, tem quatro partes e mostra Magneto tentando impedir que uma Terra paralela colida com a nossa e cause a destruição de ambas. Para ter força suficiente para destruir a outra Terra, Erik turbina seus poderes com MGH(o Hormônio de Crescimento Mutante) e faz uso de amplificadores criados pelo Homem Doce(que é assassinado logo após auxiliá-lo).


Magneto conta com a ajuda de sua filha Polaris e dos Carrascos, que protegem a multidão dos efeitos colaterais do imenso poder que ele é obrigado a manipular. Para proteger-se do ataque de Erik, a Terra paralela envia uma tropa de sentinelas para confrontá-lo.

Graças à Briar Raleigh, Erik também recebe apoio da SHIELD e - nos momentos finais - absorve o poder de Lorna para aumentar ainda mais a sua energia. Apesar de tudo isso, ele é incapaz de impedir a incursão e morre pouco antes da colisão fatal entre as duas Terras.


A aventura foi muito bem desenhada, tem um tom épico e fez jus à grandeza de Magneto, que passou toda a sua carreira lutando pela sobrevivência dos mutantes e encerrou-a sacrificando-se não apenas por eles, mas por toda a humanidade. Os vários flashbacks também funcionaram e relembraram momentos marcantes da vida de Erik, como o primeiro encontro com os X-Men, a destruição do submarino russo e vários encontros com Namor(que é quem lhe informa sobre a ameaça das incursões).


Estas histórias que mostram grandes tragédias e terminam mal para os heróis quase sempre são legais e esta "última aventura" de Magneto foi um ótimo exemplo disto. Complementando a edição, tivemos três histórias da série "O que aconteceria se...". As duas primeiras aproveitam-se de eventos mostrados em "Surpreendentes X-Men" mas infelizmente são bem ruins. A terceira é estrelada por Wolverine e seu filho e começa muito bem, mas depois perde-se em vários clichês trazidos pelas aparições de Daken e Dentes-de-Sabre.

No comments: